O mercado audiovisual está redefinindo a produção criativa com ferramentas de Inteligência Artificial que prometem maior agilidade, redução de custos e possibilidades narrativas que antes eram inimagináveis. Para muitas produtoras, adotar essa tecnologia não é apenas uma inovação, mas uma necessidade para atender as demandas de um mercado em constante transformação.
Em uma entrevista exclusiva ao Creativosbr, Baepi Pinna, sócio e diretor de cena da The Future Studios, destaca que uma produtora que utiliza IA tem mais capacidade de acompanhar as rápidas mudanças do mercado. “Graças ao nosso DNA, conseguimos nos manter na vanguarda no uso de ferramentas de IA aplicadas ao audiovisual. Essa capacidade nos permite inovar constantemente e adaptar nossos processos com uma eficiência que as produtoras tradicionais dificilmente alcançam”, explicou.
Apesar das vantagens da Inteligência Artificial, educar o mercado sobre seu potencial ainda é um desafio muito grande. Diante da dificuldade em desmitificar a complexidade da IA e mostrar seu real valor, a The Future Studios criou a The Future Academy, uma escola que busca mudar esse cenário e já formou diversos profissionais do mercado, além de mostrar como a IA pode ser uma aliada poderosa na criação de campanhas inovadoras e impactantes.
Atualmente, com clientes buscando soluções que reduzem custos, tempo e exploram novas narrativas e experiências criativas, a aceitação do mercado tem crescido cada vez mais. “A IA oferece um valor imenso ao permitir campanhas que antes seriam impossíveis com métodos tradicionais”, afirmou Pinna.
Neste ano, a The Future Studios se destacou com 3 cases de sucesso. A campanha da Bula Digital do Grupo Farma Brasil mostrou uma proposta inovadora para apresentar um produto igualmente inovador, mostrando como a IA pode transformar a forma como comunicamos tecnologia e saúde, além do projeto para o Movimento Bem Maior que amplificou causas sociais importantes.
Além disso, o trabalho para a Samsung em parceria com a Leo Burnett trouxe reconhecimento internacional através do Shortlist em Cannes e duas estrelas no Anuário do Clube de Criação (ouro e prata). Esses cases mostram como a tecnologia pode ir além do comercial, criando tanto impacto social quanto criativo.
Segundo Pinna, “a The Future Academy está comprometida em democratizar a produção cinematográfica por meio da integração de ferramentas de Inteligência Artificial (IA). Para o final deste ano, planejamos consolidar nossa presença no mercado brasileiro, estabelecendo parcerias estratégicas e ampliando nosso portfólio de projetos que utilizam IA. Em 2025, nosso foco será expandir nossas operações, desenvolvendo soluções inovadoras que atendam às demandas nacionais e globais e promovam a inclusão de talentos diversos no processo criativo. Estamos investindo para consolidar nosso time, expandindo nossa capacidade de atender diferentes demandas do mercado, sempre atentos às mudanças rápidas que o setor de IA e audiovisual exige, para continuar liderando essa transformação no Brasil.”
Por fim, ao ser questionado sobre qual mensagem deve ficar na mente dos leitores, o profissional finaliza: “a integração da Inteligência Artificial na produção audiovisual não é apenas uma tendência, mas uma evolução. Na The Future Studios, acreditamos que a IA é uma ferramenta poderosa que democratiza o acesso à criação de conteúdo, amplia possibilidades narrativas e permite experiências únicas. Estamos aqui para ajudar nossos clientes a explorar essas possibilidades, criando histórias que antes eram inimagináveis”.
Gostou do conteúdo? Acesse nossa home e veja mais.
Acompanhe também nosso perfil nas mídias sociais.