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Algoritmo do Instagram: 3 dicas infalíveis à sua disposição.

Nessa última quinta (8), a rede Instagram teve uma paralisação, estima-se que tenha sido por conta de uma nova atualização, porém, houve bastante repercussão nas redes que não podemos descartar; logo bombaram stories e até no feed com perguntas e reclamações como, “não está tendo entrega do meu conteúdo”, “meu engajamento caiu drasticamente, o que fazer?”, “ não entendo o algoritmo”, e assim por diante.

Grande parte tem conhecimento que o algoritmo do Instagram é outro. Até 2016 a entrega de conteúdo era cronológica, visibilidade igualitária para todos. Em contrapartida, os usuários passavam menos tempo na rede por interagir com postagens que não eram de seu interesse; por conta disso, houve essa mudança pensando em melhorar a experiência de quem usa e apresentar assuntos que agreguem e seja prioridade para cada um.

Mas afinal, como o algoritmo funciona? A mídia social faz a entrega do seu post para uma parcela da sua audiência. Conforme esse grupo interage com curtidas, comentários, enviar para alguém, ele vai aumentando a entrega, alcançando pessoas novas; enquanto isso acontece, o Instagram faz uma comparação com sua nova postagem e as antigas, e caso sua taxa de engajamento esteja baixa, isso prejudica seu alcance. Para solucionar isso, separamos 3 sugestões para vocês analisarem.

Frequência: um dos pontos mais importantes. Esteja sempre na ativa com seu público e faça postagens regularmente; no entanto, é necessário ter qualidade no que está tratando, pois a relevância do conteúdo é essencial para o melhor ranqueamento; dentro isso existe a temporalidade, por mais que a cronologia não é mais utilizada, ainda sim é um aspecto importante, uma vez que os mais recentes tendem a aparecer mais, por isso, novamente, conheça seu público e veja qual horário ele costuma estar online;

Engajamento: foi-se o tempo que número de seguidores era algo decisivo; curtida, comentário, enviar e principalmente compartilhar o post… o algoritmo entende que é relevante para os usuários; para melhorar isso trabalhe junto com a temporalidade, postar num momento em que os usuários estão mais ativos na rede; assim você vai conseguir um alto número de engajamento nas primeiras horas;

Relacionamento: relacionar-se com os usuários também faz parte dos princípios do algoritmo. Não é à toa que o feed do seu amigo ou marca que você gosta aparecem como prioridade para você. Com isso, apresente algo que promova uma melhor experiência, desperte o desejo de quem está consumindo seu conteúdo através de comentários, por exemplo. É daí que a análise parte. Além disso, relacionar o assunto que está abordando no feed com outros recursos, como stories, reels e o IGTV agrega para o perfil, ajudando nos três pilares apresentados.

Estabeleça planejamento e organização, tendo este entendimento a culpa não será mais do algoritmo. Dica: acesse o site Socialblade; com ele você consegue ver seu nível de engajamento, não somente no Insta, mas em outros veículos como Youtube, Facebook, TikTok. (lembre-se que isto é apenas para contas comerciais).

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