Há quem goste de rotina. Aqueles que curtem fazer as mesmas coisas, nos mesmos horários e na mesma sequência. Não há nada errado nisso, apenas a ideia de que sem novidade sua vida se torna uma mesmice, uma história sem graça.
Sou defensor da mudança constante. Isso não me torna uma pessoa totalmente resiliente, que se adapta a qualquer circunstância, mas alguém que busca inovar pra sair dos velhos conceitos, de se soltar da famosa zona de conforto. E acredite, os ganhos são absurdos.
É saindo da zona de conforto que você se conhece mais, se desafia e descobre seus limites. É se dar a oportunidade de conhecer skills que você nem imaginava ter, de abrir seus horizontes e ampliar seus conhecimentos. Embora focar nas suas fortalezas seja o correto a ser feito no dia a dia profissional, ao menos segundo os profissionais de RH, dar espaço aos pontos de melhoria é um tanto quanto justo e democrático consigo mesmo.
Permita-se enfrentar o medo, aceitar aquele cargo que seu líder te ofereceu. Permita-se tentar uma função diferente, conhecer por meio de um benchmark o que os outros colegas da empresa fazem. Deixe com que a versatilidade seja parte de você. Assim, se tornando uma pessoa generalista, talvez o seu lado especialista seja menos egoísta – no bom sentido – e solte-o em busca de novidades constantes.
E no final de tudo, você estará se vendo em um mundo de novidades, repleto de acessos a desafios os quais você não teria se estivesse ficado ali, parado no seu mundinho.
Faça cursos novos, até mesmo fora da sua área. Faça um trabalho voluntário. Tire um momento do seu dia pra criar algo novo, um projeto, uma ideia diferente. Vá ao trabalho por outro caminho. Na volta, pare na casa de um amigo que você não vê faz tempo. Quem sabe dessa conversa não surja um novo projeto?
A bola só chega redonda pra quem disputa a jogada, não pra quem espera ela no pé.
Gostou do conteúdo? Acesse nossa home e veja mais.
Acompanhe também nosso perfil nas mídias sociais.