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Fonte: Divulgação Avon e Instituto Natura

Avon e Instituto Natura lançam campanha nos 16 Dias de Ativismo

Marca e Instituto buscam conscientizar sobre os diferentes tipos de violência doméstica – física, psicológica, patrimonial, moral e sexual -, reforçando a campanha “Sim, É Violência. Chame Pelo Nome”, lançada no Brasil em agosto

Renovar compromissos e manter o tema da violência contra as mulheres em pauta é fundamental para conscientizar e transformar realidades. Por isso, Avon e Instituto Natura promovem novamente a campanha “Sim, É Violência. Chame Pelo Nome”, agora com a força latino-americana, junto à Argentina, Chile, Colômbia, Peru e México, e no período internacional dos “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”, que tem início neste dia 25 de novembro e vai até 10 de dezembro.

Ao longo do período será feita uma nova divulgação de informações sobre os tipos de violência doméstica – física, psicológica, patrimonial, moral e sexual -, atreladas às datas emblemáticas do período, que começa no Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres (25/11), passa pelo Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres (06/12) e finaliza no Dia Internacional dos Direitos Humanos (10/12).

Nomear as violências que são de certa forma ‘invisíveis’ no dia a dia é o cerne da campanha ‘Sim, É Violência. Chame Pelo Nome’. Por isso é tão importante retomá-la junto aos países com quem trabalhamos na América Latina e em um período tão importante para a causa globalmente, que é o ’16 Dias de Ativismo'”, explica Beatriz Accioly, líder de Políticas Públicas pelo Fim da Violência Contra Meninas e Mulheres no Instituto Natura. “Quando as mulheres aprendem a nomear a violência e se conscientizam sobre o assunto, elas buscam mais ajuda“, afirma.

Saiba identificar os cinco tipos de situações de violência doméstica previstas na Lei Maria da Penha:

  • violência física, como tapas, chutes e socos que podem ou não deixar marcas visíveis;
  • violência patrimonial, em que o dinheiro da mulher é controlado, seus objetos são destruídos, ela é impedida de trabalhar e seus bens e propriedades são escondidos;
  • violência psicológica, que é aquela em que as atitudes e comportamentos da outra pessoa atingem e agridem a mulher emocionalmente;
  • violência moral, quando a imagem da mulher é atacada por calúnias e difamação;
  • violência sexual, que acontece quando a mulher é obrigada a ter práticas sexuais contra a sua vontade ou quando ela é impedida de usar métodos contraceptivos.

De acordo com o Índice de Conscientização sobre Violência contra as Mulheres, ferramenta desenvolvida e lançada neste mês de novembro pelo Instituto Natura e a Avon, e que visa dimensionar o nível de conhecimento, engajamento e opinião das pessoas sobre o tema, cerca de 38% da população brasileira não se recorda de ter visto uma campanha de conscientização a respeito do tema nos últimos 12 meses. Além disso, três em cada dez mulheres não reconhecem espontaneamente como violência contra mulher as situações abusivas vividas, o que indica que o alcance da informação está abaixo do necessário.

Para mudar esta realidade, as peças publicitárias de “Sim, É Violência. Chame Pelo Nome” serão divulgadas nos próximos dias nas redes sociais da Avon e do Instituto Natura, incluindo o vídeo manifesto que ressalta as violências sutis disfarçadas de ciúmes e brincadeiras. As mensagens devem incorporar, também, informações do Índice de Conscientização sobre Violência contra Mulheres no Brasil e os dados da Pesquisa Nacional do Senado Federal sobre o cenário brasileiro de violência contra mulheres, recém lançados no Mapa da Violência de Gênero, criado pelo Observatório da Mulher contra Violência, do próprio Senado, em parceria com o Instituto Natura e a Gênero e Número.

O objetivo é convidar toda a sociedade a participar deste chamado pela responsabilidade coletiva, propondo um caminho em duas etapas. A primeira envolvendo a escuta, o reconhecimento da violência e o dimensionamento do problema social; e, a segunda, chamando à ação para que mulheres saibam seus direitos e a sociedade compreenda seu papel de acolhimento. “A conscientização é capaz de promover uma transformação social e parte da solução do problema social que é a violência contra mulheres e meninas”, afirma Maria Slemenson, superintendente de Políticas Públicas do Instituto Natura Brasil.

A causa dos Direitos e Saúde das Mulheres é trabalhada há 17 anos pela Avon e pelo Instituto Natura, que, além de trabalhar com ações para promover a conscientização da sociedade, também oferece serviços de apoio e acolhimento, como o canal Ângela. A ferramenta permite que mulheres em situação de violência recebam informações de maneira discreta, via WhatsApp, e recebam a ajuda de um profissional capacitado quando necessário.

Ficha-técnica da campanha “Sim, É Violência. Chame Pelo Nome”

Título: Sim, É Violência. Chame Pelo Nome.

Anunciante: Instituto Natura e Avon 

Equipe do anunciante no Brasil: Letícia Passini, Giuliana Borges, Ivanda Maria Sobrinha e Beatriz Accioly

Equipe do anunciante nos demais países da América Latina (Argentina, Chile, Peru, Colômbia e México): Mariana Olivero, Violeta Galanternik, Ana Inês Alvarez, Dalila Di Menna, Carla Garcia Esquivel, Camila Di Franco, Maria Camila Balbi, Lucila Decoud e Gabriela da Prato

Agência: Repense 

CEO: Otavio Dias 

Diretora de atendimento ao cliente: Bianca Tenenberg 

Head de atendimento ao cliente: Vick Magalhães 

Atendimento ao cliente: Priscylla Teixeira 

Direção criativa: Aline Leucz 

Head de criação: Bruno Pimentel 

Redação: Lina Cujar 

Direção de arte: Isabela Pinheiro e Eduardo Callian 

Revisão: Angela Guanais e Fernanda Puleghini 

Planejamento: Andrea Cabral 

Produção Gráfica: Leandro Souza 

Finalização: Gilmar Padrão 

RTV: Daniele Gomes e Sueli Feltre 

Mídia: Agência VML Brasil, Camilla Andrade e Thais Corsi

Sobre o Instituto Natura

Criado em 2010, o Instituto Natura almeja transformar a educação pública, garantindo uma aprendizagem de qualidade para todas as crianças e jovens nos seis países da América Latina em que está presente (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México e Peru). Também como forma de atuação, se dedica ao desenvolvimento educacional das Consultoras de Beleza Natura e Avon e trabalha em conjunto com inúmeros parceiros no poder público, no terceiro setor e na sociedade civil. Desde 2024, o instituto ampliou sua atuação para a defesa dos direitos fundamentais das mulheres, desenvolvendo iniciativas voltadas à conscientização sobre o câncer de mama e ao combate à violência contra meninas e mulheres por meio do apoio da Avon, que historicamente tem sido uma parceira comprometida e continua apoiando as ações do Instituto Natura nessa causa. 

Sobre a Avon

Avon é uma das maiores marcas de beleza do mundo e pertence à Natura Cosméticos. Há 138 anos, a Avon tem em sua essência um compromisso com as mulheres, promovendo não apenas experiências em beleza e autocuidado, mas também ações concretas em prol de sua independência e bem-estar. Presente no Brasil desde 1958, concentra no país sua maior operação. Seu portfólio diversificado inclui produtos inovadores e de alta tecnologia, com marcas mundialmente reconhecidas, como as linhas de maquiagem Power Stay, Tratamake e Color Trend, as linhas de cuidados Renew e Avon Care, além dos perfumes Far Away, Love|U, Attraction, Segno e 300km/H. Além disso, a marca oferece uma variedade de itens para Casa & Estilo. Para obter mais informações sobre a Avon, visite o site: www.avon.com.br.

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