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Fonte: divulgação CNN

Shonda Rhimes no Cannes Lions 2025: o poder de contar boas histórias

Nesta última quinta-feira, 19, o Cannes Lions contou com uma das palestras mais esperadas pelo público e que lotou o Lumière Theatre. Shonda Rhimes, roteirista, produtora e CEO da Shondaland, subiu ao palco ao lado de Mark Read, CEO da WPP, para falar sobre como histórias bem contadas podem moldar culturas, engajar e impulsionar marcas. A conversa fez parte da sessão “WPP | Lições de Shondaland: Diga ‘Sim’ à narrativa corajosa”.

Responsável por sucessos como Grey’s Anatomy, Scandal, Bridgerton e Inventando Anna, Shonda refletiu sobre sua trajetória desde os tempos de televisão tradicional até o streaming global. “O que Bob Iger quer ver?”, brincou ao lembrar da época em que escrevia para a emissora ABC, referindo-se ao CEO da Disney.

Por anos, ela dominou as noites de quinta-feira na TV norte-americana com o famoso TGIT (Thank God It’s Thursday). “Se estou no set, eu sou literalmente a única pessoa que não está trabalhando, eu apenas julgo o que as pessoas fazem. Sou uma grande fã de deixar que as pessoas que eu contrato façam seu trabalho”, contou, revelando também sua política de manter no time apenas quem embarca na jornada criativa junto com ela: “uma política anti idiotas”, como ela mesma definiu.

A mudança para a Netflix em 2017 marcou uma nova fase. “A Netflix agrega um valor à produção que as pessoas não pensavam ou esperavam. Quando olhava para a perspectiva de onde estava, era claro saber o caminho que a televisão vinha tomando”, afirmou. “É lá que a TV interessante está neste momento. Isso foi parte da minha mudança”.

Além do alcance global, Shonda destacou a relação das audiências com os universos que ela cria. “Essas comunidades são muito vorazes por qualquer coisa que entregamos a elas, e também querem viver dentro dessas histórias, e é aí que as marcas entram. Se conseguir usar minhas histórias para ajudar outros a contarem suas próprias histórias, é um bom casamento”.

Quando o assunto foi publicidade, ela reforçou a importância de planejar bem qualquer inserção: “A publicidade precisa ser orgânica, estar no roteiro e fazer sentido para os personagens. Tem que ser algo vital para eles“.

Mark Read encerrou a conversa perguntando sobre o futuro da Shondaland. Shonda respondeu com a mesma ousadia criativa que marcou toda a sua carreira: “Já avançamos o suficiente para que eu sinta que é realmente um lugar onde vale a pena passar tempo. É muito sobre descobrir como inovar nas próximas produções. Na Shondaland, nunca queremos ficar parados. Não perdemos tempo olhando para o que já fizemos, então vamos nos acomodar. Não estamos tentando apenas acompanhar a cultura; estamos tentando criar cultura”.

O Creativosbr tem o patrocínio da NEOOH e FECAP para a cobertura do Cannes Lions 2025. Fique por dentro de tudo o que acontece no maior Festival de criatividade do mundo!

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