CreativosBR

Newspapers and coffee cups on wooden boards.

HomeBlogPublicidadeA publicidade antes da popular...

A publicidade antes da popularização da internet

Hoje em dia não se pensa num mundo sem internet, sem telas em todo lugar. Para a maioria de nós, a internet faz parte da de grande parte dos processos do nosso dia e isso inclui o processo de compra. Mesmo quando não compramos na internet, pesquisamos produtos nela ou levamos em consideração informações demonstradas num anúncio. Mas não foi sempre assim.

A publicidade foi reportada desde a existência de trocas de produto, prática esta que acompanha a sociedade, existindo anúncios até por meio de pinturas rupestres em cavernas. 

Town Criers

A publicidade atual começa com os “Town Criers”, ou em tradução livre, “Gritadores da Cidade”. Eles usavam a voz para fazer publicidade de seus produtos, tendo como analogia os feirantes que anunciam seu produto ou o tradicional “Carro do Ovo”, que costuma passar nos bairros tocando uma mensagem gravada.

Publicidade nos Jornais 

Já a publicidade que conhecemos foi aprimorada em 1836 por Émile de Girardin, editor do Jornal La Presse, jornal que foi o primeiro a tratar a publicidade como parte integral, vendendo espaços publicitários para jornais mais baratos conquistarem um público maior. 

Publicidade no Rádio

A década de 40 trouxe a popularização do rádio, que criou uma nova maneira de fazer publicidade, com jingles nos quais cada anunciante tentava se diferenciar cada vez mais e deixar suas músicas presas na mente do consumidor. Veio a popularização do Marketing de Massa, que ao contrário dos dias de hoje, prioriza quantidade tentando passar uma mensagem para o maior público possível. 

A Publicidade na TV

Em 1950 chega no Brasil a televisão. A TV Tupi – primeira estação da TV – mesmo em seus anos iniciais, tinha os comerciais como parte integral da experiência de assistir TV.

A chegada da TV também possibilitou discussões mais estruturadas sobre propaganda, promoção e marketing, assim como ter deslanchado a pesquisa de mercado no Brasil, tendo como um exemplo de sua força a criação em 1951 a primeira Escola Superior de Propaganda. Ao se popularizar, mesmo em preto e branco, os comerciais conseguiam interferir na realidade do brasileiro. 

Publicidade depois da popularização da Internet

A Nova Publicidade, como muitos chamam, trouxe uma personalização onde muitas vezes a escala se inverte e a qualidade importa mais que a quantidade. 

As redes sociais, e-mail e as compras on-line mudaram o jogo. Porém, é importante lembrar que a televisão ainda tem muita força. 95,5% dos brasileiros têm um televisor em casa, e para muitos brasileiros, o televisor é uma fonte de entretenimento ou notícias.

De modo geral, podemos concluir que a história da publicidade é muito rica, e tem muito o que contar, desde as pinturas rupestres até os patrocinados no Instagram.

Gostou do conteúdo? Aqui no nosso portal você tem sempre acesso a mais artigos como este.

Leave A Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Shopping Basket