HomeBlogMarketingAdidas lança tênis Stan Smith ...

Adidas lança tênis Stan Smith Mylo feito de couro de cogumelo

A Adidas lançou seu mais novo protótipo chamado Stan Smith Mylo nesta quinta-feira (15). O modelo é o primeiro calçado contendo Mylo como um de seus componentes, mesmo que de maneira parcial. Foi feito em colaboração com a Bolt Threads, uma empresa de biotecnologia que busca inventar e dimensionar materiais sustentáveis, mais especificamente de origem natural, para serem utilizados na indústria da moda.

O material Mylo busca substituir o couro, é considerado renovável e além de tudo muito versátil, podendo assumir qualquer cor, relevo ou textura. Para que ele fosse considerado adequado foram analisados outros aspectos também, como a confortabilidade, durabilidade e performance, e todos atingiram com êxito os padrões exigidos, apresentando desempenho no mesmo nível e até mesmo superior ao dos ‘’materiais tradicionais’’. Mylo tem uma semelhança inconfundível com couro animal, perfil flexível e macio, mas o diferencial é que é projetado para ter um baixo impacto ambiental.

Ele é obtido a partir do micélio, que na natureza serve como um tecido conectivo ecológico, como uma teia entrelaçada, muito extensa e renovável, que se espalha pelo solo decompondo matéria orgânica  e fornecendo nutrientes a plantas e árvores. Os cogumelos são frutos do micélio, e é daí se obtém o Mylo.

O micélio é cultivado por meio de um processo altamente eficiente, feito por meio de uma técnica vertical de ponta, permitindo que seja cultivado em um ambiente de laboratório controlado, o que aumenta o rendimento por metro quadrado. Outra vantagem é que ele leva cerca de apenas duas semanas para crescer. Um processo que além de sustentável, é rápido.

Por meio desta ação, a Adidas acaba de integrar o ‘’ The Mylo Consortium’’ composto por outras marcas como Kering, lululemon e Stella McCartney. Consiste em um grupo de empresas de classe mundial que investem em inovação significativa de materiais para ajudar a criar um futuro mais sustentável para a moda.

No novo calçado, o cano externo, as três listras perfuradas, a aba do calcanhar e a marca premium são todos feitos com Mylo, além de que a sola intermediária do calçado é feita com borracha natural. Ainda sem data de lançamento, mas com previsão de comercialização sendo prevista para os próximos 12 meses, este promete ser um sucesso de vendas.

Em declaração, Amy Jones Vaterlaus, Chefe Global de Futuro da Adidas explicitou:

“Como planeta, devemos aprender a trabalhar com a natureza e não contra ela, e colocar todos os nossos esforços para encontrar soluções inovadoras que sejam criadas de forma responsável com recursos que se renovam em um ritmo sustentável. Projetado em sinergia com os ecossistemas da Terra. E como marca, continuamos a explorar as possibilidades de inovação de materiais.”

Mas essa não foi a primeira grande iniciativa na marca neste campo, a Adidas já possui até mesmo uma linha vegana, alguns produtos feitos com componentes recicláveis ou com algodão orgânico, outros produzidos de maneira sustentável, e o próximo objetivo é migrar para o uso de poliéster 100% reciclado em seus produtos até  o ano de 2024.

Por meio de colaborações como esta a marca pretende mudar a maneira como seus produtos são feitos e inspirar outras a fazerem o mesmo, visando construir um mundo mais sustentável e eliminar de vez o desperdício de plástico.