CreativosBR

HomeBlogMarketingA mudança no hábito de consumo...

A mudança no hábito de consumo dos brasileiros durante a quarentena

Não tinha como não tocar nesse assunto, visto que já estamos a quase um mês de quarentena no Brasil e há aproximadamente 4 meses que o mundo vem enfrentando essa pandemia.

Um vírus que tem mexido com mais de 150 países e colocado em xeque dois terços da população mundial por não ter uma vacina ou remédio que retarda os efeitos dessa doença. Até o momento temos apenas medidas de prevenção e a busca incessante dos cientistas para minimizar os danos, porém enquanto os especialistas não encontram a cura, outras áreas da sociedade estão sendo bastante afetadas, assim como: cultura, educação, política e economia.

Bom, mas até aí não é novidade pra muita gente. Porém o fato é que toda essa situação mexeu com o comportamento da sociedade. Cidades que nunca dormiam, agora estão praticamente desertas, empresas tomando decisões precipitadas e vendo repercussões negativas em suas redes sociais, a audiência migrando de plataforma e o ser humano se adaptando a nova realidade.

Diante desse cenário a Opinion Box realizou pesquisas avaliando o impacto do Covid-19 no comportamento dos consumidores brasileiros para auxiliar a economia e o comércio a tomar decisões direcionadas às novas necessidades da população.

Dentre as principais mudanças de hábito podemos constatar que 58% estão consumindo mais notícias para compreender e manter-se informados da situação, devido ao cenário não tão satisfatório, tem crescido também o número de brasileiros com ansiedade chegando a 48% e pelo fato de ficarem em casa, atividades relacionadas ao lar subiram desde higiene pessoal 43%, limpeza e faxina 45%. 

Sobre os hábitos que a população mais deixou de fazer estão as atividades relacionadas ao isolamento social, dentre elas:  frequentar casa de amigos e parentes 67%, e ir ao shopping 65%, frequentar as lojas de rua 65% e ir a bares e restaurantes 61%. Por outro lado as atividades que mais se tem feito nos últimos dias são cozinhar 33%, praticar jogos online 32% e trabalho em home office 26%.

Analisando as categorias de serviços, podemos observar um crescimento de usuários para serviços de supermercados online com mais de 25%, plataformas de ensino a distância e cursos online mais de 18% e farmácias online com 17%. Mas quando o assunto é intensidade de uso, o papel inverte e os primeiros colocados são plataformas de streaming de filmes e séries com 46% e em segundo a TV por assinatura com 41%.

E já que falamos da TV, claro que a internet, redes sociais e whatsapp não ficaram pra trás e o crescimento do seu consumo tem sido de 60%, 53% e 49% consequentemente.   

Sabemos que qualquer mudança por menor que seja neste momento, afeta variavelmente o hábito de consumo da população e obviamente os dados mencionados acima, mas o que podemos alegar é que após essa crise passar e a rotina voltar ao normal, uma coisa que certamente não deve retornar são os velhos hábitos, provavelmente nem todos os hábitos serão como antes.

 

Leave A Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Shopping Basket