Com a brusca mudança de hábitos por conta da pandemia da covid-19, milhões de pessoas tiveram que adaptar-se, seja na área profissional, de aprendizado ou de lazer. Ocupar o tempo durante o isolamento social tornou-se algo necessário para todos e os cursos online estão sendo uma alternativa de muita oferta e demanda.
De acordo com dados da Udemy, plataforma de curso online, houve um aumento de 425% nas matrículas de usuários em cursos. É um ótimo momento para desenvolver habilidades para alimentar o currículo e também adquirir habilidades pessoais.
A plataforma Udemy possui inúmeros cursos em diversas áreas, você vai encontrar desde um curso de programação de sistemas, até um de culinária vegana.
A busca pelo aprendizado aumentou, e junto com ela chegaram mais profissionais que estão dispostos a lecionar o que sabem, e ainda em maioria, de forma totalmente gratuita e certificada.
O valor médio de um curso online varia de 50 à 250 reais, por isso é de extrema necessidade que hajam cursos isentos de pagamento. O Brasil infelizmente continua sendo um dos países onde há os maiores índices de desigualdade social do mundo. Portanto, não é justo que só tenha acesso à educação e ao conhecimento, quem tiver como pagar, principalmente em tempos economicamente difíceis para a maioria da população que não consegue ter nem acesso à internet em casa.
Outro site que está nessa luta para ajudar as pessoas a manter-se ou a ingressar no mercado de trabalho é a Fundação Bradesco (totalmente gratuito). O Bradesco possui a Escola Virtual Fundação Bradesco, um portal de educação online onde são disponibilizados mais de 80 cursos, que tem como objetivo capacitar mais profissionais para um bom desempenho no mercado de trabalho e auxiliar o estudante a realizar atividades na área de gestão, tecnologia, contabilidade, desenvolvimento pessoal e profissional, entre outros.