Foto: Reprodução/Airbnb

HomeBlogPublicidadeBlockbuster e Kodak: o fim de ...

Blockbuster e Kodak: o fim de uma era

O que é necessário para ser uma referência? Para continuar atraindo clientes é necessário estar sempre em evidência. Uma empresa acomodada não se sustenta, não importa o seu tamanho e sua fama.

Listamos abaixo dois exemplos de marcas gigantes que por não apostarem na inovação acabaram indo à falência. Veja:

Blockbuster

Você sabia que a Blockbuster teve a oportunidade de olhar nos olhos do futuro e ela respondeu “Não, obrigada”?

A Blockbuster começou como uma locadora de bairro no Texas, com o diferencial de ter um catálogo muito maior que a concorrência (cerca de 8.000 fitas VHS) e um processo de check-out moderno e computadorizado.

A locadora logo começou a fazer muito sucesso e de uma única loja (em 1989) foram abertas 9000 filiais, as quais foram implementadas no modelo utilizado por Ray Kroc durante a expansão do McDonald ‘s.

A empresa estava crescendo e o lucro estava se multiplicando, mas não era tudo no seu modelo de negócios que agradava os clientes. Uma política polêmica da marca eram as multas de atraso dos filmes, em que a cada dia era cobrado um valor que costumava somar um débito alto depois de algumas semanas de esquecimento.

Muitos queriam que essa política fosse esquecida, mas 16% do faturamento deles correspondiam às multas, então esquecê-las estavam fora de questão.

Esse foi o primeiro erro.

A ideia da Netflix veio exatamente dessa dor. Reed Hastings, co-fundador e CEO da Netflix, começou sua empresa com o objetivo de consertar as falhas da Blockbuster.

A Netflix cresceu rapidamente e, em 1999, Hastings ofereceu para o CEO da Blockbuster, John Antioco, uma parceria entre as empresas.

A Netflix administraria a marca da Blockbuster online enquanto Antioco e sua equipe promoveriam a Netflix dentro das locadoras.

Esse foi o erro principal.

Segundo Hastings, Antioco não só negou o negócio, quanto (segundo Hastings) zombou a Netflix por propor a ideia. Esse com certeza foi um mau negócio.

Com a popularização do streaming, a Blockbuster até tentou criar uma plataforma própria, mas o Netflix já estava muito consolidado e a locadora não provia de um grande orçamento. As unidades da Blockbuster foram fechando ao longo dos anos e hoje em dia existe apenas uma em Oregon, EUA.

Kodak

A história da Kodak começa com inovação. As invenções que fizeram a primeira câmera possível começam em 1880, mas foi só em 1892 que  George Eastman juntou as criações de 5 outros inventores (Incluindo Thomas Edison) para criar a primeira câmera Kodak, que criou a fotografia amadora praticamente sozinha.

O ápice da Kodak

O ápice da Kodak foi nos anos 70, quando ela lucrava com as câmeras e também com a impressão das fotos em cores, gerando uma receita que ajustada para hoje é cerca de US$ 50 bilhões de dólares.

Mas foi em 1975 que a companhia perdeu uma oportunidade e acabou criando seu próprio fim. Steve Sasson foi um engenheiro da empresa que desenvolveu uma câmera digital capaz de tirar fotos de até 0.1 megapixel. Também na Kodak surgiu uma tecnologia que permitia o fotógrafo ver como a imagem ficaria depois de capturada.

No final dos anos 90, a Kodak já tinha câmeras digitais, mas a empresa tomaria a decisão que acabaria com a sua falência.

Sua ruína

Embora a câmera digital inventada por eles fosse extremamente inovadora, a empresa nunca acreditou que o digital seria o destino do mercado e a nova invenção e suas patentes virou um dos segredos da empresa.

Não demorou muito e concorrentes como Canon, Sony e Fuji apresentaram câmeras parecidas. Dessa forma, a Kodak – que tinha um longo histórico de inovação – ficou desatualizada.

Houve um movimento para tentar salvar a empresa vendendo grande parte de suas patentes, mas como perdeu share, ficou difícil encontrar alguém com uma máquina Kodak a partir dalí.

Para mais conteúdos como este, acesse nossa home.

Acompanhe também nosso perfil nas mídias sociais.