Unindo tradição e vanguardismo, marca ressalta conexão histórica com os brasileiros; Peças contam com filme em veiculação nacional, além de websérie com a ilustradora Rafaella Tuma.
Uma vida de 95 anos guarda muitas boas recordações, e é por isso que a Americanas comemora quase um século de trocas e muitas histórias com seus milhões de clientes. Criada pela WMcCann, a campanha “Americanas 95 anos” estreia nesta sexta, dia 6 de setembro. Com o mote “Há 95 anos, o brasileiro passa por aqui”, relembra os grandes marcos dessa trajetória, construída com base em uma relação perene de confiança, respeito e afeto com os consumidores.
“A Americanas é uma marca que vive na memória afetiva dos brasileiros. Em 95 anos, construímos uma relação sólida e histórica com as famílias brasileiras, passando de geração para geração, o que é um fator fundamental para nossa longevidade. Nossos clientes sempre estiveram ao nosso lado, inclusive nos momentos mais difíceis. Por isso, buscamos retribuir este carinho nos dedicando diariamente a conhecer profundamente suas necessidades e desejos. São milhões de clientes dos mais diferentes perfis, para os quais trabalhamos incansavelmente com o objetivo de oferecer a melhor jornada de compras do varejo há quase um século“, explica Washington Theotonio, CMO da Americanas.
A campanha conta com peças multicanais que incluem filmes emocionais de 15″ e 30″, exibidos em TV aberta, digital e PayTV. As peças retratam a conexão emocional dos consumidores com a Americanas, que é passada de geração para geração, com a forte presença da marca na vida das famílias brasileiras que vai desde as compras do dia a dia até as datas festivas. Assista aqui: https://www.youtube.com/watch?v=bBe0saqsixE
Haverá ainda inserções de peças em mídias urbanas externas, streamings, internet, rádio, branded content e redes sociais, além de lives especiais nos dias 06 e 11 de setembro, às 15h no App Americanas, com as melhores ofertas de aniversário.
“Nosso objetivo central é fortalecer a conexão emocional com os brasileiros, resgatando suas memórias com a Americanas. Trabalhamos com laços afetivos e desejos que fazem parte da vida de várias gerações de consumidores. Este é um ativo que poucas marcas possuem e do qual nos orgulhamos. Conciliando pioneirismo e inovação, buscamos celebrar não só as conquistas do passado, mas também olhar para o futuro e para tudo que ainda temos pela frente“, afirma Theotonio.
“É uma honra celebrar os 95 anos de uma marca tão icônica. E mais: comunicar essa história com base em recordações reais que a complementam. Nada mais profundo do que resgatar na memória afetiva dos clientes o tempo passado para comemorar o que ainda virá. Esse é o principal foco da comunicação que criamos para a nova campanha“, explica Marcio Borges, VP executivo e diretor-geral da WMcCann Rio.
Ativação em redes sociais – Como parte da celebração dos 95 anos, a Americanas preparou uma websérie especial para as redes sociais com remakes de famosas histórias, personagens e produtos tradicionais da marca. Ilustradas pela artista Rafaella Tuma, serão 10 histórias em quadrinhos veiculadas ao longo de setembro. As animações vão desde a fundação da primeira loja da rede, em 1929, passando por fatos históricos da marca e até curiosidades atuais.
Veja o primeiro episódio aqui: https://www.instagram.com/p/C_lA3GPRYiz/
Ativações em Retail Media – Como histórias de sucesso são sempre construídas a muitas mãos, a Americanas também conta com grandes nomes da indústria e parceiros comerciais de muitos anos para celebrar esta data: marcas como Red Bull, Sanchez Cano, Nestlé, Kimberly-Clark, Cadence, Café 3 Corações e Unilever estarão presentes na trajetória de compras dos clientes em ações de retail media em todas as plataformas de venda da marca.
Comercial – Presente em todos os estados brasileiros com mais de 1.600 lojas, amplo sortimento e uma jornada de compras multicanal que promove conforto e conveniência aos clientes, a Americanas reúne promoções especiais para este aniversário. São ofertas de até 50% em milhares de produtos das mais diversas categorias.
Sobre a Americanas
A Americanas é uma varejista quase centenária, com presença em todo o País, e que tem o objetivo de atender de uma maneira simples e descomplicada as demandas de consumo das famílias brasileiras. A plataforma física, com mais de 1.600 lojas e sortimento variado, em conjunto com a plataforma digital, de publicidade e os serviços financeiros de Ame, permitem a realização de uma estratégia de vendas multicanal e eficiente com foco na geração de caixa e rentabilidade. Essa geração de valor se reflete também no seu compromisso com o desenvolvimento sustentável, além do impacto social com foco na redução das desigualdades no País a partir da formação profissional e da diversidade para um mundo mais inclusivo.
Ficha Técnica:
Agência: WMcCann
Cliente: Americanas
Produto: Institucional
Nome da campanha: 95 anos
Time do Cliente: Washington Theotonio, Aline de Oliveira, Daniela Beigler Negraes Moraes, Gerson Soares Ferreira, Ana Ruiz Borges de Araujo e Angela Fujita
CEO: Renata Bokel
COO: Carol Escorel
VP executivo e diretor-geral da WMcCann Rio: Marcio Borges
CCO: Hugo Rodrigues e Dani Ribeiro
ECD: Ricardo Weitsman
Diretor(a) de Criação Executivo: Ricardinho Weitsman
Diretor(a) de Criação Associado: Felipe Gomes e João Resende
Criação: Durval Filho e Bruno Reche
CSO: Agatha Kim
Planejamento: Luiza Portella, Fabiana Lovate, Evelyn Cristina e Júlia Maria Oliveira
Conteúdo: Stella Soares Peixinho, Rodolfo de Oliveira, Vitória Farias e Luiza Vasques
Diretor(a) de Negócios: Bianca Almeida
Atendimento: Tarso Campos e Maria Eduarda Fontes e Giordana Kilma
VP de Mídia: Andreia Abud
Mídia: Patricia Oliveira, Ronny Alvarado, Elaine Moraes, Mariana Oliveira, e Thamyris Sampaio
VP de Dados & Business Growth: Vitor Miguel
BI: Vinicius Hamburgo, Carla Ornelas, Isabella Bertoluci e Yasmin Costa
Head de Produção: Camila Naito
Produção Integrada: Bianca Repsold, Vitor Hugo Faria, Mariana Veronez e Evelyn Cabral
Produtora de Áudio: Raw Áudio
Produção Musical: Fernando Forni, Ricardo Pinda e Rogerinho Pereira
Direção Musical: Hilton Raw
Sound Design e Mixagem: Enrico Maccio e Philip Braunstein
Atendimento: Carol Peternelli
Coordenação: Robério Barbosa
Locutor: Edu Muniz
Produtora Filme: Play9
Direção: Pedro Magalhães
Produção Executiva: Rodrigo Moreira e Marcelo Santana
Atendimento: Júlia Motta
Coordenadora de Pós-produção: Vanessa Arruda e Gabriela Terra
Pós-produção/finalização: Criatura Estúdio
Projetos: Erika Casal, Gustavo Tupinambá e Rafael Neves
Relações Públicas: Kerena Neves e Giulia Camargo
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