Fonte: divulgação

HomeBlogPublicidadeAPAS SHOW 2024: Segundo dia co...

APAS SHOW 2024: Segundo dia contou com insights e novidades sobre o varejo

Congresso de Gestão “Update-se – O mercado do futuro mais perto de hoje”, neste dia 15 de maio trouxe aprendizados valiosos para o setor do varejo no APAS SHOW 2024

A APAS SHOW, a maior feira supermercadista do mundo, teve uma a agenda cheia nesta quarta-feira, 15 de maio. O Congresso de Gestão “Update-se – O mercado do futuro mais perto de hoje” foi marcado por muitas inspirações e oportunidades trazendo um cenário do mercado é tendências que estão mudando o futuro do varejo.

Com um clima alto-astral e uma comunicação divertida, João Branco, consultor da V4 Company e conhecido pela sua atuação como Chief Marketing Officer (CMO) do McDonald’s Arcos Dourados, iniciou a palestra “O marketing mudou! Impactos para os supermercados” falando sobre as necessidades atuais dos consumidores e sobre como o marketing não funciona mais na atual estratégia de bombardeio de informações.

Após a apresentação de modelos que dão certo e dos que não funcionam no mundo do marketing, João esclareceu que a consistência é a chave para o sucesso. João Branco capturou risadas, palmas e a atenção de um público engajado. Para ele, “o marketing não é apenas vender ao cliente ou adicioná-lo a uma carteira de clientes, mas sim servir ao outros novos momentos com a marca, compreender o que o cliente precisa e fornecer essa necessidade a ele”. João encerrou sua palestra com uma sessão de autógrafos do seu livro Desmarketize-se.

E-commerce Rentável: Prepare-se

Maria Eduarda Cyreno trouxe alternativas para rentabilizar o e-commerce do supermercado. A líder de “Negócio de Consumíveis” da Amazon apresentou tendências, estratégias de marketing digital e processos logísticos para alcançar resultados lucrativos. O objetivo foi ajudar a audiência atenta a transformar o e-commerce não apenas em um canal de vendas, mas em um pilar sólido para o crescimento e a expansão de seus negócios. Cyreno apresentou as estratégias com foco no cliente e reforçou a necessidade de conhecer os stakeholders da marca, de ser “obcecado” pelo consumidor, ressaltando a metodologia 360° usada pela Amazon. Com vídeos, modelos e referências de Jeff Bezos, a palestrante captou o interesse dos presentes.

Como construir um legado para um futuro sustentável

Os executivos Samuel Vanio Costa Junior, Eduardo M. Aron e Ricardo Contrera discutiram o potencial do mercado varejista como aliado da sustentabilidade. De acordo com os dados da pesquisa do IDV e Mosaiclab, os consumidores estão cada vez mais atentos ao impacto ambiental, social e de governança na hora de escolher onde comprar e quais produtos adquirir e que há uma disposição crescente para pagar mais por produtos e serviços que demonstrem comprometimento com práticas sustentáveis, especialmente aquelas com foco local.

Desenvolvendo marcas influentes

David Roth, CEO da The Store, The WPP Global Retail Practice e presidente do Grupo BAV, compartilhou insights em sua palestra sobre o desenvolvimento de marcas influentes e destacou a importância da inteligência artificial no seu papel de economizar tempo e custos. Roth ressaltou que a influência é a chave para o sucesso das marcas e destacou o poder de conduzir emoções e atrair investimentos. O palestrante exibiu atributos essenciais para criar influência de marca, destacando a inovação, confiabilidade, propósito e autenticidade, entre outros. Ao citar exemplos de marcas inovadoras, como Lego, apenas dois ou três atributos são necessários para criar uma influência significativa. Roth também discutiu o papel da criatividade e reforçou a importância de as marcas serem centradas no ser humano, não apenas no consumo, de uma forma que a humanização fique evidente. Para o executivo, “é necessário estar constantemente atualizando estratégias”.

Fomentando a Diversidade e a Representatividade

Jandaraci Araujo, conselheira fiscal da Vetor Brasil, Vale S.A e do Instituto Inhotim, falou sobre desafios da diversidade e inclusão no mercado de trabalho apesar de as pessoas com deficiência representarem 9% da população e a comunidade LGBTQIAPN+, de aproximadamente 15%. Estratégias empresariais focadas na diversidade têm demonstrado resultados positivos, com um aumento de cerca de 21% nos lucros associados à diversidade de gênero e 33% à diversidade racial. “É essencial investir em capacitação contra a discriminação para promover ambientes de trabalho mais inclusivos e éticos”, ressaltou. Num país que ainda lida com desigualdades econômicas e sociais, pessoas diversas precisam participar das estratégias das empresas, ajudando a criar uma gestão humanizada. “Um erro cometido hoje será lembrado a 10 ou 15 anos depois, pois as redes sociais estão aí e não conseguimos apagar, e as pessoas sempre resgatam as abordagens” comentou. O segundo dia do Congresso foi um marco de muitas mudanças, deixando os participantes inspirados e preparados para os novos desafios, fortalecendo o setor supermercadista para o futuro.

SERVIÇO: APAS SHOW 2024 – Site oficial
Quando: de 13 a 16 de maio de 2024

Horários: de 13 a 15/05, das 12h às 20h; 16/05, das 12h às 18h;

Local: Expo Center Nortebele

Endereço: Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme. São Paulo, SP

Transfer gratuito saindo da estação Portuguesa-Tietê

Sobre a APAS

Com 50 anos de tradição, a Associação Paulista de Supermercados representa o essencial setor supermercadista no estado de São Paulo e busca integrar toda a cadeia de abastecimento com a sociedade. A entidade, que possui 3 distritais na cidade de São Paulo e 13 regionais distribuídas estrategicamente pelo estado, conta hoje com 1.500 supermercados associados que somam 4.315 lojas.

Gostou do conteúdo? Acesse nossa home e veja mais.
Acompanhe também nosso perfil nas mídias sociais.