Que a IA veio pra ficar todo mundo já sabe. Polêmicas à parte, sobre se ela substituirá ou se será uma ferramenta auxiliar ao homem, a verdade é que ela já faz parte do dia a dia das pessoas, sejam elas estudantes ou profissionais do mercado.
Apesar do ChatGPT, uma das pioneiras no âmbito da inteligência artificial, ter surgido no final de 2022, na edição do Cannes Lions 2023 uma quantidade significativa de inscrições continham em suas sinopses o uso de IA, totalizando a média de 5% do artifício nos cases vencedores, com 3% destes utilizando a geração de imagens.
Com isso, seria mais do que esperado que, com a popularidade da inteligência artificial pelo mundo, a premiação de 2024 fosse bombar de cases com o uso da tecnologia. Dessa forma, o Festival introduziu um campo obrigatório do uso de inteligência artificial (IA) nas inscrições dos trabalhos, onde os participantes precisam mencionar a se usaram ferramentas na concepção, coleta de informações ou produção visual de uma ideia, bem como foi a forma utilizada em cada uma delas.
A fim de ter uma amplitude mais clara e completa do trabalho, quem ganha com isso é o júri, que consegue ter o foco voltado para os impactos que a inteligência artificial causa como resultado. Já a publicidade ganha em dobro, tendo a tecnologia cada vez mais ao seu lado, como uma verdadeira ferramenta que, sim, auxilia, assessora e endossa a criatividade, mas jamais, nunca mesmo, substitui a criatividade humana.
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