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Barbie, Bird Box e Crepúsculo: quando um filme vira febre

Se você está lendo esse texto na data de sua publicação, com certeza sabe de qual filme que, a esse ponto, já é praticamente um evento cultural devido ao barulho que gerou na mídia e que, por consequência, inspirou este post.

Mas qual a fórmula que faz com que este tipo de filme se torne uma febre?

É importante dizer que não existe uma receita de bolo para todos os filmes, até porque cada filme é diferente, ou seja, tem sua própria estratégia de marketing. Por exemplo, não faria o menor sentido divulgar um filme como Midsommar da mesma maneira que você divulgaria um terror cômico como M3gan.

Analisemos então algumas estratégias possíveis que grandes filmes têm utilizado para sua divulgação:

Trailer Marcante

Por incrível que pareça, ter um trailer chamativo, que tenha uma cena marcante e que viralize ou que gere buzz entre o público, é fundamental para gerar grandes reações.

Nós temos dois exemplos de cenas que traduzem muito bem para stills e conseguiram “quebrar a internet”.

Barbie | Trailer Dublado

IT: A Coisa – Trailer Teaser Oficial (leg) [HD]

As duas imagens pertencem a filmes que prometeram mudar seus gêneros para sempre e criaram grande buzz na internet muito antes de serem lançados.

Meme Marketing

Memes são a linguagem da internet, e para um filme explodir é essencial que seu marketing seja fluente. Eles se alastram como fogo e esses filmes entendem que esse tipo de comunicação é a maneira mais fácil de ter a geração Z e Millenial no cinema.

Branding na Veia 

Nenhuma dessas fotos são posters ou imagens principais dos filmes, mas você provavelmente sabe de onde elas vieram. Ambas têm um componente muito forte no seu estilo.

Barbie tem toda a “Barbiecore” e é repleta de rosa. Só de bater os olhos você entende a referência. Já a segunda imagem é de Crepúsculo, saga de romance que foi lançada em 2008 e tem o primeiro filme muito característico por esse filtro azul.

A fotografia nos dois casos fortalecem a associação com o filme e a “lembrança de marca”, remetendo ao seu título. Uma boa estratégia construída na mente do público e proprietária do filme.

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