Creativosbr

Fonte: Divulgação

O GLOBO reconhece as empresas favoritas no Rio de Janeiro

Em sua 15ª edição, o estudo, realizado pelo jornal em parceria com a TroianoBranding, elege os principais produtos e organizações em 43 categorias e seis dimensões

A 15ª edição do Marcas dos Cariocas chega às principais bancas brasileiras nesta quinta, dia 12, com as empresas mais queridas pelos moradores da cidade do Rio. Realizada pelo jornal O GLOBO, em parceria com TroianoBranding, a pesquisa elenca marcas de produtos e serviços de acordo com o valor que elas agregam à vida da população local. Em 2024, foram 43 categorias avaliadas e seis dimensões de negócios: qualidaderespeitopreçoidentidadeevolução e a estreante ESG.

O destaque da edição de 2024 é a Uber, líder em cinco das seis dimensões (qualidade, respeito, preço, identidade e ESG), e vencedora na categoria “App de transporte”. Havaianas segue invicta como a marca que mais tem a cara do Rio, enquanto a Samsung ganha em Evolução – dimensão conquistada, até então, pela Uber, no ano anterior, e, em 2022, pela rede de academias Smart Fit. Nike, Volkswagen, Nubank, Pilão, Heineken, Grupo D’Or, GOL, Tenda, Johnson & Johnson, Decolar, Cultura Inglesa, Santa Mônica Rede de Ensino, Pacheco, McDonald’s, Boticário, Claro, Sérgio Franco, Casas Bahia, Brastemp, VISA, Rio Decor, C&A, CLARO, AMIL, Postos BR, Pedigree, Natura, Coca-Cola, Outback, Bradesco, BarraShopping, Mercado Livre, KIBON, Guanabara e Estácio também vencem em seus respectivos segmentos.

A publicação do Marcas dos Cariocas de 2024 envolveu duas fases principais. Em um primeiro momento, foram entrevistados 2150 moradores locais, uma média de 457 indivíduos por categoria participante, com o intuito de identificar as principais instituições nos seus respectivos segmentos. Em seguida, para a construção dos rankings de cada setor, cada um dos participantes foi exposto a cinco categorias em um rodízio randômico, na tentativa de entender como o entrevistado avaliava as marcas citadas e as elencou entre as seis dimensões do estudo, em função de sua preferência e relevância. Ao unir os resultados de cada fase, foram fornecidos os pesos para o cálculo do índice final da pesquisa, que respeitou a distribuição das variáveis sexo, idade e renda da população da área metropolitana do Rio de Janeiro, com base nos dados fornecidos pelo IBGE.

O ranking completo, que contempla as seis primeiras empresas de cada categoria, está na revista Marcas dos Cariocas 2024, publicada no jornal impresso do GLOBO nesta quinta-feira, dia 12, com análises, reportagens especiais e entrevistas exclusivas com as instituições vencedoras.

Confira abaixo os vencedores de cada ranking do Marcas dos Cariocas 2024:
  • A CARA DO RIO – 1º Lugar – Havaianas;
  • ACADEMIAS – 1º Lugar – SMART FIT;
  • APLICATIVOS DE SERVIÇO DE TRANSPORTE URBANO – 1º Lugar – UBER;
  • ARTIGOS ESPORTIVOS – 1º Lugar – NIKE;
  • AUTOMÓVEIS (FABRICANTES) – 1º Lugar – VOLKSWAGEN;
  • BANCOS – 1º Lugar – NUBANK;
  • CAFÉ – 1º Lugar – PILÃO;
  • CELULAR E TABLET – 1º Lugar – SAMSUNG;
  • CERVEJA – 1º Lugar – HEINEKEN;
  • CLÍNICAS E HOSPITAIS PARTICULARES – 1º Lugar – GRUPO D’OR;
  • COMPANHIAS AÉREAS – 1º Lugar – GOL;
  • COMPUTADORES – 1º Lugar – SAMSUNG;
  • CONSTRUTORAS – 1º Lugar – TENDA;
  • CUIDADOS COM O BEBÊ – 1º Lugar – JOHNSON & JOHNSON;
  • EMPRESAS DE TURISMO – 1º Lugar – DECOLAR;
  • ESCOLA DE IDIOMAS – 1º Lugar – CULTURA INGLESA;
  • ESCOLAS PARTICULARES – 1º Lugar – SANTA MONICA;
  • FARMÁCIAS – 1º Lugar – PACHECO;
  • FAST-FOOD – 1º Lugar – MCDONALD’S;
  • HIGIENE PESSOAL E BELEZA – 1º Lugar – BOTICÁRIO;
  • INTERNET BANDA LARGA – 1º Lugar – CLARO;
  • LABORATÓRIOS DE ANÁLISES CLÍNICAS – 1º Lugar – SÉRGIO FRANCO;
  • LOJAS DE ELETRODOMÉSTICOS – 1º Lugar – CASAS BAHIA;
  • LOJAS DE MÓVEIS E DECORAÇÃO – 1º Lugar – RIO DECOR;
  • ELETRODOMÉSTICOS – 1º Lugar – BRASTEMP;
  • MEIOS DE PAGAMENTO – 1º Lugar – VISA;
  • MODA FEMININA – 1º Lugar – C&A;
  • OPERADORAS DE TV POR ASSINATURA – 1º Lugar – CLARO;
  • OPERADORAS DE CELULAR – 1º Lugar – CLARO;
  • PLANOS DE SAÚDE – 1º Lugar – AMIL;
  • POSTOS DE COMBUSTÍVEL – 1º Lugar – POSTOS BR;
  • PRODUTOS PARA PETS – 1º Lugar – PEDIGREE;
  • PROTETOR SOLAR – 1º Lugar – NATURA;
  • REFRIGERANTES – 1º Lugar – COCA-COLA;
  • RESTAURANTES – 1º Lugar – OUTBACK;
  • RESPEITAM O MEIO AMBIENTE – 1º Lugar – NATURA;
  • RESPEITAM O CONSUMIDOR – 1º Lugar – BOTICÁRIO;
  • SEGUROS – 1º Lugar – BRADESCO;
  • SHOPPING CENTER – 1º Lugar – BARRA SHOPPING;
  • SITE DE COMPRAS – 1º Lugar – MERCADO LIVRE;
  • SORVETES – 1º Lugar – KIBON;
  • SUPERMERCADOS – 1º Lugar – GUANABARA;
  • UNIVERSIDADES PARTICULARES – 1º Lugar – ESTÁCIO.

Gostou do conteúdo? Acesse nossa home e veja mais.
Acompanhe também nosso perfil nas mídias sociais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *