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As Eras do Marketing por Kotler: do 1.0 a 5.0

Kotler é de Chicago e acumula vários diplomas importantes como PhD em economia no MIT e pós-doutorado em matemática na universidade de Harvard. Ele é professor universitário e em 1967 publicou o que chamamos de a Bíblia do Marketing, o livro  “Administração de Marketing: Análise, Planejamento e Controle.”

Nos últimos 50 anos, Kotler foi autoridade máxima, estudando o mercado e prevendo suas mudanças.

Juntou o seu estudo em várias eras, que representam como funciona o mercado e o mundo em cada época.

Cada era diz muito sobre os avanços e as adequações do comportamento do consumidor e das formas de consumo. Listamos abaixo cada era pra você entender um pouco mais:

Marketing 1.0- Era da Produção 

‘Qualquer cliente pode comprar um carro de qualquer cor que quiser, desde que seja preto.’

A frase de Henry Ford define muito bem a época que ficou conhecida como Era da Produção, até meados de 1925.

Nesse período, o foco era no produto ao invés do cliente com ênfase na grande produção.

 O maior benefício desse período era a dinâmica da oferta e demanda criando preços baixos.

Nessa fase, os produtos eram básicos e só ofereciam o essencial com 0 personalização.

Marketing 2.0- Era do Consumidor

Com o advento e popularização da internet, as eras vão ficando cada vez mais curtas por causa de mudanças cada vez mais constantes.

O conceito dessa era se populariza em volta de 2005 quando a virada de século traz um consumidor mais imediatista e exigente. 

A era do consumidor tira a concentração da produção e traz o foco no cliente, invertendo a ideia de quantidade acima de qualidade.

Aqui nascem filosofias cliente cêntricas como “O cliente sempre tem a razão”.

Também foi a época na qual vimos os e-commerces e mecanismos de busca que mudaram a maneira de se fazer marketing para sempre. 

Marketing 3.0- Era do Valor 

Essa é uma era recente que dialoga muito bem com campanhas que têm sido lançadas recentemente como a “Somos muitos”da Coca-Cola ou a “Vozes da Diversidade” da Disney+.

Esse período começa a discutir que não vale apenas suprir a necessidade de um consumidor com um produto ou campanha, mas que é necessário suprir uma necessidade de uma comunidade.

Tem como valor agregado mais do que faz para o seu cliente, mas do que faz para todo o seu ambiente.

Dentro da era do valor temos 3 eras: 

Era da participação, o jeito que interagimos mudou e o marketing teve que mudar junto, às mídias sociais permitem que cada campanha tenha uma resposta podem ser tweets, DMs ou stories, ou simples curtidas, existe sempre uma participação do público a partir do marketing 3.0.

Era da sociedade criativa, o ambiente on-line possibilitou uma área de criação para todos nós, de TikToks de alguns segundos de duração a lindas pinturas sem usar um único pincel, a sociedade se tornou muito mais criativa.

Era do paradoxo da globalização, num mundo globalizado cada usuário da internet se sente obrigado a ser global, a estar num pique infinito que passa por todas as redes, o paradoxo da globalização é atender as comunidades enquanto respeita o global.

Marketing 4.0

O Marketing 4.0 foi apresentado para o mundo num livro de Philip Kotler em parceria com Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan.

Ele é uma expansão da ideia construída no marketing 3.0, agora para consumidores que estão clinicamente on-line. 

Essa é a era na qual todo o processo de compra tem uma característica on-line e as empresas, para se manterem conectadas, são mais on-line do que físicas.

Também é quando começamos a ouvir mais sobre advogados da marca.

Os advogados da marca podem ser influenciadores pagos ou orgânicos, e devem entregar resultados bons o suficientes para encantar os consumidores, por exemplo, todos nós conhecemos alguém que só usa Apple e aproveita qualquer oportunidade para falar sobre a superioridade do IOS. 

Marketing 5.0

O marketing 5.0 é um sucessor natural do 4.0. Criado num mundo passando por uma pandemia, ele ainda dita que o marketing deve agregar o valor, mas agora ele usa de um viés muito tecnológico. 

A era do marketing 5.0 é a que vivemos atualmente e essa era tem como objetivo o estreitamento da relação entre marcas e clientes por meio da tecnologia. Nele podemos destacar três tipos diferentes de marketing. 

Marketing orientado por dados e preditivo: a coleta de dados é essencial para entender o cliente e sua jornada de compras, a previsão de tomada de decisões futuras usando o histórico.

Marketing contextual: por um histórico cuidadoso também é possível a personalização da relação cliente e marca.

Marketing ágil: a internet é veloz, informação passa de pessoa em pessoa, de continente em continente em segundos, e o marketing não pode ficar para trás, tem que estar sempre atualizado.

Marketing aumentado: prevê o uso de chatbots e assistentes virtuais com um discurso parecido ao humano para agilizar e informatizar uma comunicação sem perder o viés humano.

Essas são as eras do marketing de Kotler. Ao entender o passado, podemos prever o futuro e Kotler, junto com Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan, são mestres em entender uma realidade e criar tendências para ela. 

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