O Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions, considerado o Oscar global da propaganda, completa 72 anos nesta edição em que homenageia o Brasil, terceiro país mais premiado no Festival. Nesse contexto de reconhecimento mundial dos melhores cases publicitários, o Grupo Boticário, e sua marca Vult, celebram uma nova conquista e um feito inédito para uma marca brasileira, o troféu Glass: The Lion for Change, categoria que reconhece trabalhos criativos que abordam a desigualdade e o preconceito, pelo segundo ano consecutivo. Em 2024, o prêmio foi para O Boticário com a campanha de Dia dos Pais e o projeto de licença parental.
O grupo de beleza foi premiado por cases marcados por profundidade e consistência, que vão além da criatividade ao promover inovação, relevância cultural e impacto positivo. “Nossas marcas têm propósito e consistência. Para nós, conectar geração de valor e criatividade é algo que precisa ser diariamente intencional. A nossa agenda mistura a transformação que desejamos para o negócio com o que acreditamos para a sociedade, e é por isso que fico muito satisfeita com nosso desempenho no Festival de Cannes. Esse reconhecimento traduz, também, o legado que queremos deixar“, afirma Renata Gomide, VP de Marketing do Grupo Boticário.
“Respeita Meu Capelo”, de Vult
Na categoria Glass: The Lion for Change, Vult garantiu o Leão de Bronze com o case Respeita Meu Capelo, criado em parceria com a agência GUT. A campanha desafiou o status quo ao recriar chapéus de formatura para pessoas negras, em parceria com a Dendezeiro, marca baiana agênero e especialista na pluralidade dos corpos – a iniciativa serviu de inspiração para a Lei 80/2024, em Salvador (BA), que prevê aumentar a inclusão no sistema municipal de ensino da cidade, que é a capital com maior população negra fora da África.
Renata Gomide, VP de Marketing, que é uma das porta-vozes que está representando o Grupo Boticário na França, acredita que os reconhecimentos refletem o propósito da companhia. “Ganhar em Cannes é muito mais do que um prêmio — é o reconhecimento de um legado que reflete o nosso propósito de transformar a sociedade por meio da beleza, com ações potentes e impacto real“, comenta a executiva. “Nos orgulhamos demais das indicações, mas principalmente por tudo o que está por trás delas: a dedicação incondicional de um time apaixonado e inquieto em gerar transformação de forma consistente, ano após ano. Ver esse esforço coletivo sendo reconhecido globalmente, com dois troféus Glass consecutivos, é muito especial e reforça que estamos no caminho certo“, comenta.
“Datas especiais”, do Boticário, no shortlist do festival
A marca O Boticário também entrou no shortlist da categoria Glass, uma das mais relevantes, que reconhece trabalhos de impacto que abordam desigualdade de gênero e que são capazes de mudar a cultura. O case, intitulado “Special Dates” abordou a potência que as narrativas e as histórias têm de transformar a sociedade, e reúne quatro grandes campanhas sazonais da marca, todas em parceria com a agência AlmapBBDO: Tormenta, campanha de Dia das Mães de 2024, que abre um debate sobre os estigmas e os desafios que envolvem a relação de mães e filhos durante a adolescência; Instinto Paterno, campanha de Dia dos Pais de 2023, que convida à reflexão sobre a licença parental como um benefício para a equidade de gênero no ambiente corporativo; Natal de 2024, que propõe uma reflexão sobre o cuidado com as pessoas amadas como uma jornada natural da vida e a campanha de Dia das Mães deste ano, que aborda o tema Tentantes, sabendo que essa jornada pela maternidade começa muito antes da gestação e que essa percepção não é compartilhada com todos.
“Nossa ideia é sempre construir campanhas com histórias consistentes, que deixem claro que o resultado é fruto de uma estratégia sólida, construída no longo prazo. Na nossa visão, cases isolados e pontuais não sustentam marcas fortes. Neste case em específico, reforçamos o quanto é possível, com boas histórias, não comunicar produtos, mas comunicar transformação. Por isso, estarmos em Cannes com nossos trabalhos concorrendo ali, ao lado de projetos tão potentes, já é uma grande conquista“, encerra Renata Gomide.

Sobre O Boticário
O Boticário é uma empresa brasileira de cosméticos e marca primogênita do Grupo Boticário. A marca de beleza mais amada e preferida dos brasileiros* foi inaugurada em 1977, em Curitiba (Paraná), e tem a maior rede franqueada** de Beleza e Bem-estar do Brasil com pontos de venda em 1.650 cidades brasileiras e com presença em 15 países. O Boticário conta com um amplo portfólio composto por itens de perfumaria, maquiagem e cuidados pessoais e está presente nos canais de loja, venda direta e e-commerce. Comprometida com as pessoas com o planeta, a marca possui o maior programa de logística reversa em pontos de coleta do Brasil, o Boti Recicla. Além de fazer parte do movimento Diversa Beleza – um compromisso com a beleza livre de estereótipos - e não realiza testes em animais.
Fontes: *Ranking Kantar – Brand Inclusion Index – As marcas mais inclusivas do Brasil de 2025
Sobre Vult
Vult é uma marca brasileira que nasceu em 2004. Com diversos pontos de venda e canais espalhados por todas as regiões do país, a marca prevê uma acelerada expansão e projeta dobrar de tamanho. Conta com portfólio completo de produtos para maquiagem, cuidados pessoais, esmaltes, pincéis e acessórios. Antenada às grandes tendências, Vult é uma das líderes no mercado de beleza no Brasil, com produtos desenvolvidos sob os melhores padrões de qualidade e a preços acessíveis. Um dos propósitos da marca é potencializar a ascensão de mulheres brasileiras com o projeto 220 Vults, que capacita e leva a beleza como instrumento de emancipação econômica para as mulheres periféricas.
Desde 2018, Vult passou a integrar o portfólio de marcas consagradas do Grupo Boticário, um dos dez maiores varejistas do Brasil.
Sobre Grupo Boticário
Um dos maiores grupos de beleza do mundo, o Grupo Boticário é uma empresa brasileira presente em mais de 40 países. É dono das marcas O Boticário, Eudora, Quem Disse, Berenice?, Vult, O.U.i, Dr. JONES, Tô.que.tô, TRUSS, e do marketplace Beleza na Web, além de atuar com produtos licenciados como Australian Gold, Bio Oil, Nuxe, e Pampers e sua divisão para o mercado B2B. Essa interação entre diferentes marcas, ativos, plataformas, rede de franqueados, representantes, distribuidores, varejistas, sellers e fornecedores formam o ecossistema de beleza do Grupo Boticário que oferece, ainda, soluções digitais de gestão de negócio para o varejo brasileiro por meio das suas marcas Mooz, Casa Magalhães e GAVB. São mais de 20 mil colaboradores diretos, com mais de 4 mil lojas em 1.701 cidades brasileiras.
Pautada por uma atuação responsável com o planeta, a sociedade e os consumidores, a empresa tem o ESG embutido em seu modelo de negócios. Até 2030, o Grupo prevê ampliar o impacto positivo para a sociedade por meio da sua jornada ESG pautada pela transparência e pela Beleza de Crescer Juntos, que reúne compromissos voltados para as dimensões humanas, ambientais e nossos processos produtivos.
A história do Grupo Boticário começou em 1977 em uma pequena farmácia de manipulação no Paraná e hoje agrega laboratório, fábrica, inovação, tecnologia, logística, marketing e varejo, em um ecossistema de 110 mil pontos de venda no varejo, parceiros e fornecedores. A empresa atua ainda nas frentes ambientais, sociais e culturais e conta também com atuação da Fundação Grupo Boticário e Instituto Grupo Boticário. Conheça mais emwww.grupoboticario.com.br
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