Produtos resgatam série icônica de ilustrações criada pelo cartunista mineiro nos anos 1970; peças chegam em dezembro como opção única de presente para o Natal
A arte, em sua forma mais plena, atravessa – e transforma – gerações. A INSIDER, referência brasileira em moda tecnológica e sustentável, lança sua segunda colaboração com a Ziraldo Artes Produções (ZAP), desta vez celebrando o universo cósmico por meio das ilustrações dos doze signos do zodíaco criadas pelo artista mineiro nos anos 1970.
A coleção resgata uma série histórica e colecionável: as imagens que Ziraldo desenvolveu originalmente para edições especiais das caixinhas de fósforo Fiat Lux. Na época, essas embalagens eram vendidas em lojas selecionadas ou distribuídas como brindes em clubes e hotéis, tornando-se itens raros e muito disputados.
“Esta segunda collab com a Ziraldo Artes Produções aprofunda nossa conexão com o legado artístico brasileiro. Trazer essas ilustrações dos signos — verdadeiras obras de arte em miniatura – para o universo da INSIDER é uma forma de preservar e renovar esse patrimônio gráfico, tornando-o acessível para novas gerações”, afirma Yuri Gricheno, CEO e cofundador da INSIDER.
Nascida em um Brasil que vivia intensa transformação social, essa série traduziu um momento em que pequenos objetos do cotidiano se tornavam veículos de expressão artística. Mais do que simples embalagens, as caixinhas converteram um item funcional do cotidiano em um pequeno artefato cultural, aproximando a arte do público em um momento em que o acesso a produtos esteticamente elaborados ainda era limitado.
A escolha de Ziraldo – já então um nome expressivo no cenário gráfico nacional – conferiu à coleção uma identidade visual vibrante e imediatamente reconhecível. Suas cores marcantes, traços caricatos e linguagem bem-humorada dialogavam diretamente com o imaginário da juventude urbana, que se mostrava cada vez mais interessada em temas como astrologia, misticismo e autoconhecimento. Assim, as caixas de fósforo deixaram de ser meros recipientes utilitários para se tornarem objetos de desejo, coleção e troca entre amigos.
“O Instituto Ziraldo vem desenvolvendo um trabalho sério, museológico mesmo, com relação ao acondicionamento, registro, digitalização e pesquisa da obra do Ziraldo para viabilizar esse e vários outros diálogos com as gerações de brasileiros. Cuidamos das artes, dos objetos, das fotografias de mais de sete décadas de memória cultural do Brasil”, ressalta Adriana Lins, diretora do Instituto Ziraldo.
A parceria da INSIDER com a ZAP teve início em outubro, quando a marca lançou sua primeira coleção com imagens inspiradas no Menino Maluquinho. O sucesso foi tão grande que agora a astro-arte do artista mineiro é reinterpretada estampas clean e contemporâneas, conectando sua obra à moda tecnológica.
“Ver essas ilustrações que fizeram tanto sucesso nos anos 1970 ganharem vida em uma coleção de moda sustentável mostra como a obra de Ziraldo segue dialogando com diferentes gerações e encontrando novos sentidos na atualidade“, afirma Antonio Pinto, filho do artista e membro do conselho da ZAP.
Cada item da linha — que será composta por camisetas Tech Daily e moletom leve InLounge™ — acompanha uma embalagem inédita e colecionável com ilustrações dos signos, além de um flyer que apresenta o contexto da coleção, tornando a experiência ainda mais pessoal e afetiva e fazendo da coleção uma opção de presente autêntica para o Natal. Cada signo terá tiragem limitada, reforçando o caráter colecionável da collab.
“Esta segunda colaboração consolida a parceria entre INSIDER e Ziraldo Artes Produções como um projeto de longo prazo voltado à valorização do patrimônio cultural brasileiro. A escolha dos signos amplia o alcance da coleção e se conecta ao crescente interesse das novas gerações pelo universo astrológico“, destaca Tati Oliva, CEO da Cross Networking, empresa responsável por viabilizar a iniciativa.
Sobre a INSIDER
A INSIDER foi fundada em 2017 por Yuri Gricheno e Carol Matsuse, com o propósito de trazer uma mudança significativa na indústria da moda, centrada em três pilares: tecnologia, design e sustentabilidade. Seus produtos são desenvolvidos com estética atemporal e maior durabilidade, assim, geram menos consumo e utilizam menos recursos naturais. É considerada uma das principais marcas de roupas essenciais do e-commerce brasileiro, com mais de 1,2 milhão de clientes em mais de 50 países.
Sobre o artista Ziraldo
Ziraldo nasceu artista, em 1932, no interior de Minas Gerais, curioso por informação e apaixonado por livros, esporte e amigos. Observador das fraquezas e grandezas humanas, era um comunicador ávido. Artista autodidata, atuante nos mais variados campos da cultura, Ziraldo foi um desbravador, pioneiro no design brasileiro, revolucionário na literatura infantojuvenil, sempre com ideias inovadoras e traços vigorosos.
Dono de um olhar apurado e um enorme talento para dar formas aparentemente simples a temas complexos, Ziraldo abriu caminhos para toda uma geração de fãs, artistas e intelectuais, sendo um verdadeiro ativista cultural em constante diálogo com a sociedade. Sua assinatura inconfundível na imprensa brasileira e o humor como forma de resistência marcaram períodos importantes de nossa história. Suas obras literárias trouxeram uma nova escuta para a infância. Ele é um artista atemporal e universal, referência na defesa da liberdade de expressão.
Sobre a ZAP
A Ziraldo Artes Produções, a ZAP, é a entidade que representa os direitos autorais de personagens, marcas e dos conteúdos de Ziraldo para os fins de desenvolvimento de projetos culturais, educacionais, artísticos, campanhas e licenciamentos de produtos e serviços.
A obra de Ziraldo é composta de mais de 200 títulos literários, 25 mil desenhos e ao menos 30 universos de IPs, como O Menino Maluquinho, FLICTS, A Turma do Pererê, Uma Professora Muito Maluquinha, Os Bebês Maluquinhos, The Supermãe, entre outros.
Os estúdios da ZAP desenvolvem materiais sob medida para campanhas sociais, governamentais e corporativas. Funcionam em São Paulo e no Rio de Janeiro, ligados à família de Ziraldo, a parceiros associados e ao Instituto Ziraldo, que tem sede no Rio e atua na preservação, difusão e memória do acervo visual e intelectual do multiartista.
Gostou do conteúdo? Acesse nossa home e veja mais.
Acompanhe também nosso perfil nas mídias sociais.






