Campanha criada por publicitários brasileiros, com animação da Dirty Work e produção da Balma Filmes, leva o clube paraense à disputa da premiação que homenageia os melhores em publicidade e marketing esportivo do mundo
O Gavião Kyikatejê Futebol Clube, primeiro time profissional brasileiro originado de uma comunidade indígena, foi indicado ao prêmio “Team of the Year” no Clio Sports Awards — um marco histórico para o futebol brasileiro e para a representação indígena no cenário internacional.

A indicação nasce da campanha desenvolvida por publicitários brasileiros da agência norte-americana Área 23, com produção da Balma Filmes e animação da Dirty Work.
O filme, que redesenha a narrativa em torno da expressão “time de índios”, foi dirigido por Faga Melo, Gustavo Leal e Luiz Whately, em um trabalho coletivo que combina craft visual, direção artística potente e respeito cultural.
Fundado em 2009 e com elenco originalmente composto por atletas indígenas, o Gavião Kyikatejê tornou-se símbolo de identidade e resistência, inspirando novas gerações e estimulando a valorização das raízes originárias no esporte.
Agora, concorrendo ao lado do New York Mets no Clio Sports Awards — uma das premiações mais prestigiadas do marketing esportivo e da criação publicitária — o Gavião faz história e leva a cultura indígena brasileira ao centro da conversa global.
A campanha já conquistou troféu de “Ouro” nas categorias “Film”, “Film Scripted”, “Public Relations”, “Brand Entertaiment Content” e “Social Good” e, prata em “Creative Effectiveness”.
No dia 09 de dezembro serão conhecidos os vencedores das principais categorias – “Agência”, “Marca”. “Liga”, “Time”e “Mídia” em evento na cidade de Nova Iorque.
Gostou do conteúdo? Acesse nossa home e veja mais.
Acompanhe também nosso perfil nas mídias sociais






