O BBB 24 estreou nesta última segunda-feira (8) e as polêmicas já começaram a acontecer. Logo na primeira Prova do Líder da edição – patrocinada pela Chevrolet – a questão da acessibilidade foi a grande pauta dos últimos dias.
O participante Vinicius Rodrigues, medalhista paralímpico, precisou tirar a sua prótese para concluir o circuito da prova, prejudicando seu desempenho. Durante a madrugada, o brother comentou sobre precisar usar a prótese na nova etapa da prova, mas que estava com receio de molhar. Neste momento, a produção perguntou se ele gostaria de substituir pela prótese a prova d’água, a qual Vinicius aceitou e continuou na disputa.
Entretanto, este momento gerou uma grande discussão nas redes sociais durante toda a terça-feira (9). Ivan Baron, influenciador e ativista da causa das Pessoas com Deficiência (PcD), fez uma postagem no X sobre o assunto:
EU AVISEI!
— Ivan Baron 🦯 (@ivanbaron) January 9, 2024
Na 1ª prova do líder não pensaram em acessibilidade e o Vinicius já foi prejudicado. Não queremos privilégios para ele, mas é preciso ter EQUIDADE na competição para que sua deficiência não seja algo que atrapalhe seu jogo! pic.twitter.com/u4xvbiRc1i
A Associação de Assistência à Criança com Deficiência (AACD) também utilizou o seu perfil para ressaltar a importância de falar abertamente sobre medidas para integrar pessoas com deficiência. Veja a seguir:
Hey, rede @bbb.
— aacdoficial (@AACD) January 10, 2024
A primeira prova do líder no BBB 24 mostra como é importante adotar mudanças significativas para que as Pessoas com Deficiência se sintam verdadeiramente integradas.
Então, @tvglobo e @boninho, que tal conversarmos mais sobre esse assunto? Estamos disponíveis… pic.twitter.com/5x7exjWeW0
Ainda na noite de terça-feira, ao vivo, o apresentador Tadeu Schmidt comentou sobre o acontecimento com o público e chamou Vinicius ao confessionário da casa para conversar. Veja abaixo:
Vinícius conversou com Tadeu sobre a Prova do Líder #BBB24 #RedeBBB pic.twitter.com/XCNX6tEE3w
— Big Brother Brasil (@bbb) January 10, 2024
Para mais conteúdos como este, acesse a nossa home.
Fique por dentro das nossas mídias sociais.