Que o Fest’Up é um evento de grande impacto na vida dos estudantes de publicidade, você provavelmente já sabe. Mas você sabe como ele surgiu e quais eram os seus objetivos iniciais?
Para te deixar por dentro dessa história, entramos em contato com o ex-presidente e atual conselheiro da APP (Associação dos Profissionais de Propaganda), André Porto Alegre, que também é um dos criadores do Fest’Up.
Segundo André, a APP tinha uma diretoria estudantil com o objetivo de conectar estudantes com o mercado publicitário, onde seu principal evento era o Concurso de Campanhas que, com o tempo, se transformou em Concurso de TCC (Trabalho de Conclusão de Curso).
Essa mudança acabou distanciando os estudantes da entidade, pois, mesmo sendo muito tradicional, acontecia no final do ano e, de certa forma, acabava sendo seletivo por ser uma premiação.
Ricardo Ramos e Yan Von Brewer eram os diretores responsáveis da época e foi pensando nesse contexto que Yan sugeriu fazer um grande festival de caráter mais democrático que reunisse os alunos de publicidade para uma grande troca de ideias, sem competições, apenas uma confraternização. Ricardo gostou da ideia e deu o nome que se perpetuou: FEST’UP, Festival Universitário de Propaganda.
“Os dois começaram a trabalhar em um modelo de evento que perdurou por muitos anos, que era o de palestras paralelas, ou seja, o estudante escolhe o que quer assistir e, invariavelmente, irá perder muitas exposições. As exposições eram em formato de palestras feitas pelos profissionais de propaganda, e os temas percorrem as áreas clássicas de atuação da época: criação, mídia, atendimento, planejamento e produção de RTVC. Por muitos anos, com pequenos ajustes, o formato do Fest’up foi esse”, afirmou André.
Além disso, perguntamos ao profissional: Qual é a sua visão sobre o papel do jovem ingressante na carreira o qual deseja a cada dia mais estar inserido do nosso mercado? Como o Fest’Up pode impactá-lo?
“É curioso como o Fest’up se tornou, por muitos anos, a primeira ‘atividade profissional’ de milhares de estudantes de propaganda, a ponto de muitos colocarem nos seus CVs que participaram das edições. O mérito do evento foi colocar frente a frente quem fazia propaganda com quem estudava propaganda. Isso era bom para os alunos, mas, impressionantemente, para os professores tanto da capital como do interior que podiam acessar os profissionais consagrados. Portanto o Fest’up impactou o mercado de produção da propaganda no Brasil, provocando uma relação que até então não existia de forma sistematizada”, finalizou André.
Agora que você já conhece a história do Fest’Up, veja como garantir o seu ingresso neste link e invista no seu futuro.
Fique de olho no Portal Creativosbr e nas mídias sociais para acompanhar a nossa cobertura exclusiva e ficar por dentro de todas as novidades do Fest’Up 2024.