Enganam-se aqueles que acham que as agências de publicidade são uma zona. Quer dizer, depende das agências. Algumas podem até ser, mas não aquelas que tomam como princípio os processos como parte importante do seu dia a dia.
Sempre pensei que não existiam processos em uma agência, que tudo era feito de qualquer jeito, até que um dia conheci o Trello e fui convidado a participar de um curso de método Ágil (Agile Scrum). Percebi o quão importante era cada etapa e cada função de um processo, e como o método kanban do Trello ajudava e muito no dia a dia de uma agência.
A verdade é que a palavra-chave “organização” é fundamental para qualquer tipo de empresa. Quando se tem uma visão do todo e se enxerga o que os outros departamentos estão fazendo, fica mais fácil você entender o porquê você está fazendo aquilo, e tudo começa a fazer sentido. É muito mais lógico você desenvolver um job entendendo para quê ele serve e para onde ele vai do que simplesmente fazê-lo como se estivesse apertando um parafuso como Chaplin em Tempos Modernos.
É fato que as agências que não se adequarem aos processos ficarão para trás. E existem diversas maneiras e programas – muitos deles gratuitos – de você se organizar no dia a dia. Programas como o Asana, Basecamp e o Jira (esse conheço pouco) são alternativas até mais completas – como o caso do Basecamp de você mudar a vida da sua agência no dia a dia.
Então se você trabalha em uma agência de publicidade e ainda não conhece os programas que citei acima ou não tem nenhum tipo de processo implementado no dia a dia da agência, está mais do que na hora de discutir internamente sobre a importância dos processos em sua rotina de agência.