Ozzy Osbourne foi muito mais do que um ícone do rock. Sua imagem e senso de humor ágil transformaram o vocalista do Black Sabbath em um artista que transcendeu os palcos.
O eterno “príncipe das trevas” também deixou um legado importante para o universo da comunicação: o de como uma personalidade pode ser transformada em marca e como essa marca pode se conectar, com irreverência e ousadia, com públicos muito distintos.
Não foram poucas as vezes em que Ozzy colocou mostrou seu carisma em campanhas de grandes marcas. Uma das mais lembradas é o comercial de Pepsi Twist exibido durante o Super Bowl de 2003. Nele, Ozzy aparece em um pesadelo ao descobrir que seus filhos foram trocados pelas gêmeas Olsen (uma sátira divertida sobre a própria fama da família Osbourne).
O Super Bowl também foi palco de outro momento memorável: em 2011, Ozzy apareceu ao lado de Justin Bieber em um comercial da Best Buy. O filme brinca com a rápida evolução tecnológica trocando Ozzy por Bieber para representar a nova geração. A junção improvável entre os dois foi genial e um grande sucesso entre o público.
Na mesma época, Ozzy também marcou presença em outras campanhas publicitárias incluindo animações e ações voltadas ao público jovem, sempre com seu humor ácido e caótico. Mas talvez o uso mais estratégico de sua imagem tenha vindo nos últimos anos com o avanço das collabs. Em 2022, o músico lançou uma coleção limitada com a Rock and Roll Beauty e em parceria com a Revolution Beauty. Paletas de sombras em formato de caixão, batons escuros e produtos nomeados com hits como “Crazy Train” e “Iron Man” mostraram como a estética do artista podia migrar com naturalidade para o universo da beleza sem perder a identidade.
Ozzy também levou seu DNA ao pé da letra ao lançar uma edição limitada de latas de chá gelado com “traços reais do seu DNA” em parceria com a marca Liquid Death. A ação fazia parte de uma campanha provocativa e bem-humorada da marca que já é conhecida por brincar com temas sombrios e extremos. Além de gerar buzz, a iniciativa consolidou Ozzy como um dos poucos artistas que souberam transformar sua história pessoal em produto com autenticidade.
Portanto, Ozzy Osbourne foi muito além do rock, o artista construiu uma identidade forte e reconhecida que atravessa gerações.
Além disso, foi uma inspiração para campanhas que souberam brincar com sua personalidade única, misturando humor, provocação e criatividade. Seu legado é esse: mostrar que, às vezes, o diferencial está em não ter medo de ser quem você é de verdade e nisso ele foi imbatível.
Gostou do conteúdo? Acesse nossa home e veja mais.
Acompanhe também nosso perfil nas mídias sociais.