CreativosBR

Crédito imagem: Unsplah

HomeBlogConteúdoA primeira oportunidade em pro...

A primeira oportunidade em propaganda a gente nunca esquece

Eu não sei como foi para você, mas eu tive muita dificuldade para conseguir meu primeiro estágio na propaganda. Além de ser o irmão mais velho da casa, sem referências para me guiar, estava adentrando um mundo novo. Meus pais não tinham feito faculdade, e ninguém na família era publicitário. Se você também é o primeiro publicitário da família, sabe que isso complica um pouco mais as coisas, pois, novamente, nos faltam referências e principalmente orientação.

É importante entender a diferença entre estágio e emprego. Portanto, vou detalhar o que é um estágio: uma experiência prática de aprendizado, geralmente temporária, em que um estudante ou profissional trabalha em uma empresa para ganhar experiência relevante em sua área de estudo ou carreira. Durante o estágio, a pessoa tem a oportunidade de aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos na escola ou faculdade, desenvolver habilidades práticas e, muitas vezes, estabelecer contatos profissionais. É uma forma de transição entre a educação formal e o ambiente de trabalho real.

A ideia deste artigo é, através da minha própria experiência de carreira, destacar seis dicas para orientar você sobre como conquistar sua primeira oportunidade:

  1. Busque a orientação de um publicitário: Quando estava no ensino médio, tive a chance de
    conversar com um diretor de marketing de uma grande empresa. Mostrei um pouco dos
    trabalhos que fazia intuitivamente, e a partir dessa conversa, ele me orientou a seguir a
    carreira como publicitário. Isso me deu mais confiança para buscar um emprego na área.
    Muitas vezes, não temos ideia de como as coisas acontecem na propaganda. Não entendemos
    as funções e nem como são as carreiras em nosso mercado. Procure com a família e amigos
    indicações de publicitários e marque um café para conversar. Explique sua vontade de seguir
    carreira e veja os conselhos que essa pessoa pode te dar para entrar no mercado.
  2. Descubra as informações do mercado: Durante minhas tentativas, conversei com o dono de
    uma pequena agência. Ele não me ofereceu um emprego, mas enquanto esperava na recepção
    da agência, descobri um jornal, na época o Propaganda & Marketing (hoje Propmark), e logo
    me interessei. Ao final da conversa, ele me deu uma edição do jornal e recomendou a leitura
    semanal dele. Começar a conhecer os nomes das agências e dos profissionais é uma boa forma
    de entender onde pode buscar emprego e, acima de tudo, como começar a entender mais do
    mercado da propaganda. Ler sobre o mercado nos ajuda a ter mais assuntos nas entrevistas e
    principalmente a entender o trabalho de cada agência e os principais nomes da área onde
    pretende trabalhar.
  3. Esteja preparado para sacrifícios: Batalhei muito por um estágio, não por um emprego.
    Quando estava na faculdade, já trabalhava em um banco e tinha até um bom salário. Tinha a
    certeza de que era preciso deixar minha zona de conforto, renunciar a um salário bom para
    começar a estagiar na área. Hoje temos programas mais estruturados de estágio, mas quando
    comecei na propaganda, muitos estágios não ofereciam nenhum salário, trabalhava de graça
    mesmo. Infelizmente, não podia trabalhar de graça, por isso optei por uma vaga que pelo
    menos ajudasse a pagar parte das minhas despesas. Consegui um estágio de assistente de
    mídia na Brain Comunicação, uma agência de Relações Públicas com um braço de publicidade.
    O mais engraçado é que foi o pai de uma ex-namorada que me indicou. Foi assim que comecei
    a conviver com o mercado publicitário. Meu primeiro salário foi a resposta a uma pergunta da
    entrevista. O diretor de operações da agência me perguntou quais eram minhas despesas, eu
    disse que precisava pelo menos pagar minha faculdade, e foi assim que ele definiu meu salário,
    acreditem.
  4. Esteja atento às oportunidades: No meu primeiro emprego, participei de um concurso
    interno na agência para desenvolver um slogan para a Japan Airlines. Vendo minhas ideias, o
    diretor de operações me convidou para trabalhar como redator na criação. Infelizmente, me
    assustei com a mudança, principalmente pelo fato de não receber nenhum tipo de orientação
    ou acompanhamento por alguns dias. Para muitos estagiários, trabalhar é a única questão, mas
    recomendo que valorize a chance de conviver com profissionais mais experientes. Aproveite
    todas as chances que permitam que trabalhe com pessoas que possam te ensinar. O estágio é
    de fato um período de acompanhamento, quando um profissional de início de carreira é
    orientado pelos mais velhos. Seja curioso, faça perguntas e esteja pronto para ajudar em
    diferentes projetos.
  5. Comece a construir seu networking: O estágio é a oportunidade de ampliar seu networking.
    Uma vez dentro do mercado, começará a conhecer outros profissionais e será mais fácil buscar
    outros empregos e conhecer cada vez mais publicitários. Nós andamos em bandos, você já
    deve ter notado isso. Na primeira agência, tive a chance de conhecer o primeiro diretor de
    criação. Ele estava em uma pequena agência, mas tinha no currículo um Leão em Cannes, e me
    lembro de algumas reuniões em que aprendi muito. Pena que na época, não tinha a
    consciência de que poderia ter conversado mais com ele sobre criação. Tenho certeza de que
    seria muito útil.
  6. Tenha um mentor: Enquanto atuava no primeiro emprego como assistente de mídia,
    descobri o nome das principais agências e passei a enviar meu currículo. Hoje em dia, isso é
    muito mais fácil, pois pode encaminhar o seu em muitos dos sites das agências. Nessa época,
    recebi um convite para participar de uma entrevista na Publicis Norton, uma grande agência do
    mercado para atuar na área de mídia. A gestora me convidou para fazer parte do seu time
    como auxiliar de mídia, uma ótima oportunidade que, infelizmente, perdi. Como já era
    assistente, achei que não era legal voltar um degrau atrás para ser auxiliar e argumentei o
    quanto pude com ela. Ao final da entrevista, ainda perguntou: você não quer mesmo vir para
    cá? Estupidamente, disse não. Se tivesse um mentor, poderia ter me aconselhado, e tenho
    certeza de que teria me orientado a seguir para a Publicis Norton, pois lá teria muito mais
    chance de ampliar minha carreira e crescer profissionalmente.

    Todo início de carreira é difícil, portanto, nunca desista, continue lutando e correndo atrás dos
    seus sonhos. Logo seu estágio, sua oportunidade vão chegar.

    Sucesso na carreira.

Gostou do conteúdo? Acesse nossa home e veja mais.

Acompanhe também nosso perfil nas mídias sociais.

Leave A Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Shopping Basket