Influenciadores foram a aposta das marcas e agências para gerar mais conexão com o público, as tradições e os símbolos locais
Em 2025, uma das grandes atrações nas Festas de São João foi o Marketing de Influência. Muitas agências investiram no formato para se conectar com o público nordestino. A Estalo, que nasceu em Salvador e realiza ativações em festas de São João no Brasil inteiro há 18 anos, por exemplo, escolheu a dedo dois influenciadores regionais para realizar sorteios, lives, e mostrar as ativações in loco de diversas marcas.
Os criadores escolhidos pela Estalo foram a paraibana Lizandra Vasconcelos, com 584 mil seguidores no Instagram, percorreu as festas de São João em Campina Grande e Caruaru (PE) e fez diversos posts na rede social. Carlos Yuri, com 146 mil seguidores no Instagram, participou de uma das festas de São João que mais cresce nos últimos anos: Maracanaú, no Ceará. O influenciador vive na cidade e produziu inúmeros conteúdos durante os quase 25 dias de agito.
Mas, por que o Marketing de Influência?
“Não é apenas uma escolha afetiva; é uma decisão estratégica, que garante mais aderência cultural, mais eficiência na operação, mais conexão com o público e mais entrega de valor para todas as partes envolvidas”, explica a sócia-diretora do Estalo, Maíra Holtz. Os números comprovam.
Segundo a pesquisa “Marketing de Influência e Regionalismo” realizada pela Influency.me em parceria com a Opinion Box, é no Nordeste onde está a maior porcentagem de pessoas que seguem influenciadores regionais (73%) em comparação às outras regiões do país. Além disso, 47% dos entrevistados de todo o Brasil afirmam que deixariam de consumir produtos de empresas que desrespeitam ou ignoram a cultura local.
Basta analisar as informações e fica claro que no Nordeste, é preciso investir em influenciadores regionais. Inclusive, oportunidade não falta. 18% dos influenciadores brasileiros estão na região, somente a região Sudeste abriga mais criadores, de acordo com o estudo da Wake Creators.
Por isso, Maíra destaca: “Eventos como o São João não são apenas entregas operacionais. As ações envolvem curadoria, entendimento sociológico, gestão de experiência, ativação sensorial e, acima de tudo, profundo respeito às tradições e aos símbolos locais. É uma escolha para traduzir, na prática, o que representa aquela cultura”.
Sobre a Estalo
Agência de marketing 360º que assina criações e ativações para marcas como Ambev, BRF, Nestlé, H2OH!, Pepsi, IFOOD, Mercado Pago, Sanofi, entre outras. Com atuação nacional e 18 anos de experiência no mercado, conta com escritórios em São Paulo, Salvador e Rio de Janeiro. Especialista em live marketing, soma ao seu portfólio serviços como estratégia, conteúdo, PR stunt, brand activation, promo, PDV transformation, talks e congressos, lançamentos e eventos. Reconhecida como a agência do Carnaval, há 10 anos é responsável por toda a operação de vendas de produtos Ambev com vendedores nas ruas de Salvador, já atuando também nas festas de Recife, Olinda e São Paulo. Já assinou ativações para marcas como 99, Guaraná Antarctica e Seda, por exemplo, durante os principais carnavais do Brasil. Mais informações: @estalobr
Gostou do conteúdo? Acesse nossa home e veja mais.
Acompanhe também nosso perfil nas mídias sociais.