Parreira com três mil ovos cenográficos, na estação de Botafogo, terá QR Codes com descontos para compras de ovos Lacta no app Americanas
A Americanas e a Lacta se uniram para promover uma divertida ação no Metrô Rio com o objetivo de celebrar a criação de um dos símbolos da Páscoa brasileira: a parreira de ovos. As marcas montaram, juntas, uma parreira cenográfica gigante na estação do Metrô Rio de Botafogo, na Zona Sul do Rio de Janeiro, uma das mais movimentadas da cidade. São milhares ovos cenográficos cobrindo uma passagem de 25 metros para levar a magia que as pessoas sentem ao entrar em um túnel de ovos de chocolate na época da Páscoa.
Toda a estrutura traz mensagens que remetem à história da parreira, uma ideia da Lacta que nasceu em uma loja da Americanas no Rio de Janeiro. Na ativação, os passageiros podem escanear QR Codes disponíveis em adesivos colados ao longo do cenário e em flyers disponíveis no local e, com isso, garantir descontos na compra de chocolates Lacta no app Americanas.
“Este ano, a Americanas celebra sua parceria recheada de história com a Lacta com uma ativação inesquecível. Juntas desde a criação da primeira parreira de ovos nos anos 1980, vamos usar ovos cenográficos para decorar uma das principais estações de metrô da cidade, dando um toque lúdico e coberto de emoção para a viagem de milhares de passageiros que circulam pela estação todos os dias”, afirma Washington Theotonio, CMO da Americanas S.A.. “Além disso, em mais um ano de parceria, a Lacta investiu em um plano de mídia, no site e app da Americanas, para divulgar sua marca, atributos de produto e ofertas para a data. O planejamento e a execução do plano são realizados pelo Americanas Advertising, hub de publicidade omnichannel da Americanas”, complementa.
Uma invenção brasileira
Era início da década de 80 quando um executivo da Lacta visitou uma das unidades da Americanas (na época pertencente ao grupo Garantia), com a missão de vender 200 toneladas de ovos de Páscoa para as 54 lojas existentes. Pensando na otimização de espaço nas lojas, a marca Lacta sugeriu a exposição dos produtos pendurados em estruturas erguidas em cima dos corredores. Foi assim que nasceram as famosas parreiras, firmando a parceria duradoura entre a Americanas e Lacta. Naquela Páscoa, a marca vendeu para a Americanas cinco vezes mais chocolates do que no ano anterior. A invenção viralizou e hoje é o principal braço direito do varejo para a data no país inteiro e tradição na época mais gostosa do ano. Não há Páscoa sem parreira.
“A criação da parreira de ovos de chocolate é uma solução que se estendeu para todo o varejo em um de seus principais momentos no ano. Hoje o consumidor é omnichannel e o elemento que mais o conecta à Páscoa continua sendo a parreira. Pesquisas externas mostram que, assim que o consumidor visualiza a parreira, ele reconhece que o período da Páscoa chegou. Temos muito orgulho em dizer que, em 111 anos, a Lacta é pioneira em ovos de Páscoa e peça fundamental na democratização do chocolate e na expansão do evento em todo o varejo brasileiro”, afirma Álvaro Garcia, Vice-Presidente de Marketing da Mondelēz Brasil.
A ativação de parceria entre as duas marcas une tecnologia e criatividade para amplificar a campanha de Páscoa da Americanas e da Lacta. Assinada pela WMcCann e produzida em parceria com a Eletromidia, responsável pela viabilização da iniciativa no Metrô Rio, a ação traz oportunidades para os consumidores e destaca a história da criação das parreiras, mostrando como as marcas estão diretamente presentes na memória afetiva dos brasileiros.
“A Páscoa é uma das datas mais importantes e significativas para a Americanas e nosso desafio para essa campanha era comunicar o elo emocional que a marca construiu em anos com o consumidor. Com o conceito ‘Estamos aqui por você’, reforçamos a conexão com o público, e com a ação no Metrô Rio, reacendemos a história da parreira no imaginário deles”, explica Marcio Borges, VP executivo e diretor-geral da WMcCann Rio.
“A Eletromidia está presente na jornada diária do consumidor e o reflexo disso são as ativações especiais que estamos desenvolvendo junto de grandes marcas, principalmente, em um momento especial como a Páscoa. A ativação da Americanas e da Lacta conseguiu reunir o que a Eletromidia tem feito para conectar marcas e pessoas e transformar o dia a dia de quem está nas ruas. Com uma combinação lúdica e divertida, o projeto, além de provocar um resgate à infância, traz uma conexão emocional do público com a marca”, comenta Marcelo Pacheco, CSO da Eletromidia.
Sobre a Americanas
Há mais de 90 anos, a Americanas oferece milhões de produtos e a melhor experiência de compra para os clientes. A marca é democrática, inclusiva e presente no dia a dia dos brasileiros. Os clientes podem comprar pelo site, app ou nas milhares de lojas físicas da Americanas espalhadas por todo o país e receber seus produtos com comodidade e segurança.
Em 2022, a Americanas ficou entre as 10 marcas mais influente do Brasil, segundo a Ipsos, além de ficar no Top 3 na categoria varejo do Prêmio Marcas Mais Valiosas do Brasil, da revista IstoÉ.
Sobre a Mondelēz International no Brasil
A Mondelēz International, Inc. (Nasdaq: MDLZ) tem como propósito “Empower People to Snack Right”, ou seja, empodera os consumidores a escolher snacks do jeito certo, em aproximadamente 150 países ao redor do mundo. Com receita líquida de cerca de US$ 31,5 bilhões em 2022, a empresa está liderando o futuro de snacks com marcas amadas, como Lacta, Bis, Oreo, Club Social, Tang, Halls, Trident, Philadelphia, entre outras. A Mondelēz International se orgulha por ter sido reconhecida pelo mercado no ranking das 25 Top Companies do LinkedIn em 2022, como uma das melhores empresas para se trabalhar. A companhia possui compromissos com diversidade, equidade, inclusão corporativa e sustentabilidade, dentre elas, é integrante do MOVER-Movimento pela Equidade Racial, sendo também reconhecida com o Prêmio WEPs BRASIL 2021–Empresas Empoderando Mulheres, da ONU Mulheres, faz parte do Pacto Global ONU e além disso, tem como prioridade importantes compromissos globais como tornar todas as suas embalagens recicláveis até 2025. Visite o site e siga nosso perfil no Twitter.
Ficha Técnica:
Agência: WMcCann
Cliente: Americanas
Produto: Americanas
Nome da campanha: Páscoa 2023
Time do Cliente: Aline de Oliveira, Marcelli Valle, Stephanie Delgado, Ana Ruiz, Mariana Moragas, Mariah Vasquez, Gabriella Carvalho e Thiago Onofre
Pelo parceiro: Time Lacta e Assuntos Corporativos Mondelēz Brasil
CEO: André França
CCO: Hugo Rodrigues e Mariana Sá
VP executivo e diretor-geral da WMcCann Rio: Marcio Borges
Diretor de Criação Executivo: Ricardo Weitsman
Diretor de Criação Associado: Felipe Gomes e João Resende
Criação: Ricardo Weitsman, Felipe Gomes, João Resende, Durval Filho, Otávio Mello e Gustavo Rodrigues
COO & CSO: Renata Bokel
Planejamento: Luiza Portella, Fabiana Lovate, Pedro Hypolito, Evelyn Cristina e Pedro Castro
Diretora de conteúdo: Patrícia Colombo
Conteúdo: Natalia Pennacino e Felícia Felício
Atendimento: Bianca Almeida, Tarso Campos, Talita Fontes e Caroline Botelho
VP de Mídia: Andreia Abud
Mídia: Patrícia Oliveira, Guilherme Maciel, Gabrielle Hoffmann, João Lima e Elaine Moraes
BI: Paulo Lima, Carla Ornelas, Danilo Borges, Natalia Souto e Daniel Porto
Diretora Geral de Produção: Camila Naito
Produção Integrada: Bianca Repsold, Mariana Veronez, Vitor Hugo Faria, Fernanda Pinheiro, Evelyn Cabral e Paula Lima
Produtora: Produção interna Americanas
Projetos: Erika Casal, Felipe Ribeiro, Matheus Monte e Alan Cruz
Relações Públicas: Kerena Neves e Giulia Camargo
Produtor gráfico: Nereu Marinho
Gerente de pós-produção: Mauricio Martim
Finalizador: Claudio Costa
Eletromidia:
CEO: Alexandre Guerrero
CMO: Lucio Schneider
Diretora de Projetos Especiais: Ludhiana Brock
Produtora executiva: Victoria Magalhães
Opec: Roseane Lopes e Mariana Araújo
Relações Públicas: Cátia Teixeira
Execução: Criaatva
CRO: Gilberto Zurita
Relações Institucionais: João Junior e Leonardo Lessa
Comercial:
CSO: Marcelo Pacheco
Diretor: Bruno Biondo
Executiva: Katia Correia
Gostou do conteúdo? Acesse nosso portal e veja mais.
Acompanhe também nosso perfil no Instagram.