Creativosbr

Fonte: Divulgação UNICEF

UNICEF lança novo mascote no Brasil, criado pela Africa Creative 

Batizado de ‘Unicefito’, personagem simboliza a presença invisível e essencial da organização, que celebra 75 anos no País, trabalhando pelos direitos de crianças e adolescentes  

Dando início ao mês da criança, o UNICEF lança um novo personagem ao público: o Unicefito. Criado pela Africa Creative, uma das agências de publicidade mais criativas e inovadoras do mundo, o novo mascote é o protagonista da campanha “Amigo Invisível” – desenvolvida para mostrar o trabalho silencioso, porém fundamental, que o UNICEF realiza no Brasil, impactando a vida de mais de milhões de meninas e meninos. 

Confira aqui:

Seguindo a cor azul cyan, marca registrada do UNICEF, o personagem surge como um amigo invisível, que acompanha uma menina em momentos importantes do seu dia a dia – da sala de aula ao posto de saúde, do diálogo com o conselho tutelar à convivência com outras crianças. O enredo busca mostrar que o Unicefito é a materialização simbólica da presença do UNICEF no Brasil. Por meio de seus funcionários e parceiros, a organização trabalha diariamente junto a agentes públicos de 2.266 municípios e 9 capitais, onde vivem mais 24 milhões de crianças e adolescentes, para que cada menina e menino tenha seus direitos assegurados. 

A campanha reforça o conceito “Onde quase ninguém vê, o UNICEF está há 75 anos”, destacando a atuação da organização em territórios vulneráveis e o impacto real de suas ações em comunidades quase invisíveis.  

O UNICEF está no Brasil desde 1950, trabalhando nos bastidores, lá na ponta, junto com os agentes públicos, para garantir que cada criança e adolescente possa ir para a escola e aprender, crescer de forma saudável, ser protegido contra as violências, viver em um planeta sustentável, com água, saneamento e higiene, e ter acesso a boas políticas públicas“, explica Joaquin Gonzalez-Aleman, Representante do UNICEF no Brasil.   

O Unicefito é uma forma sensível e criativa de mostrar que o UNICEF está presente de maneira contínua e transformadora na vida das crianças. Mesmo que muitas vezes não seja visto, seu impacto é real e constante“, afirma Sergio Gordilho, CCO da Africa Creative. 

O mascote já havia aparecido em julho de 2025, como um teaser em Brasília, aguçando a curiosidade do público, durante a celebração dos 75 anos da organização no Palácio do Itamaraty. 

UNICEF, 75 anos de história no Brasil 

Quando o UNICEF iniciou suas atividades no País, em 1950, a infância brasileira era marcada por altos índices de mortalidade infantil e baixa cobertura vacinal, o acesso à escola ainda não era para todos e havia muitos desafios.   

O UNICEF contribui para mudar essa realidade, trabalhando ativamente para a melhoria das políticas públicas de educação, saúde e assistência social. Prova disso é que, em 1950, a cada 100 crianças que nasciam no Brasil, 16 morriam antes de completar um ano de vida. Hoje, é apenas uma. Em 1950, a taxa de alfabetização da população adulta era de apenas 49,5%. Em 2022, esse índice chegou a 93%. São todos resultados de mudanças estruturais no País, em cada Estado e cidade, que vem acontecendo com o apoio do UNICEF e de outras organizações. 

Os desafios, no entanto, não estão terminados. As infâncias e adolescências mudaram, o mundo mudou, há novas oportunidades, direitos que ainda não foram consolidados e novos desafios que emergiram e demandam atenção urgente. 

Por isso, o UNICEF segue firme em seu propósito de trabalhar, diariamente, pelos direitos de cada menina e menino no Brasil, em especial aqueles em situação de maior vulnerabilidade. E agora conta com o Unicefito para também ajudar nessa grande missão. 

Ficha técnica

AGÊNCIA: AFRICA CREATIVE

CLIENTE: UNICEF

PRODUTO: Institucional

CAMPANHA: 75 anos de Unicef no Brasil

TÍTULO: Amigo Invisível

PEÇA: Filme

CCO: Sergio Gordilho

CO-CCO: Angerson Vieria

Criação: Caio Verçosa, Mateus Souza, Cristine Costa

CEO: Márcio Santoro

Diretor de Relações Institucionais: Raphael Vandystadt

Diretora de Atendimento: Flávia Mesquita

Atendimento: Yuri Paternostro e Isabelle Lodetti

Planejamento: Lucas Zem, Juliana Castro

Diretora de Conteúdo: Cristiana Uehara

Mídia: Haroldo Paro, Ademir Camargo

Head de Produção Rodrigo Ferrari

Produção RTV: Rodrigo Ferrari, Ana Mello, Jair Perez

Diretor do Filme: Ferrari e Passaro

Diretor Animação: Paulo Eduardo Cezareto Passaro

Diretor Tecnico: Gustavo Minicucci

Coordenador de Pos: Fernando Vellosa 

Ass de Coord Pós: Hugo Ferriolli

Assistente de Direção: Ana Fuschini

Atendimento: Isabela Hana e Betania Menardi

Finalizador 1: Douglas Terciano

Finalizador 2: Pablo Polo

Montagem: Akira

Assistente Montagem: José Bozicanin

Colorista: Psycho

Lead Compositor: Edu Nascimento

Compositores: Eduardo Rios Andrade, Rogerio Merlino 

Conform: Guilherme Villa

Motion: Caio Vinicius, Raphael Enes

Head IA: André Ferezini

IA: Leandro Lemos, Duda Araújo, Mauro Almeida, Paulo Cipriano

Desenho Shooting: Luiz Gonzaga

Produtora de Áudio: Antfood Music & Sound Design

Direção Criativa:  Lou Schmidt, Fernando Rojo e Tiago Mago

Produção Executiva:  Renato Castro e Christiane Rachel

Produção Musical: Lou Schmidt, Fernando Rojo, Tiago Mago, Luis Bergmann, Vinicius Nunes e Lucas Baldin

Coordenação de produção: Monique Munhoz e Pablo Mello

Finalização: Bruno Broaska, Fabian Jorge e Pedro Macedo

Aprovação do cliente: Camilo Leon, Ericka Galindo, Marina Massote De Moura E Sousa

SOBRE O UNICEF

O UNICEF, Fundo das Nações Unidas para a Infância, trabalha para proteger os direitos de cada criança e adolescente, em todos os lugares, especialmente os mais vulneráveis, nos locais mais remotos. Em mais de 190 países e territórios, fazemos o que for preciso para ajudar crianças e adolescentes a sobreviver, prosperar e alcançar seu pleno potencial. Em 2025, o UNICEF comemora 75 anos no Brasil. 

O trabalho do UNICEF é financiado inteiramente por contribuições voluntárias. 

Acompanhe nossas ações no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e LinkedIn.
Você também pode ajudar o UNICEF em suas ações. Faça uma doação agora. 

SOBRE AFRICA CREATIVE

Com mais de 20 anos de história, a África Creative é uma das agências de publicidade mais criativas e inovadoras do mundo, responsável pela comunicação de grandes marcas nacionais e internacionais. Reconhecida por transformar ideias em resultados memoráveis, acumula diversos prêmios em festivais renomados, sendo a única agência brasileira no Top 10 mundial de Cannes por três anos consecutivos e no Top 20 do Warc Creative 100 de 2024. Tendo a criatividade como DNA e sendo disruptiva por natureza, lidera há duas décadas todas as 10 edições do ranking bianual do Agency Scopen, que avalia agências no mundo inteiro. 

Gostou do conteúdo? Acesse nossa home e veja mais.
Acompanhe também nosso perfil nas mídias sociais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *