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RD Summit 2025: professor de Harvard destaca pilares para vendas eficientes

No segundo dia de evento, Frank Cespedes reforça que empresas precisam fortalecer pontos fortes e aprender com seus clientes

No segundo dia do RD Summit 2025, realizado nesta quinta-feira (6), no Expo Center Norte, em São Paulo, o professor de Harvard, Frank Cespedes, apresentou a palestra “Vendas que Funcionam: Estratégia e Execução em um Mundo em Constante Mudança”, trazendo reflexões práticas sobre o futuro das vendas e o que diferencia empresas bem-sucedidas em mercados cada vez mais competitivos.

Segundo Cespedes, as 40 maiores marcas do mundo concordam em 6 a 12 tópicos que priorizam e acreditam ser necessidades em suas empresas. Ele ainda defende que, em vez de buscar desempenho mediano em diversas frentes, é melhor que companhias se destaquem em um único ponto, e o fortaleçam continuamente.

Cespedes também reforçou que as organizações aprendem por meio dos clientes. Quanto mais uma empresa se torna capaz de compreender e atender o que o público deseja, mais competitiva ela se torna. Ele explicou dois perfis que concentram o comportamento do consumidor hoje:

  • Clientes de transação, que realizam compras pontuais em busca do menor preço.
  • Clientes de relação, focados em vínculos de longo prazo com marcas que reconhecem valor em investir.

Por fim, Cespedes apontou que empresas brasileiras têm potencial global, por entenderem melhor a lógica de custos e interesses do mercado. Ele ainda afirmou que o mercado está em constante mudanças e é as empresas que precisam se adaptar ao mercado, não ao contrário.

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