Creativosbr

Fonte: reprodução Nestlé

Nestlé e IBM usam IA para reinventar o futuro das embalagens

A Nestlé R&D e a IBM uniram forças para usar inteligência artificial generativa no desenvolvimento de novos materiais de embalagem. O foco é criar soluções mais eficazes, recicláveis e seguras para alimentos, um impacto que pode transformar toda a indústria.

A parceria acontece no novo centro de inovação da Nestlé que combina tecnologias como realidade virtual, digital twins, sensores e agora IA de última geração. Com a expertise da IBM Research, a empresa está usando modelos de linguagem para prever, testar e propor materiais que protejam melhor os alimentos e, ao mesmo tempo, respeitem o meio ambiente.

Mais do que acelerar o processo tradicional de pesquisa e desenvolvimento, que pode levar anos, a IA é capaz de sugerir novas combinações químicas de materiais que equilibram custo, performance, sustentabilidade e reciclabilidade. Em outras palavras: embalagens mais eficientes e com menor impacto ambiental.

Segundo Stefan Palzer, Chief Technology Officer da Nestlé: “esta colaboração ilustra como a Nestlé está liderando a transformação digital na indústria de alimentos e bebidas”.

A iniciativa também responde a um dos maiores desafios do setor que é substituir plásticos convencionais por alternativas que ofereçam a mesma proteção contra oxigênio, umidade e calor sem comprometer a segurança alimentar ou o sabor dos produtos. Até agora, o algoritmo já gerou diversos materiais promissores que seguem em fase de testes e validações.

Alessandro Curioni, vice-presidente da IBM Research, complementa: “acreditamos que a IA generativa continuará a transformar a descoberta científica, criando novas oportunidades para impulsionar o crescimento sustentável”.

Porém, apesar dos avanços, o uso da IA ainda exige validação técnica e análise regulatória cuidadosa. Todo o processo conta com supervisão científica e testes rigorosos para garantir que os materiais desenvolvidos sejam realmente viáveis e seguros.

A iniciativa, portanto, se soma ao esforço da Nestlé para atingir metas ambientais como reduzir o uso de plástico virgem e promover embalagens 100% recicláveis ou reutilizáveis até 2025.

Gostou do conteúdo? Acesse nossa home e veja mais.
Acompanhe também nosso perfil nas mídias sociais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *