O CENP | Fórum da Autorregulação do Mercado Publicitário divulgou nesta quarta-feira, o estudo CENP Meios que, desta vez, reporta os investimentos publicitários por empresas anunciantes no país durante o primeiro semestre de 2025.
O estudo revela que o mercado apresentou um crescimento de 12,5% em relação ao mesmo período do ano anterior. Entre janeiro e junho de 2025 foram investidos, R$ 11,9 bilhões de reais em mídia.
O crescimento apontado consolida o mercado publicitário entre os segmentos que mais se desenvolvem no país e chama ainda mais a atenção quando comparado à alguns dos principais índices econômicos, o PIB que, no mesmo período (janeiro à junho de 2025) apontou um crescimento na casa de 2,5%.
Quando analisada a distribuição do investimento publicitário por meios de comunicação destaque para a TV, que surge na liderança do estudo. (42,3%). Entretanto, vale considerar que o CENP-Meios consolida os dados de investimentos publicitários em TV aberta e em TV por assinatura.
Ou seja, se analisados de forma individual, a TV aberta deixaria a liderança, passando para um share real de 33,3% dos investimentos em mídia. Nessa mesma situação, a TV por assinatura teria reais 8,8% dos investimentos.
O digital (líder no share de investimento se analisados os meios de forma avulsa) aparece com 40,2% dos investimentos publicitários, seguido da mídia OOH, com 11,9%. Complementam ainda o estudo, o Rádio (3,7%), Jornal (1,3%), Revista (0,3%) e Cinema (0,3%).
O estudo CENP-Meios conta com a participação de 327 agências de publicidade de todo o país e considera os Pedidos de inserção de Mídia (PI) emitidos pelas agências aos veículos de comunicação, em nomes de seus clientes anunciantes.
Gostou do conteúdo? Acesse nossa home e veja mais.
Acompanhe também nosso perfil nas mídias sociais.
 
								

 
								 
								


