O mercado de tecnologia vem crescendo exponencialmente, mas a presença de mulheres nesse processo ainda é pequena, especialmente quando se fala no desenvolvimento de ferramentas de inteligência artificial (IA). Segundo dados do Fórum Econômico Mundial, apenas 22% dos profissionais no mundo que trabalham com IA são mulheres. Outro estudo, conduzido pela Oliver Wyman, mostra que apenas 51% das mulheres no mercado de trabalho dizem usar a IA no dia a dia.
Com o projeto IA Delas, a Vivo pretende inspirar meninas e mulheres a enxergar na tecnologia, especialmente na IA, um caminho de revolução e conquista de espaço, no mercado e na sociedade. Para isso, a marca vai lançar uma série de conteúdos que trarão o problema à tona, ao mesmo tempo em que sensibilizam e inspiram mulheres a fazerem novas escolhas e mudarem a realidade. Parte dos conteúdos trarão depoimentos das próprias executivas de tecnologia e inovação da Vivo, que inclusive tem hoje uma mulher, Adriana Lika, à frente do time de IA. Ela mesma dá seu testemunho sobre sua trajetória e deixa uma mensagem de incentivo e esperança para as meninas e profissionais do futuro.
A companhia já trabalha também para integrar o IA Delas a outras iniciativas com este foco, como o Pense Grande Tech, um programa da Fundação Telefônica Vivo que contribui com o desenvolvimento de competências digitais de educadores e estudantes da Educação Profissional na área de tecnologia.
Gostou do conteúdo? Acesse nossa home e veja mais.
Acompanhe também nosso perfil nas mídias sociais.