Nesta última quarta-feira, 4, aconteceu o evento “Live Marketing Sustentável: Necessidade Urgente ou Estratégia de Marketing?” promovido pela AMPRO no auditório da Meta.
Com três painéis, o evento contou com grandes profissionais para debater sobre ESG e como construir um futuro mais sustentável.
O primeiro painel “E” mostrou como o Live Marketing pode ajudar a enfrentar os desafios climáticos com inovação através de uma conversa entre Marina Cançado (Converge Capital), Juliana Andrade (Advogada e Consultora ESG), Martin Junck (Musa) e sob a mediação de Dea Mendonça (Diretoria Setorial de ESG da AMPRO).
Ao ser questionada sobre o que podemos fazer para ter um futuro melhor, Marina respondeu que “precisamos nos transformar inteiros como sociedade e o desafio é achar um caminho mais equilibrado com a realidade do planeta. Não tem como manter os níveis de consumo que exigem, precisamos encontrar uma forma de vida mais equilibrada com o planeta e precisamos mudar várias coisas para conseguir um planeta mais seguro e habitável. O marketing tem um papel muito importante nisso”.
O segundo painel “S” explorou como gerenciar o impacto residual das nossas ações e como construir um futuro mais sustentável. Com a mediação de Dilma Campos (CEO da Nossa Praia), o painel contou com a participação de Adriana Alves (Pacto Global da ONU), Carolina Ignarra (Fundadora do Grupo Talento Incluir), Pedro Alves e Weverton Alves (Fundadores da Mentoria na Perifa) e Sofia Esteves (Instituo Ser+).
Abordando sobre representatividade e a importância dos movimentos sociais para uma inclusão eficaz, Carolina comentou “quando não nos vemos nos espaços, não nos vemos chegando lá”. Além disso, a profissional explicou sobre um termo importante: “O termo diversity washing, por exemplo, é sobre pessoas que falam sobre inclusão e representatividade, mas não utilizam na prática. Uma marca que quer fazer um evento sobre racismo mas não tem pessoas negras no time ou apenas 1% da liderança é composta por pessoas negras. Será que ela deve pegar esse job? São questões para pensarmos“, finalizou Carolina.
Já o terceiro painel “G” abordou sobre a governança no Live Marketing e os desafios, oportunidades e soluções em uma conversa entre Hélio Brito (CEO e Fundador da ESG Pulse), Marienne Coutinho (Sócia da KPMG), Paulo Foccacia (Fundador da FASADV) com a mediação de Wilson Ferreira Jr. (Agência Spice).
Os profissionais falaram sobre a importância da conscientização dos skateholders sobre as boas práticas de governança e as relações entre agências, funcionários, fornecedores e clientes.
“Os nossos empresários de live marketing e nossos compradores desse serviço precisam se unir em vozes únicas para tornar esse mercado mais sustentável, para que as práticas do ESG possam de fato existir de forma legítima e sustentável”, afirmou Paulo Focaccia.
Um agradecimento especial à AMPRO pela realização de um evento com uma pauta tão importante e essencial que nos ajuda a entender o impacto das nossas ações no planeta e como podemos contribuir para um futuro melhor, além de destacar a importância da diversidade e representatividade.
Gostou do conteúdo? Acesse nossa home e veja mais.
Acompanhe também nosso perfil nas mídias sociais.