Iniciativas ressaltam a importância de promover o acesso a educação menstrual, atendimento especializado e itens de higiene que garantam a dignidade durante o período menstrual
Neste sábado, 07 de junho, Always, marca de cuidado íntimo da P&G, e a organização United Way Brasil realizaram evento no Centro Assistencial Cruz de Malta, em São Paulo, com o objetivo de impactar pessoas de comunidades da região, para disseminar informações sobre saúde íntima. Além disso, mais de 70 mil absorventes serão doados a comunidades carentes por meio da parceria com a United Way Brasil, garantindo o acesso a itens de higiene essenciais.
As ações celebram o Dia da Dignidade Menstrual, comemorado em 28 de maio, e destacam a importância de conscientizar jovens e seus responsáveis sobre o tema, promovendo dignidade menstrual desde a primeira menstruação. O evento ofereceu conteúdos educativos para preparar jovens para esse momento e seus responsáveis para acolhê-los. Para isso, a marca contou com a participação da médica ginecologista Dra. Tatiane Boute, da psicóloga e embaixadora da marca Sarah Aline e de Evelyn Muniz, que atua no Núcleo Jovem do Programa Juventudes Potentes, articulado pela United Way Brasil, que mediou a conversa entre a médica e a psicóloga.
Além das palestras, foram realizadas rodas de conversa com o público presente, abordando temas como mudanças emocionais na adolescência, saúde íntima e parentalidade positiva.
Após o evento, o conteúdo está sendo disseminado ao longo da semana para todos que frequentam o Centro Assistencial Cruz de Malta, como jovens, pais e educadores, compartilhando conhecimento também com aqueles que não puderam comparecer. Além disso, desde maio, Always e United Way Brasil estão promovendo atendimento médico no ambulatório do Centro Assistencial Cruz de Malta para oferecer acesso a consultas com especialistas. Com essas ações, o objetivo é impactar diretamente mais de 800 pessoas de comunidades carentes da região.
Desde sua criação, Always tem o compromisso de aumentar a sensação de confiança, para que a menstruação não seja um obstáculo no caminho de ninguém. Tem um histórico marcado por campanhas inspiradoras e inovação em produtos com performance superior, que garantem proteção e conforto durante o ciclo menstrual.
Ao longo do tempo, Always foi responsável por iniciativas como a campanha #TipoMenina, que ressignificou a expressão, inspirando pessoas em todo o mundo e destacando a urgência de mudanças sociais. A marca também foi pioneira na discussão sobre pobreza menstrual no Brasil, patrocinando duas pesquisas inéditas que revelaram dados alarmantes: 25% das meninas brasileiras enfrentam essa situação, ou seja, não têm acesso a absorventes durante o ciclo menstrual e recorrem a alternativas nada adequadas.
Foram ainda mais de 6 milhões de absorventes doados, uma aceleradora social criada e estabelecido um legado que impulsionou o debate público e transformou a causa em uma necessidade social.
“Queremos, cada vez mais, desmistificar a menstruação. Acreditamos que apoiar o acesso à educação significa fomentar possibilidades para o futuro, em um mundo onde a menstruação não seja algo ruim. Esperamos democratizar esse assunto para que as pessoas que menstruam, desde o primeiro ciclo, tenham confiança. Para isso, contamos com a parceria da United Way Brasil e do Centro Assistencial Cruz de Malta para amplificar essa causa“, diz Diego Cerda, Vice-Presidente Sênior de Always no Brasil.
“A UWB tem a missão de promover oportunidades para as novas gerações brasileiras. Sabemos que a falta de dignidade menstrual e de acesso a informações sobre saúde íntima muitas vezes impedem as pessoas que menstruam de irem à escola e faz com que sejam preteridas no ambiente produtivo”, explica Gabriella Bighetti, CEO da United Way Brasil. “O tabu com relação à menstruação tem um impacto ainda maior quando falamos de regiões periféricas“, acrescenta.
“O Centro Assistencial Cruz de Malta tem como propósito zelar pelos valores que dão dignidade ao ser humano, evitando assim sua marginalização ou a limitação de suas potencialidades. Sabemos o quanto a desinformação e as dificuldades financeiras são fatores limitantes em todas as áreas da vida. Ajudar jovens a entenderem melhor e superarem as dificuldades do início da vida menstrual é fundamental para construírem sua autoestima, que é um fator crucial para seu desenvolvimento pleno“, comenta Vera Silvieri, Superintendente do Centro Assistencial Cruz de Malta.

Sobre Always
Always®, a marca #1 em vendas no mundo em Absorventes Menstruais, oferece uma ampla variedade de absorventes e protetores diários criados para se adaptarem a diferentes tipos de corpos, fluxos menstruais e preferências. Visite nosso site para mais informações.
Sobre a P&G
A P&G atende quase 5 bilhões de pessoas ao redor do mundo com suas marcas. A empresa conta com um dos portfólios mais fortes de marcas líderes, confiáveis e de alta qualidade, incluindo Always®, Ariel®, Aussie®, ClearBlue®, Downy®, Gillette®, Gillette Venus®, Head&Shoulders®, Herbal Essences®, Metamucil®, Old Spice®, Oral-B®, Pampers®, Pantene®, Tampax® e Vick®. A comunidade da P&G opera em aproximadamente 70 países. Acesse o site para encontrar as notícias mais recentes e informações detalhadas sobre a P&G e suas marcas, ou acesse P&G Careers para conferir nossas vagas em aberto.
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