O mundo mudou, e com ele a necessidade de estarmos conectados e antenados a todo instante e a tudo o que está acontecendo chegou. É real. Se você não lê uma notícia, não sabe qual o meme da vez ou não ouve um podcast, você pode ser um alienado na roda de amigos da empresa ou até mesmo do futebol.
Apesar de eu ler bastante e acompanhar muita coisa, podcast é algo que não consigo ser fã. Sempre gostei muito de ler, mas depois que me tornei pai, confesso que os poucos momentos que me sobram, acabo destinando ao meu pequeno. E não é culpa dele, tampouco desculpa. Eu sei que tenho que melhorar e arrumar um jeito de me dedicar mais a conteúdos como podcasts, por exemplo, onde há muita coisa interessante.
Tanto tem coisa interessante que no primeiro podcast que de fato me coloquei a ouvir (no sentido profissional, sem ser apenas entretenimento), me peguei a uma frase do entrevistado a qual nunca mais esqueci. Ela dizia: “Stay hungry, stay foolish”, ou seja, se meu inglês estiver bom: “mantenha-se faminto, continue tolo”.
A frase, original de Steve Jobs, destaca a importância de nos colocarmos sempre na posição de aprendiz. De sempre estarmos abertos a aprender algo novo, de não termos vergonha de não saber algo. Ninguém sabe tudo. É necessário manter-se certo da sua ignorância.
Posteriormente, na verdade meses depois, ouvi em algum lugar que não me lembro onde, a frase: “permita-se fazer algo novo pela primeira vez”, que casa muito com a ideia de ser aprendiz e aceitar essa posição.
É como se Lebron James jogasse futebol, e Messi fosse para o basquete, entende? Eles talvez não fossem as lendas que são se trocassem de posição. Mas começariam bem se aceitassem a posição de aprendiz.
Então, já que eu acredito num mundo cada vez mais generalista em vez de especialista, se você concorda com isso, coloque-se nessa condição, e permita-se buscar novos desafios os quais você não entende coisa nenhuma.
Manter-se faminto fará de você um verdadeiro leão, basta você aceitar a posição de aprendiz e, assim como eu disse no começo deste texto, se colocar à disposição de estar cada vez mais antenado e por dento de todas as oportunidades e possibilidades que o mundo te proporciona.
Gostou do conteúdo? Acesse nossa home e veja mais.
Acompanhe também nosso perfil nas mídias sociais.