Creativosbr

Fonte: Divulgação UNICEF e Podpah

UNICEF e Podpah reinventam telethon para o streaming em maratona “Fortalece”

Live de arrecadação acontece em 7 de outubro com a participação de celebridades e influenciadores e marca uma nova era para o telethon, agora na plataforma digital

Ações de impacto social estão migrando para o mundo digital e uma nova iniciativa entre o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e o Podpah, um dos maiores canais de entretenimento do Brasil, é a prova disso. Em uma ação idealizada pela agência On The Nose, os apresentadores Igão e Mítico foram nomeados, em agosto, os primeiros Apoiadores de Alto Perfil do UNICEF no País. A parceria marca a estreia de uma maratona de arrecadação de fundos que redefine o tradicional “telethon” para a era do streaming

Batizada de “Fortalece”, a maratona acontecerá em 7 de outubro, na nova sede do grupo Podpah, em São Paulo. A iniciativa transforma um formato televisivo clássico em uma experiência digital mais tecnológica e engajadora, usando a linguagem para   mobilizar a audiência do videocast a entrar em ação e doar. 

A tecnologia a serviço de uma causa social é a base dessa parceria. As plataformas de streaming se tornaram ferramentas poderosas para mobilizar recursos e engajar o público jovem. Com a influência e o alcance do Podpah, estamos construindo uma ponte entre o entretenimento e a ação, levando a pauta da infância para onde as novas gerações estão“, afirma Francisco Javier Martos Mota, Chefe de Mobilização de Recursos e Parcerias do UNICEF no Brasil. 

A reinvenção do formato busca aproveitar a autenticidade dos criadores de conteúdo para gerar empatia e ação. A live “Fortalece” vai usar uma linguagem acessível e histórias reais para conectar o público jovem. É um exemplo de como criadores de conteúdo estão se tornando articuladores de impacto social. Com duração de cinco horas, a maratona unirá entretenimento como um elemento decisório para gerar doações, com apresentações musicais, desafios e sorteio de experiências.  

Recentemente temos visto diversos players fazendo o movimento de expansão para o digital. Trazer o formato de telethon é muito pertinente porque a Geração Z, a maioria das pessoas que consomem conteúdo da internet, é uma comunidade muito engajada. Sabemos disso porque já realizamos ações semelhantes no passado e que foram muito bem recebidas. Estar neste projeto com o UNICEF e a On The Nose é um privilégio e um orgulho”, ressalta o CEO do Grupo Podpah, Victor Assis.   

Na On The Nose, acreditamos que a comunicação social precisa acompanhar a forma como as novas gerações se conectam. A maratona ‘Fortalece’ une entretenimento, streaming e propósito de uma forma única, transformando engajamento em ação concreta para beneficiar milhares de crianças. Este projeto com o UNICEF e o Podpah mostra como formatos clássicos podem ser reinventados para o digital, mantendo a emoção e o engajamento, mas com muito mais alcance e autenticidade. Nosso papel foi criar uma experiência que conecta o público jovem à causa, tornando a doação não apenas possível, mas também significativa”, destaca Rafael Cappelli, sócio da On The Nose.  

Um formato comprovado 

A maratona “Fortalece” marca, no Brasil, a transição do modelo de arrecadação de fundos da TV para os canais digitais, conectando com o público de maneira mais autêntica e engajadora, principalmente com as novas gerações. A estratégia é inspirada em experiências digitais bem sucedidas em outros países.  

O telethon realizado pelo UNICEF no Uruguai em 2025, por exemplo, demonstrou o potencial do modelo que uniu pela segunda vez a força conhecida da TV aberta com a potência dos canais digitais de conteúdo. Após análise dos dados, percebe-se que a estratégia favoreceu a ocorrência de doações recorrentes – quando uma pessoa assume o compromisso de doar uma quantia de dinheiro de forma contínua por um período, geralmente mensal. Esse tipo de apoio representou 75% da arrecadação, o que permite que organizações mantidas por contribuições voluntárias, como o UNICEF, possam planejar suas ações de maneira mais eficiente do que com doações únicas e pontuais. 

A maratona ‘Fortalece’ é a nossa resposta à transformação digital do engajamento social. A experiência em outros países, como o Uruguai, nos mostra que o público está pronto para ir além da doação pontual. A autenticidade e a conexão que o ambiente de streaming nos permite criar são essenciais para construir um relacionamento de longo prazo, que se traduz em doações recorrentes e, o mais importante, em um impacto mais sustentável e previsível na vida de milhares de crianças”, completa Francisco Javier Martos Mota, Chefe de Mobilização de Recursos e Parcerias do UNICEF no Brasil. 

Sobre o Grupo Podpah  

Com mais de 9 milhões de inscritos no YouTube e 27 milhões de seguidores em todas as redes sociais, o Podpah é um dos maiores canais de entretenimento da internet do Brasil e um grupo com diversas unidades de negócios em diferentes setores. Além do digital, o Grupo Podpah possui sob seu guarda-chuva empresas em outros ramos como Vestuário, com a loja online em parceria com a Sufgang; Eventos, com a Podparty e o Desafio X2; Alimentício, com a rede de hamburguerias Rango Brabo Burger; Negócios e Conexões, com a black&yellow; Produtos, com itens em colaboração com outras marcas; e Transmissões, com a recém anunciada criação do canal MadHouseTV, em parceria com a FURIA, organização de esportes eletrônicos, para exibir na internet competições esportivas e de games.  

Sobre a On the Nose  

A On The Nose é uma agência independente de soluções criativas digitais que opera com a metodologia proprietária ‘Ignite, Create e Boost’ para transformar ideias em ações impactantes. Fundada em 2019, traz um modelo de negócios ‘one stop shop’, onde planejamento estratégico, criatividade e campanhas 360º se conectam de forma fluida e integrada. Com uma abordagem que mistura dados, inovação e agilidade, a agência entrega resultados consistentes, sempre focada em impulsionar marcas. 

Informações para a Imprensa  

UNICEF – Trama  

Paula Bueno – pbueno@tramaweb.com.br – 11 96407-7538  

João Vitor Zotini – jzotini@tramaweb.com.br – 11 99813-0151  

Podpah 

Ricardo Schwarz – ricardo.schwarz@podpah.com.br – 11-99457-3199  

On the Nouse – FT Estratégias 

Renata Vomero – renata.vomero@ftestrategias.com.br – 11 94064-7148  

Natália Vacchelli: natalia.vacchelli@ftestrategias.com.br – 11 94064-7148  

Sobre o UNICEF 

O UNICEF, Fundo das Nações Unidas para a Infância, trabalha para proteger os direitos de cada criança e adolescente, em todos os lugares, especialmente os mais vulneráveis, nos locais mais remotos. Em mais de 190 países e territórios, fazemos o que for preciso para ajudar crianças e adolescentes a sobreviver, prosperar e alcançar seu pleno potencial. Em 2025, o UNICEF comemora 75 anos no Brasil. O trabalho do UNICEF é financiado inteiramente por contribuições voluntárias. Acompanhe nossas ações no FacebookTwitterInstagramYouTube e LinkedIn

Você também pode ajudar o UNICEF em suas ações. Faça uma doação agora.

Gostou do conteúdo? Acesse nossa home e veja mais.
Acompanhe também nosso perfil nas mídias sociais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *