Por: João Branco
Se eu te perguntar qual é a empresa mais inovadora que você conhece, qual é a primeira que vem à cabeça? Muita gente pensa logo em alguma companhia que faz propagandas criativas, que adota novas tecnologias ou que é a primeira a fazer algo diferente.
Mas a verdadeira inovação não está necessariamente aí.
Semana passada participei com a turma da LATAM Airlines do Innovation Awards do SXSW, a premiação dos desenvolvimentos criativos mais transformadores do mundo conectado.
Vi mais de 50 cases impressionantes que concorreram a uma nomeação em 11 categorias. Essas foram algumas das premiadas:
Wandercraft’s Self-Balancing Exoskeleton

Uma revolução para a mobilidade, permitindo que pessoas com dificuldades de locomoção andem sem suporte extra. Não é só tecnologia por tecnologia, é uma inovação que muda vidas
“I SEE MUSIC!” by Synegram.com

Um projeto que transforma música em experiências visuais. Sim, você literalmente “vê” a música acontecendo, o que facilita o aprendizado e as composições.
SolarSPELL

Uma biblioteca digital solar para comunidades sem internet, eletricidade ou dados. Parece básico? Talvez, mas esse é o tipo de inovação que coloca conhecimento na mão de quem nunca teve acesso
Vivemos em um momento único em que novas tecnologias estão pipocando a cada instante. Mas o que mais me impressionou nessas ideias não foi o seu lado revolucionário, e sim a sua capacidade de transformar problemas em soluções que fazem diferença.
A verdade é que, nesse sentido, a inovação está mais perto do que você imagina. Ela pode vir de um laboratório ultramoderno, mas também pode vir de uma empresa que percebe que dá para começar a chamar os clientes pelo nome durante o seu serviço.
Quer um exemplo? A LATAM começou a atender clientes surdos com intérpretes de Libras em todos os canais. Parece simples, né? Mas antes disso, essas pessoas enfrentavam um baita desafio para conseguir informações básicas sobre seus voos. Resultado? Mais de 16 mil atendimentos já foram feitos, e a iniciativa também ganhou prêmios.

Quando vejo a LATAM criando uma categoria de assentos Premium Economy com mais espaço ou oferecendo o serviço de levar o cliente até a porta do avião no aeroporto em um carro luxuoso, vejo uma empresa tentando ajustar o seu modelo de negócio para deixar o seu cliente mais satisfeito. E, para mim, isso é inovação de verdade.
Qual é a ajuda que o seu cliente precisa? O que ele realmente valoriza? O que ele gostaria que você melhorasse em seu serviço? O que seria possível fazer? Não conheço nenhuma empresa perfeita, mas admiro aquelas que tentam melhorar a vida dos seus clientes.
O Creativosbr contou com o patrocínio da NEOOH e LATAM para a cobertura da SXSW 2025.
Gostou do conteúdo? Acesse nossa home e veja mais.
Acompanhe também nosso perfil nas mídias sociais.