Em sua 15ª edição, o estudo, realizado pelo jornal em parceria com a TroianoBranding, elege os principais produtos e organizações em 43 categorias e seis dimensões
A 15ª edição do Marcas dos Cariocas chega às principais bancas brasileiras nesta quinta, dia 12, com as empresas mais queridas pelos moradores da cidade do Rio. Realizada pelo jornal O GLOBO, em parceria com TroianoBranding, a pesquisa elenca marcas de produtos e serviços de acordo com o valor que elas agregam à vida da população local. Em 2024, foram 43 categorias avaliadas e seis dimensões de negócios: qualidade, respeito, preço, identidade, evolução e a estreante ESG.
O destaque da edição de 2024 é a Uber, líder em cinco das seis dimensões (qualidade, respeito, preço, identidade e ESG), e vencedora na categoria “App de transporte”. Havaianas segue invicta como a marca que mais tem a cara do Rio, enquanto a Samsung ganha em Evolução – dimensão conquistada, até então, pela Uber, no ano anterior, e, em 2022, pela rede de academias Smart Fit. Nike, Volkswagen, Nubank, Pilão, Heineken, Grupo D’Or, GOL, Tenda, Johnson & Johnson, Decolar, Cultura Inglesa, Santa Mônica Rede de Ensino, Pacheco, McDonald’s, Boticário, Claro, Sérgio Franco, Casas Bahia, Brastemp, VISA, Rio Decor, C&A, CLARO, AMIL, Postos BR, Pedigree, Natura, Coca-Cola, Outback, Bradesco, BarraShopping, Mercado Livre, KIBON, Guanabara e Estácio também vencem em seus respectivos segmentos.
A publicação do Marcas dos Cariocas de 2024 envolveu duas fases principais. Em um primeiro momento, foram entrevistados 2150 moradores locais, uma média de 457 indivíduos por categoria participante, com o intuito de identificar as principais instituições nos seus respectivos segmentos. Em seguida, para a construção dos rankings de cada setor, cada um dos participantes foi exposto a cinco categorias em um rodízio randômico, na tentativa de entender como o entrevistado avaliava as marcas citadas e as elencou entre as seis dimensões do estudo, em função de sua preferência e relevância. Ao unir os resultados de cada fase, foram fornecidos os pesos para o cálculo do índice final da pesquisa, que respeitou a distribuição das variáveis sexo, idade e renda da população da área metropolitana do Rio de Janeiro, com base nos dados fornecidos pelo IBGE.
O ranking completo, que contempla as seis primeiras empresas de cada categoria, está na revista Marcas dos Cariocas 2024, publicada no jornal impresso do GLOBO nesta quinta-feira, dia 12, com análises, reportagens especiais e entrevistas exclusivas com as instituições vencedoras.
Confira abaixo os vencedores de cada ranking do Marcas dos Cariocas 2024:
- A CARA DO RIO – 1º Lugar – Havaianas;
- ACADEMIAS – 1º Lugar – SMART FIT;
- APLICATIVOS DE SERVIÇO DE TRANSPORTE URBANO – 1º Lugar – UBER;
- ARTIGOS ESPORTIVOS – 1º Lugar – NIKE;
- AUTOMÓVEIS (FABRICANTES) – 1º Lugar – VOLKSWAGEN;
- BANCOS – 1º Lugar – NUBANK;
- CAFÉ – 1º Lugar – PILÃO;
- CELULAR E TABLET – 1º Lugar – SAMSUNG;
- CERVEJA – 1º Lugar – HEINEKEN;
- CLÍNICAS E HOSPITAIS PARTICULARES – 1º Lugar – GRUPO D’OR;
- COMPANHIAS AÉREAS – 1º Lugar – GOL;
- COMPUTADORES – 1º Lugar – SAMSUNG;
- CONSTRUTORAS – 1º Lugar – TENDA;
- CUIDADOS COM O BEBÊ – 1º Lugar – JOHNSON & JOHNSON;
- EMPRESAS DE TURISMO – 1º Lugar – DECOLAR;
- ESCOLA DE IDIOMAS – 1º Lugar – CULTURA INGLESA;
- ESCOLAS PARTICULARES – 1º Lugar – SANTA MONICA;
- FARMÁCIAS – 1º Lugar – PACHECO;
- FAST-FOOD – 1º Lugar – MCDONALD’S;
- HIGIENE PESSOAL E BELEZA – 1º Lugar – BOTICÁRIO;
- INTERNET BANDA LARGA – 1º Lugar – CLARO;
- LABORATÓRIOS DE ANÁLISES CLÍNICAS – 1º Lugar – SÉRGIO FRANCO;
- LOJAS DE ELETRODOMÉSTICOS – 1º Lugar – CASAS BAHIA;
- LOJAS DE MÓVEIS E DECORAÇÃO – 1º Lugar – RIO DECOR;
- ELETRODOMÉSTICOS – 1º Lugar – BRASTEMP;
- MEIOS DE PAGAMENTO – 1º Lugar – VISA;
- MODA FEMININA – 1º Lugar – C&A;
- OPERADORAS DE TV POR ASSINATURA – 1º Lugar – CLARO;
- OPERADORAS DE CELULAR – 1º Lugar – CLARO;
- PLANOS DE SAÚDE – 1º Lugar – AMIL;
- POSTOS DE COMBUSTÍVEL – 1º Lugar – POSTOS BR;
- PRODUTOS PARA PETS – 1º Lugar – PEDIGREE;
- PROTETOR SOLAR – 1º Lugar – NATURA;
- REFRIGERANTES – 1º Lugar – COCA-COLA;
- RESTAURANTES – 1º Lugar – OUTBACK;
- RESPEITAM O MEIO AMBIENTE – 1º Lugar – NATURA;
- RESPEITAM O CONSUMIDOR – 1º Lugar – BOTICÁRIO;
- SEGUROS – 1º Lugar – BRADESCO;
- SHOPPING CENTER – 1º Lugar – BARRA SHOPPING;
- SITE DE COMPRAS – 1º Lugar – MERCADO LIVRE;
- SORVETES – 1º Lugar – KIBON;
- SUPERMERCADOS – 1º Lugar – GUANABARA;
- UNIVERSIDADES PARTICULARES – 1º Lugar – ESTÁCIO.
Gostou do conteúdo? Acesse nossa home e veja mais.
Acompanhe também nosso perfil nas mídias sociais.