Criado pela Africa Creative, projeto que combina figurinhas colecionáveis, realidade aumentada e ativações OOH será distribuído gratuitamente em Belém
Em novembro de 2025, o Brasil vai sediar pela primeira vez a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30), em Belém (PA), no coração da Floresta Amazônica. Representantes de diversos países estarão reunidos para discutir a crise climática global. Para contribuir com essa agenda e ampliar o acesso de crianças ao tema ambiental, a Vale apresenta, em parceria com a agência Africa Creative, uma iniciativa inédita: o álbum Árvores do Mundo.
Mais do que um álbum de figurinhas, o projeto propõe uma experiência de educação interativa com 60 figurinhas ilustradas com espécies de árvores que representam os países participantes da conferência. A coleção também contempla figurinhas especiais, com recursos de realidade aumentada: ao escaneá-las com o celular, crianças e adultos poderão visualizar modelos tridimensionais das árvores, aprender sobre as espécies das árvores e acessar informações para descobrir mais sobre biodiversidade e preservação. O objetivo é aproximar o público infanto-juvenil da agenda climática por meio de uma linguagem lúdica e acessível – unindo a brincadeira clássica de colecionar figurinhas com tecnologia de ponta.
A distribuição será gratuita, com eventos nas Usinas da Paz – espaços de cidadania localizados em bairros periféricos de Belém. As ativações incluem jogos, experiências imersivas, roleta de prêmios e ambientes instagramáveis, ampliando o engajamento local com o universo do álbum e com as pautas ambientais.
“O álbum de figurinhas Árvores do Mundo representa mais um passo na nossa jornada rumo à COP30. Queremos sensibilizar o público infantil sobre a importância da conservação da natureza e, ao mesmo tempo, promover o engajamento local em torno da conferência. A principal métrica de sucesso dessa iniciativa eu vi de perto, no lançamento em Belém: crianças trocando figurinhas e jogando bafo com brilho nos olhos. É esse tipo de conexão que fortalece o posicionamento da Vale como uma parceira relevante na agenda climática e na proteção da floresta“, afirma Leandro Modé, Diretor de Comunicação e Marca da Vale
Para ampliar o alcance da ação, o projeto também ganha as ruas de Belém com uma ativação interativa em mídias OOH: peças que contém figurinhas gigantes e podem ser escaneadas com o celular, desbloqueando experiências em realidade aumentada em meio ao espaço urbano.
“A ideia do álbum nasceu da vontade de transformar a preservação em um assunto que desperte a imaginação das crianças, como em uma Copa do Mundo do meio ambiente. Ao resgatar o clássico álbum de figurinhas e conectá-lo com tecnologia, conseguimos falar de biodiversidade, pertencimento e clima de um jeito acessível, divertido e educativo ao mesmo tempo. Fazer isso no coração da Amazônia, oferecendo uma nova forma de conhecer e viajar pelas raízes das árvores do mundo, é mais do que simbólico: é necessário“, finaliza Aaron Sutton, ECD da Africa Creative.
Ficha Técnica
CAMPANHA: Álbum Árvores do Mundo
CLIENTE: VALE
CCO: Sérgio Gordilho
Diretor Executivo de Criação: Aaron Sutton
Diretor de criação: Aaron Sutton e Guilherme Valverde
Criação: Guilherme Valverde, Rodrigo Fernandes, Pedro Paulo Mesquita e Leandro Leone
CEO: Márcio Santoro
co-CCO: Verônica Gordilho
Atendimento: Tatiana Chiari, PC, Carol Macedo, Rebeca Santiago e Carol Fadel
Mídia: Pedro Eustachio, Jefferson Salles,Tony Arbex, Caio Augusto Joaquim, Andrei Rodrigues, Marcela Cantarin e Marlon Pereira
CSO: Ana Paula Kuroki
Planejamento: Maria Juliana Strasburg, Marília Ziotti e Lucas Zem
RTV: Rodrigo Ferrari, Tais Olhiara, Vivi Guedes e Debora Souza
Figurinhas
Produtora: ARKX
Diretor de Tecnologia Criativa e Realidade Estendida ARKx: Tiago Canzian
Produção Executiva e Gestão de Projeto ARKx: Luís Felipe Labriola
Líder 3D: Cristiano Costa
Assistente de Produção e Controle de Qualidade: Letícia Hayashi e Caroline Marins
Desenvolvedor Front-End: Arthur Canzian
Artista 3D: Pedro Plácido, Haroldo Braga, Júlio Bonfante, Alehandro Franca e Letícia Matsuoka
Artista 3D LookDev: Vanessa Petroni e Fábio Nogueira
Tecnologias:
WebAR: 8th Wall
3D & Animação: Blender, Maya, Substance Painter, Redshift, Speedtree
Web Front-End: HTML5, GSAP, CSS, WebGL(Three.js)
Back-end / Infraestrutura: Node.js, AWS (CloudFront, S3)
SOBRE AFRICA CREATIVE:
Com mais de 20 anos de história, a África Creative é uma das agências de publicidade mais criativas e inovadoras do mundo, responsável pela comunicação de grandes marcas nacionais e internacionais. Reconhecida por transformar ideias em resultados memoráveis, acumula diversos prêmios em festivais renomados, sendo a única agência brasileira no Top 10 mundial de Cannes por três anos consecutivos e no Top 20 do Warc Creative 100 de 2024. Tendo a criatividade como DNA e sendo disruptiva por natureza, lidera há duas décadas todas as 10 edições do ranking bianual do Agency Scopen, que avalia agências no mundo inteiro.
Gostou do conteúdo? Acesse nossa home e veja mais.
Acompanhe também nosso perfil nas mídias sociais.