Talentos brasileiros como Karen Lopes (DM9), Érika Moreira (Wieden&Kennedy, Amsdertam) e Giulia Ferrarezi (DAVID, Madri) são destaques do programa
O Estadão, representante oficial do Cannes Lions no Brasil, anuncia as participantes do programa de desenvolvimento de talentos, See It Be It 2025, criado para acelerar as carreiras de mulheres e pessoas não binárias. A nova turma conta com 20 criativos de 14 mercados, incluindo, pela primeira vez, representantes de Trinidad e Tobago e Venezuela. O programa ocorre durante o Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions, de 16 a 20 de junho de 2025, e oferece oportunidades de mentoria, masterclasses privadas com líderes do setor, além de acesso exclusivo aos bastidores e convites para sessões alinhadas aos objetivos de carreira de cada participante.
Desde seu lançamento em 2014, o See It Be It já reuniu mais de 100 mulheres e pessoas não binárias de 35 mercados. Até o momento, 75% das ex-participantes foram promovidas, e 63% ocupam cargos de Diretora Criativa ou superior. Mais informações sobre o programa estão disponíveis aqui, e diretrizes sobre como acelerar os esforços de equidade de gênero podem ser encontradas no relatório The Progress Check: Gender, exclusivamente na plataforma The Work.
A turma de 2025 contará com o apoio da mentora Atiya Zaidi, CEO & Chief Creative Officer da BBDO Pakistan, e das ex-participantes Estefanía López, Diretora de Estratégia da TBWA\Chiat\Day New York (EUA), e Nicky Lorenzo, Fundadora e Diretora Criativa Executiva da Twice on Sunday (EUA).
Comentando sobre sua nomeação, Nicky Lorenzo afirmou: “Poder atuar como mentora deste grupo incrível de talentos é um privilégio. O See It Be It foi – e continua sendo – uma fonte de inspiração, aprendizado e crescimento para mim, e espero proporcionar a mesma experiência para esta nova turma. Mais do que nunca, precisamos elevar mulheres que merecem reconhecimento e apoio“.
Estefanía López acrescentou: “Este grupo de criativas incríveis honra o legado do See It Be It e marca o início de uma nova década para o programa. Nada poderia ser mais icônico. Suas vozes serão fundamentais para remodelar o futuro da nossa indústria. Como mentora e amiga, estou ansiosa para ajudar cada um deles a desbloquear seu potencial e entender que liderança não é sobre justificar-se, mas sobre reconhecer suas forças e ajudar outros a fazerem o mesmo“.
As selecionadas para o See It Be It 2025 são:
- Aidovhioghie Anani, Deputy Creative Director, X3M Ideas, Nigéria
- Archana Mahadevan, SVP, Strategy Director, Arnold Worldwide, EUA
- Charlotte Berry, Senior Creative, Howatson+Company, Austrália
- Connie Chweh, Senior Art Director & Co-founder, Peloton Interactive & AZN AMERICANA, EUA
- Daniela Cabezas Narbona, Senior Copywriter, VML Santiago, Chile
- Érika Moreira, Copywriter, Wieden&Kennedy Amsterdam, Holanda
- Giulia Ferrarezi, Associate Creative Director, DAVID Madrid, Espanha
- Irina – Andreea Blanșek, Group Creative Director, Tribal Worldwide Romania, Romênia
- Jawahira Javed, Creative Director, BBDO Pakistan, Paquistão
- Jess Lilley, Creative Partner, The Open Arms, Austrália
- Karen Lopes, Senior Copywriter, DM9, Brasil
- Katie Dean, SVP Creative Director, 21GRAMS, EUA
- Kelly M. Garcia, Copywriter, Apple, EUA
- Kyra Matthews, Associate Creative Director (Copy), Emirados Árabes Unidos & Índia
- Leena Gupta, Creative & Founding Member, Talented Agency, Índia
- Mahima Kukreja, Independent Senior Creative Director, Índia
- Natasha Lashly, Chief Creative Officer, Piña Colada, Venezuela
- Pooja Ambulkar, Creative Director, Accenture GN Song, Índia
- Renata Muratova, Creative Group Head, Progression CA, Cazaquistão
- Tuere Kareem, Creative Director, Lonsdale Saatchi & Saatchi Advertising Ltd, Trinidad e Tobago
Frank Starling, Chief DEI Officer do LIONS, comentou: “O programa See It Be It foi criado em resposta ao desequilíbrio de gênero na indústria. Apesar de as mulheres representarem 55,6% da força de trabalho publicitária, segundo o censo da IPA Agency de 2024, pesquisas da Creative Equals apontam que apenas 24% das mulheres globalmente ocupam cargos de Diretora Criativa. Com essa disparidade crescente, é fundamental fornecer as ferramentas necessárias para que talentos criativos prosperem e ajudem a reduzir essa lacuna. Este ano, recebemos mais de 1.500 inscrições, o que demonstra o impacto do programa e o trabalho exemplar realizado pela nossa rede de ex-participantes. Parabéns à turma de 2025 e um grande agradecimento às nossas alunas pelo trabalho contínuo em expandir o impacto do See It Be It“.
Madonna Badger, presidente e embaixadora do See It Be It e fundadora/CEO/Chief Operating Officer da BADGER AGENCY, acrescentou: “Ao celebrarmos 11 anos do See It Be It, fica claro que fomentar talentos diversos não é mais uma opção – é essencial. Esta nova turma representa uma geração de criativas que não estão apenas moldando o futuro, mas o redefinindo com cada ideia ousada e inovação. Vocês estão provando que uma indústria mais inclusiva não é apenas possível, mas imparável. Por meio dos pilares de negociação, confiança, resiliência e adaptabilidade, construiremos juntos as ferramentas para enfrentar qualquer desafio com força e graça. Estamos ansiosos para ver como vocês vão liderar, inspirar e transformar a indústria. O futuro é brilhante e estamos empolgados para acompanhá-los nesta jornada!“.
A Founders International Network será a parceira de mídia oficial do See It Be It 2025. Histórias sobre os participantes e ex-alunos serão compartilhadas no canal de podcast da rede.
O programa está aberto a todas as mulheres e pessoas não binárias*. Para qualquer dúvida, entre em contato pelo e-mail talentprogrammes@canneslions.com e mais informações sobre o Festival deste ano podem ser encontradas no site de Cannes Lions.
*Para evitar dúvidas, isso inclui tanto mulheres cis quanto trans e todas as pessoas não binárias, independentemente da apresentação ou do sexo atribuído ao nascer.
Gostou do conteúdo? Acesse nossa home e veja mais.
Acompanhe também nosso perfil nas mídias sociais.