A pandemia da Covid-19, entre os anos de 2020 e 2023, parecia infinita para a maioria da população presa em casa – higienizando todas as compras que chegavam pelo delivery – e mais longa ainda para os trabalhadores essenciais, que se arriscaram enfrentando o desconhecido todos os dias.
As ruas ficaram vazias e o mundo, dia para a noite, se tornou um ambiente hostil. Mas, cenários complexos escondem oportunidades de ouro e a publicidade soube encontrá-las e acelerou nesse novo panorama, como foi o caso da campanha feita para a Coca-Cola em 2021.
COCA-COLA RETORNÁVEL | Abra-se para que cada dia tenha um sabor especial | 2021 | Comercial de TV
Com as conexões de carne e osso limitadas pelos isolamentos, a humanidade viu nas conexões online uma saída para a situação. Falando com quem estava afastado (muitas vezes do outro lado da rua), por meio de ligações de vídeo, ou fazendo atualizações em aplicativos de mensagens, amigos e familiares deram o seu jeito de permanecerem unidos, muitas vezes dando apoio essencial a quem mais precisava.
REXONA | Exercício na Pandemia | 2020 | Comercial Completo
Em um momento em que produtoras ficaram inacessíveis e atores trancados em suas casas, a participação e a colaboração do público foi essencial, resultando nessa bela produção, em que Rexona fez um convite a todos, que estavam em suas casas se protegendo, para que continuassem a se movimentar e procurassem alternativas caseiras para se manterem em forma.
Com uma pegada mais motivacional, a Nike investiu em um filme que mostrou várias situações dos esportes, em que atletas demonstraram garra e superação, às vezes em esportes coletivos, outras individualmente.
A mensagem final era clara: nem uma pandemia pode parar a humanidade.
AVON | Verão da Virada 2021- Combina o Make com a máscara e abusa das cores | Comercial de TV
Seguindo a mesma linha anterior, este filme para a Avon também aposta na esperança, incentivando as mulheres a continuarem a caprichar nos looks e maquiagens, ainda que muitas vezes tendo que combinar com a famigerada máscara. Afinal, uma hora todo mundo vai se juntar novamente e é bom estarem preparadas.
Contrariando as projeções da época, a Publicidade – particularmente a digital – conseguiu extrair excelentes resultados da pandemia. De acordo com o Digital AdSpend 2020/2021, estudo desenvolvido pela Kantar Ibope Media, em parceria com o Internet Advertising Bureau (IAB) Brasil, foram investidos R$ 23,7 bilhões em publicidade digital no ano de 2020. Comparado com o estudo de 2018 (o último AdSpend feito antes da pandemia), o crescimento foi de 48%.
No ano de 2021, surpreendentemente os números continuaram a subir. Somente no período de janeiro a junho de 2021, o investimento em canais digitais foi de R$ 13,2 bilhões, 25% acima do valor investido no mesmo período de 2020.
Com o fim da pandemia se aproximando e a tão esperada volta ao normal acontecendo, alta dos investimentos continuou, ainda que mais suave. Um bom exemplo é o valor investido no primeiro semestre de 2022, que comparado ao de 2021, foi 12% maior.
Uma prova de que a Publicidade é uma força elementar e essencial do mercado, não importa a situação.
E você? Se lembra de alguma publicidade que marcou durante a pandemia? Continue por aqui com a gente no portal para mais conteúdos como este.
Acompanhe também nosso perfil no Instagram.