O Moonvalley, laboratório de inteligência artificial, anunciou o lançamento do Marey, um modelo de linguagem de vídeo voltado a produção robusta para profissionais do setor audiovisual.
Diferentemente das ferramentas que vêm causando polêmica no mercado por utilizarem dados não autorizados, o Marey foi desenvolvido 100% com conteúdo licenciado. O time da Moonvalley firmou parceria com cineastas independentes, youtubers, criadores de conteúdo comercial e estúdios pelo mundo para garantir que todos os dados usados em seu treinamento tivessem permissão de uso.
O objetivo é construir uma IA que respeite os criadores e funcione como um assistente criativo e não como um atalho que apaga a mão humana do processo, sendo uma ferramenta poderosa para potencializar a criatividade e auxiliar profissionais que buscam precisão em suas produções.
O Marey foi pensado para facilitar o trabalho de diretores, roteiristas, produtores e equipes de efeitos visuais. A ferramenta permite, por exemplo, que o usuário inicie a criação com um prompt de texto, mas também envie cenas reais com atores humanos e solicite variações, alterando cenários, figurinos ou objetos, enquanto o movimento dos atores continua com precisão.
Além disso, é possível arrastar objetos para animá-los ou definir movimentos de câmera, como panorâmicas e zooms virtuais. Nos próximos meses, será possível manipular áudio, iluminação e posicionamento de personagens em sets virtuais.
O lançamento sinaliza uma nova fase entre a tecnologia e a produção audiovisual. A proposta da Moonvalley está mais próxima de empoderar os profissionais do que substituí-los, oferecendo maior agilidade sem atropelar o trabalho criativo humano.
Gostou do conteúdo? Acesse nossa home e veja mais.
Acompanhe também nosso perfil nas mídias sociais.