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Imagem: Estande Casa Natura criado pela agência Estalo para o São João do Ceará. Crédito: Agência Estalo

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Grandes marcas apostam em marketing multisensorial para gerar conexão com o público

Ações com experiências multissensoriais ganham protagonismo no planejamento, geram resultados e conquistam o coração dos consumidores.

Foi-se o tempo em que as ações de ativação de marca se resumiam apenas ao sampling, também conhecido como distribuição de amostras grátis. No cenário competitivo de hoje, as marcas buscam cada vez mais estratégias inovadoras para se conectar profundamente com seu público. Uma das abordagens mais eficazes, criativas e envolventes é o Marketing Multissensorial, técnica que utiliza uma combinação de estímulos visuais, auditivos, olfativos, gustativos e táteis para criar experiências imersivas e memoráveis. Tudo pensado para gerar conexões emocionais duradouras, já que essa técnica ativa diferentes áreas do cérebro simultaneamente, intensificando a lembrança e a percepção da marca. 

Imagem: Natura nos shows da turnê ‘Nós a gente – Gilberto Gil e Família’. Crédito: Agência Estalo

Levar em conta os cinco sentidos ao criar uma ação de ativação de marca abre um leque de infinitas possibilidades para marcas que desejam se destacar em um mercado saturado, oferecendo experiências únicas que vão além da decisão de compra. Esta já é uma prática há anos da Estalo, agência de marketing 360º, que cria, planeja e desenvolve ações de ativação para grandes marcas. “Empresas que adotam o Marketing Multissensorial conseguem melhorar significativamente o engajamento e a fidelidade do cliente, ao oferecer experiências que vão além das expectativas tradicionais”, explica a sócia-diretora da Estalo, Maíra Holtz. A agência tem se destacado na implementação de campanhas de Marketing Multissensorial para seus clientes, aproveitando ao máximo cada um dos sentidos para criar ativações envolventes. 

Imagem: Jóia personalizada e exclusiva desenvolvida pela Estalo com as ondas sonoras de trecho da música Palco, de Gilberto Gil, para a Natura presentear a família Gil em show da turnê “Nós a gente – Gilberto Gil e Família”. Crédito: Agência Estalo

Algumas dessas ações foram desenvolvidas para a Natura, marca pioneira na utilização do olfato em suas ativações já há mais de seis anos. Um exemplo foi no São João de Maracanaú-CE no ano passado, quando a “Casa Natura” ofereceu um ambiente sensorialmente rico com fragrâncias exclusivas e interações temáticas. Nas festas de São João de outras cidades, a Natura também utilizou carrinhos sensoriais cenográficos para distribuir amostras e promover experiências olfativas únicas. 

Ainda para a Natura, desta vez pensando na ativação da audição através da música, do olfato e do tato a partir da demonstração dos aromas e texturas dos produtos da linha Ekos, e da visão, com um kit todo personalizado, a Estalo desenvolveu espaços integrativos para a marca durante a turnê ‘NÓS A GENTE – Gilberto Gil e Família’. 

Imagem: Marketing Multissensorial na prática: Casa Deline, espaço com piscina de bolinhas, foi uma das ações de ativação de marca no São João de Caruaru. Crédito: Agência Estalo

Para presentear os integrantes da família Gil, a Estalo propôs à Natura a criação de um kit com produtos da marca e uma jóia personalizada – com um pingente que representa as ondas sonoras de um trecho da música Palco, de Gilberto Gil. “A entrega de kits precisa ser cada vez mais personalizada para gerar valor. Não basta entregar um presente qualquer ou apenas produtos da marca. Isso é mais do mesmo. Precisamos encantar e tocar o coração das pessoas. Sabemos da importância da música Palco para o Gil, e eternizá-la em uma jóia desenhada exclusivamente para os membros família é ir muito além do marketing”, acrescenta Maíra.

Para encantar o público através do paladar, a margarina Deline acionou a Estalo para as festividades juninas deste ano em Caruaru. O estande da Casa Deline ofereceu uma experiência interativa com piscina de bolinhas e amostras de sua nova margarina de milho. 

“Nosso objetivo é criar experiências que não apenas promovam o produto, mas que realmente toquem o público em vários níveis sensoriais”, conta Maíra Holtz, que complementa que “o Marketing Multissensorial é a chave para gerar uma conexão genuína e memorável entre a marca e o consumidor.”

Outro exemplo de empresa que também contou com a expertise da Estalo para se conectar com os consumidores através do Marketing Multissensorial é a Pepsi Black, que utilizou amplamente o sentido da visão em uma ação especial durante a final da Liga dos Campeões da UEFA no ano passado, proporcionando um telão gigante no Ibirapuera em São Paulo e um ambiente vibrante para os torcedores. 

Já a Forno de Minas, tradicional marca de pão de queijo, usou o olfato para criar uma experiência culinária imersiva durante a SRE Trade Show, evento dedicado ao setor alimentício, oferecendo degustações frescas de novos produtos e atraindo os visitantes do evento com o “cheirinho de pão de queijo” do estande.

“A integração dos cinco sentidos nas ativações de marca cria experiências imersivas que impactam o público e fortalecem a lealdade à marca. É preciso pensar fora da caixa, planejar e executar ações de forma criativa, para que os consumidores levem na memória aquele momento de conexão estabelecido”, finaliza Maíra. 

Imagem: Estande da Forno de Minas e da McCain criado especialmente para a SRE Trade Show, no Rio de Janeiro. Crédito Imagem: Agência Estalo.
Sobre a Estalo

Agência de marketing 360º que assina criações e ativações para marcas como Ambev, Unilever, BRF, Nestlé, H2OH!, Pepsi, Habib’s, Hershey’s, Sanofi, Três Corações, entre outras. Com atuação nacional e 17 anos de experiência no mercado, conta com escritórios em São Paulo, Salvador e Rio de Janeiro. Especialista em live marketing, soma ao seu portfólio serviços como estratégia, conteúdo, PR stunt, brand activation, promo, PDV transformation, talks e congressos, lançamentos e eventos. Reconhecida como a agência do Carnaval, há 7 anos é responsável por toda a operação de vendas de produtos Ambev com vendedores nas ruas de Salvador, já atuando também nas festas de Recife, Olinda e São Paulo. Já assinou ativações para marcas como 99, Mercado Pago, Guaraná Antarctica e Seda, por exemplo, durante os principais carnavais do Brasil. Mais informações: @estalobr

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