Fonte: Unsplash

HomeBlogOpiniãoA transformação digital na for...

A transformação digital na forma de atender, oferecer e trabalhar

Neste meu primeiro artigo para o Creativosbr, vou falar sobre transformação digital. Por definição, este termo pode ser considerado como a ação de reinventar aspectos de um negócio, visando melhorar o desenvolvimento de produtos, o modelo de trabalho e a forma de impactar o cliente. Esta transformação está presente em todas as indústrias e está fazendo as empresas repensarem a forma de oferecer produtos e de atender seus clientes.

Quando pensando em transformação digital no atendimento, o atendimento online por meio de aplicativos e Bots é um bom exemplo. Além de ganhar escala no atendimento, muitas vezes a inteligência artificial pode resolver o problema sem a necessidade de interação humana. Além do atendimento, as empresas viram uma grande oportunidade de aumentar receita explorando o canal de vendas digital. Com esse objetivo, gigantes do setor estão repensando suas estruturas e acelerando o crescimento de novas áreas, com equipes especializadas para pensar na jornada do consumidor, desenhando cada etapa do funil de vendas, otimizando a jornada para proporcionar uma boa experiência de compra ou atendimento.

Vale reforçar que está transformação deu oportunidade para a criação de novas funções, tais como os cientistas de dados, profissionais de martech e os guardiões do processo ágil que ganharam o título de PO, PM e Scrum Master. A metodologia ágil de trabalho, utiliza a expertise de diferentes profissionais, reunidos no formato de grupo de trabalho (SQUAD) e todos tem o mesmo objetivo. O PO (Product Owner) é o líder da mesa, ele deve guiar o roadmap de desenvolvimento, pois ele tem a visão de negócio e de produto dentro da empresa. O PM (Project manager) garante o cronograma e o alinhamento da equipe. O  Scrum Master é responsável em garantir os ritos da metodologia ágil (SCRUM) e fazer com que a equipe mantenha o ritmo para conseguir entregar as atividades. Com todos trabalhando para atingir a mesma meta de negócio, o processo é muito mais rápido.

Rafael Garey

Formado em Publicidade (Mackenzie 2010), e em Master Business Management (FGV 2014), nos últimos anos vem atuando com comunicação & marketing, mídia, business intelligence e desenvolvimento de projetos digitais. Tem sólida experiência com estruturação do ecossistema de martech e estratégia de mídia, gerenciando equipes multidisciplinares e atuando com grandes agências de publicidade. Atualmente, trabalha na GLOBO como estrategista de marketing com foco em gerar insights para direcionar a mídia e a comunicação das marcas.

Gostou do conteúdo? Acesse nosso portal e veja mais.

Acompanhe também nosso perfil no Instagram.