Kotler é de Chicago e acumula vários diplomas importantes como PhD em economia no MIT e pós-doutorado em matemática na universidade de Harvard. Ele é professor universitário e em 1967 publicou o que chamamos de a Bíblia do Marketing, o livro “Administração de Marketing: Análise, Planejamento e Controle.”
Nos últimos 50 anos, Kotler foi autoridade máxima, estudando o mercado e prevendo suas mudanças.
Juntou o seu estudo em várias eras, que representam como funciona o mercado e o mundo em cada época.
Cada era diz muito sobre os avanços e as adequações do comportamento do consumidor e das formas de consumo. Listamos abaixo cada era pra você entender um pouco mais:
Marketing 1.0- Era da Produção
‘Qualquer cliente pode comprar um carro de qualquer cor que quiser, desde que seja preto.’
A frase de Henry Ford define muito bem a época que ficou conhecida como Era da Produção, até meados de 1925.
Nesse período, o foco era no produto ao invés do cliente com ênfase na grande produção.
O maior benefício desse período era a dinâmica da oferta e demanda criando preços baixos.
Nessa fase, os produtos eram básicos e só ofereciam o essencial com 0 personalização.
Marketing 2.0- Era do Consumidor
Com o advento e popularização da internet, as eras vão ficando cada vez mais curtas por causa de mudanças cada vez mais constantes.
O conceito dessa era se populariza em volta de 2005 quando a virada de século traz um consumidor mais imediatista e exigente.
A era do consumidor tira a concentração da produção e traz o foco no cliente, invertendo a ideia de quantidade acima de qualidade.
Aqui nascem filosofias cliente cêntricas como “O cliente sempre tem a razão”.
Também foi a época na qual vimos os e-commerces e mecanismos de busca que mudaram a maneira de se fazer marketing para sempre.
Marketing 3.0- Era do Valor
Essa é uma era recente que dialoga muito bem com campanhas que têm sido lançadas recentemente como a “Somos muitos”da Coca-Cola ou a “Vozes da Diversidade” da Disney+.
Esse período começa a discutir que não vale apenas suprir a necessidade de um consumidor com um produto ou campanha, mas que é necessário suprir uma necessidade de uma comunidade.
Tem como valor agregado mais do que faz para o seu cliente, mas do que faz para todo o seu ambiente.
Dentro da era do valor temos 3 eras:
Era da participação, o jeito que interagimos mudou e o marketing teve que mudar junto, às mídias sociais permitem que cada campanha tenha uma resposta podem ser tweets, DMs ou stories, ou simples curtidas, existe sempre uma participação do público a partir do marketing 3.0.
Era da sociedade criativa, o ambiente on-line possibilitou uma área de criação para todos nós, de TikToks de alguns segundos de duração a lindas pinturas sem usar um único pincel, a sociedade se tornou muito mais criativa.
Era do paradoxo da globalização, num mundo globalizado cada usuário da internet se sente obrigado a ser global, a estar num pique infinito que passa por todas as redes, o paradoxo da globalização é atender as comunidades enquanto respeita o global.
Marketing 4.0
O Marketing 4.0 foi apresentado para o mundo num livro de Philip Kotler em parceria com Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan.
Ele é uma expansão da ideia construída no marketing 3.0, agora para consumidores que estão clinicamente on-line.
Essa é a era na qual todo o processo de compra tem uma característica on-line e as empresas, para se manterem conectadas, são mais on-line do que físicas.
Também é quando começamos a ouvir mais sobre advogados da marca.
Os advogados da marca podem ser influenciadores pagos ou orgânicos, e devem entregar resultados bons o suficientes para encantar os consumidores, por exemplo, todos nós conhecemos alguém que só usa Apple e aproveita qualquer oportunidade para falar sobre a superioridade do IOS.
Marketing 5.0
O marketing 5.0 é um sucessor natural do 4.0. Criado num mundo passando por uma pandemia, ele ainda dita que o marketing deve agregar o valor, mas agora ele usa de um viés muito tecnológico.
A era do marketing 5.0 é a que vivemos atualmente e essa era tem como objetivo o estreitamento da relação entre marcas e clientes por meio da tecnologia. Nele podemos destacar três tipos diferentes de marketing.
Marketing orientado por dados e preditivo: a coleta de dados é essencial para entender o cliente e sua jornada de compras, a previsão de tomada de decisões futuras usando o histórico.
Marketing contextual: por um histórico cuidadoso também é possível a personalização da relação cliente e marca.
Marketing ágil: a internet é veloz, informação passa de pessoa em pessoa, de continente em continente em segundos, e o marketing não pode ficar para trás, tem que estar sempre atualizado.
Marketing aumentado: prevê o uso de chatbots e assistentes virtuais com um discurso parecido ao humano para agilizar e informatizar uma comunicação sem perder o viés humano.
Essas são as eras do marketing de Kotler. Ao entender o passado, podemos prever o futuro e Kotler, junto com Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan, são mestres em entender uma realidade e criar tendências para ela.
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