Fonte: divulgação

HomeBlogPublicidadeA importância dos processos na...

A importância dos processos nas empresas

Que processos são fundamentais, todo mundo sabe. Mas, ainda assim, nem todo mundo implementa em suas empresas ou, se os colocam pra rodar, nem toda equipe compra a ideia. E quando eu digo de não comprar a ideia, não é por picuinha ou por falta de entendimento, mas de envolvimento, de entender o que está sendo feito.

Eu sempre fui defensor de processos, embora nem todas as agências e empresas que eu tenha passado tivessem isso claro. Entretanto, em algumas delas os processos eram tão alinhados que me fizeram ter uma paixão por essa “necessidade”, se assim podemos chamar.

Minha primeira experiência com processos foi numa instituição bancária, quando eu ainda estudava publicidade, e atuava como bancário para conseguir pagar a faculdade. Você pode torcer o nariz para os bancos, mas é um dos maiores aprendizados, e que todo mundo deveria ter a chance de ter. Bancos têm processos bem definidos, bem conhecidos pelos envolvidos e bem cobrados. Talvez pelo tamanho da instituição, tudo era perfeito… quase tudo, vai.

Entre outras empresas que trabalhei, atuei numa startup que tinha acabado de chegar ao Brasil, com muita pompa e promessas de estouro. Era o boom das vendas coletivas, e eu estava lá, no dia a dia da empresa, participando das etapas dos trabalhos, fazendo treinamentos, conhecendo ferramentas e entendendo os processos.

Depois, entre agências de publicidade, comecei a atender a conta de um grande cliente, além de atender a conta de uma famosa hamburgueria. Lá os processos eram incríveis. Tive o prazer de fazer um treinamento de Métodos Ágeis (Ágile Scrum), conhecer o método KanBan, e conhecer ferramentas como Basecamp, Trello entre outras.

Todos esses aprendizados me fizeram, ao longo dos anos, entender a importância não apenas das ferramentas, mas dos processos como um todo. Sejam bancos, startups ou agências de publicidade, embora cada um tenha sua característica, todos eles têm em comum a organização e a necessidade de olhar o todo, de entender o que cada parte do processo tem como função.

A vida é feita de aprendizados, e como uma seção de supermercados, vale colocar no carrinho da vida cada coisa boa que você encontrar pelo caminho. Vale trazer na sacola todos os ensinamentos que você conseguiu obter, adequando para a sua realidade.

Hoje, na Creativosbr, além de ter os processos bem estabelecidos, utilizando as ferramentas necessárias para o bom desempenho dos trabalhos e das equipes, sou o mais “cobrador” de que todos entendam o quê, por quê, pra quê, como, quanto tempo leva e quanto custa cada job que chega na casa. Eu sou o chato do “tem que entender o todo”. E tem mesmo, isso faz parte do processo.

É a vida nos ensinando, e a gente aprendendo. Sempre.

Gostou do conteúdo? Acesse nossa home e veja mais.
Acompanhe também nosso perfil nas mídias sociais.