Creativosbr

Reprodução CENP

Investimentos em mídia digital ultrapassam TV aberta pela primeira vez, revela CENP-Meios

O CENP – Fórum da Autorregulação do Mercado Publicitário divulgou mais um recorte de um dos seus principais estudos, o CENP-Meios.

O relatório divulgado no dia de ontem, 12 de fevereiro, reporta ao mercado os investimentos publicitários de empresas anunciantes em meios de comunicação e veículos de comunicação no país. Os números retratam a compra de mídia realizada entre os meses de janeiro e setembro de 2024.

Durante esse período, foram R$ 17,8 bilhões em compra de mídia por empresas anunciantes no Brasil. O número revela um crescimento de 18,93% em relação aos mesmos nove meses do ano de 2023.

Outro dado bastante relevante e que chama a atenção do mercado, embora já esperado, é que pela primeira vez na história do estudo CENP-Meios, os investimentos reportados em mídia digital foram maiores do que a TV aberta, que até então liderava o ranking.

Durante janeiro e setembro de 2024, mais de R$ 7,04 bilhões de reais foram destinados à internet por empresas anunciantes, o que representa um share de 39,5% do bolo total publicitário. A TV aberta apresentou um montante de R$ 6,72 bilhões, dando ao meio um share de 37,7% do total.

Pela primeira vez também, o estudo uniu os investimentos de TV aberta e TV por assinatura e esses, quando somados, chegam a 42,9% dos investimentos reportados no período, aí sim, em específico nessa análise, ultrapassando o digital.

Completam ainda o estudo, os dados de investimentos publicitários nos demais meios. São eles: OOH (11,6%), Rádio (4,0%), Jornal (1,3%), Revista (0,4%) e Cinema (0,3%).

Fonte: Divulgação CENP-Meios

O CENP-Meios é um estudo com base em informações reportadas por 336 agências de publicidade do país participantes do projeto. Os valores são totalizados e agregados por período e meio (apresentados em ordem alfabética), não sendo recebidos quaisquer dados negociados individualmente em cada transação.

Gostou do conteúdo? Acesse nossa home e veja mais.
Acompanhe também nosso perfil nas mídias sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *