Creativosbr

Fonte: Reprodução Pexels

Crie Asas

Um traço comum entre os jovens que conheci e que conquistaram grandes resultados era a visão clara de onde queriam estar. Por mais simples que fosse, eles tinham um alvo definido e seguiam atrás dele. Sua confiança era tão forte que produzia uma energia boa, que me contagiava.

No começo, achei que fosse coincidência, mas, com o passar dos anos, percebi que esse era um traço comum nos jovens que alcançam mais sucesso em suas carreiras. Recentemente, orientei uma jovem profissional chamada Sophia, que quer trabalhar com marketing esportivo, especificamente com futebol. Quando perguntei quais eram seus planos, ela me disse: “Um dia eu vou trabalhar no Real Madrid.”

Eu poderia achar engraçado ou mesmo ser o ladrão do seu sonho, desfilando minha experiência travestida de fracasso e sugerindo que era algo difícil. Mas eu me encantei. Sonhar alto é criar asas. Tenho a convicção de que ela chegará lá.

Todos que conheci que tinham um plano assim chegaram.

Lembro de um jovem talentosíssimo, um dos caras mais geniais que conheci. Foi uma honra ser seu mentor. No final do seu trabalho de formatura, ele fez um vídeo muito especial falando sobre sucesso na carreira profissional. Esse vídeo terminava com a cena de um garoto de, no máximo, 10 anos, um primo dele, dizendo: “E um dia eu vou ter as iniciais do meu nome na fachada da agência.”

Ousado. Difícil. Mas eu vi esse dia chegar. Alguém já disse: “Tome cuidado com o que você sonha, pois pode acabar conquistando.” E Igor conquistou.

Gosto de pessoas que criam asas porque, na dor da transformação, elas ganham resistência para desafiar o ar. Elas não veem a dificuldade como uma barreira; fazem dela a força motriz para continuar caminhando, pensando e, quem sabe, voando. Assim, conquistam uma perspectiva que não tinham quando estavam com os pés no chão.

Não é fácil. Há muita dor envolvida. Mas, se vamos sonhar, por que sonhar pequeno? Sonhe grande. Busque o melhor, não o mais fácil. E entenda que não estou falando de dinheiro. Ele pode vir ou não, mas te ofereço o privilégio de realizar coisas incríveis.

Falo por experiência própria. Tive o privilégio de fazer coisas bem legais em minha carreira, e todo esse legado está em minha mente. São conquistas minhas, parte da experiência que me formou e continua a me desafiar a buscar sempre mais. Essas lembranças sempre serão minhas.

Outro dia, numa palestra na Anhembi Morumbi, um aluno me incomodou com uma pergunta: “Você faz tanta coisa, não sei se consigo fazer tanta coisa assim…” Fiquei triste, pois sou um incentivador de perguntas, mas essa me calou.

Ele, tão jovem, com tanta energia, e sua única preocupação era não ter tempo para fazer tantas coisas. Logo percebi que, no mínimo, nossa visão sobre o tempo era distinta. Ele não entende o tempo como eu.

Na hora, não tive chance de responder adequadamente, mas, se pudesse voltar, diria: “Encontre seu ritmo, mas faça coisas diferentes. Crie asas, tenha mais desafios, sonhe com coisas grandes.”

Eu ocupo meu tempo e preciso de disciplina até para escrever este texto semanalmente, mas essa é uma escolha minha. Faço isso porque amo escrever. Lembro dos meus primeiros textos no LinkedIn, que eram lidos por 15 ou 20 pessoas, no máximo. Eles me davam o mesmo prazer que hoje sinto escrevendo para tanta gente aqui no CreativosBr.

Um novo ano vem, e nas próximas semanas você será confrontado com planos e desejos. O meu para você é bem simples: crie asas.

Feliz Natal e um grande 2026 para você que me dá o carinho da sua leitura todas as semanas. Assim me despeço até 8 de janeiro do próximo ano.

Gostou do conteúdo? Acesse nossa home e veja mais.
Acompanhe também nosso perfil nas mídias sociais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *