As férias estão dando adeus aos estudantes, que – em sua maioria – retornam às aulas na próxima semana, encaram mais um semestre e ficam mais perto da formatura. Mas e aí, você está preparado para isso?
Nesse clima todo de início de semestre me vem uma cena que acho que ocorreu com todos os alunos de publicidade no seu primeiro semestre de faculdade: que área você quer seguir? Não sei você, mas quando eu entrei para a publicidade não sabia que ela tinha uma segmentação tão grande e de áreas completamente diferentes e eu não soube responder ao professor naquele dia.
Ao longo dos semestres a gente vai aprendendo um pouco, e às vezes o insuficiente, sobre o que a gente pode escolher para seguir no mercado publicitário. O tempo vai passando, a pressão aumentando e você não se sente preparado para vivenciar aquilo tudo, como também, acho que na maioria das vezes, você não encontra oportunidade para pôr em prática tudo aquilo que é lindo na teoria.
Seus pais continuam sem saber entender o que você faz, dizem para tentar um concurso público, porque só assim terá estabilidade financeira, e você nunca vê um concurso de publicidade (se é que abriu algum nessa última década rsrs). Daí bate a famosa bad e para pra pensar o que você fez com a sua vida.
Agora eu volto para a pergunta que eu fiz no primeiro parágrafo com dois acréscimos: você está preparado para TUDO isso DE NOVO? Só quem vivencia esse drama universitário publicitário sabe do que eu estou falando. Quem nunca, não é mesmo? Somos cobrados de todos os lados. Muitas vezes temos que dar conta de receber pedido de parente para fazer aquela arte marota gratuitamente, além da xerox da faculdade e ainda temos que juntar as moedas para fazer cursos para complementar o currículo (porque uma faculdade de quatro anos não é o suficiente)… Desanimador, para um início de semestre, não é?
Sabe a parte boa de tudo isso? Também estou procurando. A parte ruim foi mais fácil de escrever, confesso. A parte boa é que tudo isso nos força a amadurecer e aprender a tomar decisões e ser responsáveis por ela, afinal, ser adulto – além de pagar boleto – é isso, certo? As oportunidades vão surgir se você se esforçar e permanecer atento ao que acontece no mercado publicitário local e ao nacional. O networking é o mais legal de fazer faculdade, é recompensador e dá um up na nossa saúde mental. Construir um repertório cultural diariamente é a tarefa de todo publicitário e que eu aprendi com o mesmo professor do primeiro semestre.
A faculdade é o primeiro passo para aprender publicidade. Ser bom requer muito mais aprofundamento e dedicação e não dá para ser superficial. Profissionais do mercado de longas datas passam por isso também. Ou seja, a jornada de aprendizagem é dura, é diária e é para a vida toda.
Enfim, ânimo! Um brinde de café para esse semestre que inicia.