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18 livros que todo estudante de Publicidade deve ler

Em quase vinte e cinco anos de mercado e dezessete recém-completados de docência, eu não tenho dúvidas de que a pergunta que mais escutei ao logo de todo esse tempo em sala de aula (e ainda escuto) foi: “Professor, qual livro bacana sobre Publicidade você me indicaria?”.

A verdade é que a leitura sempre fez parte da minha vida e recomendo sempre que posso, entre uma aula e outra, um ou outro título que tem aderência ou adequação àquele conteúdo em específico. A verdade é que falo de livro sempre que posso.

Tenho uma estante com mais de 1.300 títulos, todos catalogados, e é claro que não li tudo que está ali. E da forma e com a frequência com que compro e ganho novos títulos, morrerei e não terei lido metade. Uma pena!

De todo modo, para atender esses meus alunos e tantos outros estudantes de publicidade e propaganda por esse Brasil, tomei a liberdade de montar uma lista com 18 títulos que creio serem de fundamental relevância e importância para quem deseja atuar em nosso tão dinâmico mercado de trabalho: o da publicidade.

Lembro que trata de uma lista produzida de forma subjetiva, que atende às satisfações pessoais e que, sim, provavelmente foram muito importantes em minha formação e atuação no mercado, ainda hoje. Não é a proposta dessa lista selecionar os melhores, maiores e mais indispensáveis obras, uma vez que não seria eu o nome mais indicado para tal. Acho que nem exista nome indicado para tal. E tampouco, por motivos mais do que óbvios, não é uma lista específica de livros apenas de Publicidade ou Propaganda.

De todo modo, trata-se de uma lista que une o tradicional ao mais moderno, observando a relevância da temática, as transformações em que nosso mercado está inserido e, em especial, as oportunidades da aplicabilidade prática daquilo que é dito. 

A lista não está necessariamente em ordem de relevância e/ou preferência.

Espero que gostem. Vamos aos livros:

01. A VACA ROXA

Autor: Seth Godin

Editora: Best Business

Sob o convincente argumento de que a quantidade de informações existentes no mundo torna as marcas muitas vezes invisíveis, a obra tenta de alguma forma explicar a importância de uma empresa sobressair desse universo e fazer com que as pessoas a percebam como uma possibilidade interessante. É uma relevante crítica ao marketing tradicional que, segundo o autor, com o tempo deixou de ser relevante por conta de novos hábitos e comportamentos das pessoas. Interessante porque, de alguma forma, o autor não parece ser um entusiasta da publicidade como conhecemos e então convida o leitor a refletir sobre novas formas de comunicar um produto ou serviço em um mundo cada vez mais digitalizado e cheio de informações.

02. CONFISSÕES DE UM PUBLICITÁRIO

Autor: David Ogilvy

Editora: Bertrand Brasil

Uma das obras mais conhecidas da nossa profissão e que traz a autobiografia daquele que foi o maior publicitário de todos os tempos: David Ogilvy. A história retrata toda a infância e adolescência do publicitário, passando por suas primeiras experiências profissionais como auxiliar de cozinha em um restaurante em Paris até se tornar um dos mais premiados redatores publicitários e um dos mais bem sucedidos empresários da indústria da comunicação. Talvez uma ou outra pitada de arrogância e egocentrismo podem ser ali observadas, características marcantes desse que foi um dos maiores gênios da publicidade mundial.

03. O JEITO DISNEY DE ENCANTAR CLIENTES

Autor: Disney Institute (prefácio de Michael D. Eister)

Editora: Saraiva

Um dos mais importantes livros que tratam de atendimento ao cliente. Uma obra prima que explica como a maior empresa de entretenimento do mundo criou um processo baseado na real satisfação de seus clientes. O livro traz os bastidores de uma organização focada no atendimento e na qualidade de seus serviços. Com toda certeza, uma obra que merece ser lida por gestores e líderes de empresas dos mais variados segmentos para que a partir desse benchmark pensem em modelos que sejam práticos e capazes não só de atenderem as expectativas, mas que possam também fidelizar os consumidores.

04. COMPRAS POR IMPULSO

Autor: Gilberto Strunck

Editora: 2AB

De nada adianta uma marca investir milhões de reais em publicidade se, na hora que o comprador chega ao ponto de venda, não encontra o produto. Isso se soma ao fato de que, segundo pesquisas, 85% das decisões de compra em um supermercado se dão ali, na hora, em frente às gôndolas de produtos. O livro, que aliás é extremamente bonito, analisa o comportamento de compra das pessoas e mostra como as marcas podem melhor trabalhar sua comunicação nos varejos de forma geral. Uma marca bem-posicionada alcança o destaque e conquista a atenção dos compradores.

05. O MENINO DO PIJAMA LISTRADO

Autor: John Boyne

Editora: Cia. das Letras

Definitivamente, o livro “O menino do pijama listrado” não é uma obra sobre publicidade. Entretanto, essa obra ao mesmo tempo que é perturbadora nos traz a possibilidade de entender a força que a propaganda pode exercer sobre as pessoas. O livro conta a história de Bruno, um garoto de oito anos que juntamente se sua família sai de Berlim para morar bem próximo a um campo de concentração, onde seu pai acaba de se tornar comandante. Forte, difícil, mas uma leitura necessária.

06. LOVEMARKS

Autor: Kevin Roberts

Editora: M. Books

Existem marcas que vão além de uma relação racional com seus consumidores. São marcas que parecem que foram criadas especialmente para nós. Quando essa sintonia ocorre é quando a conquista da fidelidade também acontece. São poucas as marcas no mundo que conseguem estabelecer uma relação de amor com seus consumidores. Nessa obra, o autor Kevin Roberts, ex-CEO mundial da Saatchi & Saatchi, trata dessa relação até emocional que algumas das grandes marcas do mundo conseguem estabelecer com seus clientes. Um livro incrível, uma leitura imperdível.

07. PSICOLOGIA DO CONSUMIDOR E DA PROPAGANDA

Autora: Christiane Gade

Editora: EPU

Algumas coisas não mudam, mesmo com o passar dos anos. Esse livro eu li pela primeira vez ainda em época de faculdade. De lá pra cá, voltei à leitura dele mais umas três ou quatro vezes. Um livro que vai além das técnicas da propaganda e sim, trata da importância do bom estudo ao comportamento dos consumidores. Ideal para quem busca as teorias de pesquisa de mercado, tão importantes nos dias de hoje. Não é uma obra publicada recentemente e então o leitor deve compreender que as exemplificações ali colocadas respondem mais às campanhas veiculadas em mídias tradicionais. Entretanto, isso não tira – em momento algum – a importância ou relevância do conteúdo abordado pela autora.

08. A PUBLICIDADE SEGUNDO OGILVY

Autor: David Ogilvy

Editora: Prêmio

Muito provavelmente, a mais rara obra de toda essa lista aqui. Lançada em 1983, quando já era considerado o maior publicitário de todos os tempos, David Ogilvy faz aqui uma análise do seu olhar sobre a publicidade. Revisita muitas de suas campanhas, relembra por inúmeras vezes “Confissões de um Publicitário”, seu primeiro livro lançado; e de bandeja, deixa dezenas (talvez centenas) de ensinamentos ao leitor. Um livro que quase que vale por todo um curso de criação em publicidade. Genial, defino.

09. A REALIDADE EM JOGO

Autora: Jane McGonigal

Editora: Best Seller

Em todo o mundo, mais de 400 milhões de pessoas jogam videogame. No Brasil, o número de usuários de games é próximo de 70 milhões. Nessa brilhante obra, discute-se a importância de uma série de habilidades que podem ser desenvolvidas a partir do uso de videogames. Num mundo cada vez mais gamificado, o que antes era apenas entretenimento agora se transforma em necessidade de aprendizado. “Os games nos tornam melhores” é a máxima deste livro. Excelente e necessária leitura.

10. A ORIGEM DAS MARCAS

Autores: Al Ries e Laura Ries

Editora: M.Books

Um livro maravilhoso e necessário sobre branding. Assim eu definiria essa obra. A construção de uma marca envolve uma série de variáveis que são abordadas com excelência nesse livro. Os autores trazem a Teoria da evolução das espécies de Charlie Darwin para explicar o comportamento das marcas no mundo. Incrível!

11. TED TALKS: O GUIA OFICIAL DO TED PARA FALAR EM PÚBLICO

Autor: Chris Anderson

Editora: Intrínseca

O poder da comunicação. Como publicitários temos a obrigação de termos como ponto forte, a boa comunicação. Isso serve para as campanhas que iremos desenvolver para as marcas, mas também para nossa capacidade de comunicação com colega de profissão, clientes e parceiros. De anda adianta uma boa ideia, um bom plano, se não formos capazes de explicar e defender aquilo de uma forma convincente. Oratória é essencial ao novo profissional de comunicação. Aqui, o CEO do TED dá dicas incríveis de como usar o poder da oratória a seu favor, seja numa reunião, numa sala de aula ou num palco enquanto palestra.

12. CRIATIVIDADE EM PROPAGANDA

Autor: Roberto Menna Barreto

Editora: Summus Editorial

Uma das mais clássicas e tradicionais obras da publicidade brasileira. Bibliografia mais do que obrigatória nos cursos de Publicidade e Propaganda de todo o país, o livro de Roberto Menna Barreto traça todo o processo criativo voltado para o desenvolvimento de campanhas publicitárias. A leitura de Criatividade em Propaganda é obrigatória aos estudantes de publicidade e em especial àqueles que desejam atuar no departamento de criação das agências.

13. NA TOCA DOS LEÕES

Autor: Fernando Morais

Editora: Planeta

Considerado um dos mais relevantes livros para quem estuda ou simpatiza com as temáticas Publicidade e Propaganda. O autor, especialista na publicação de biografias, conta de forma detalhada toda a história da W/Brasil, àquela que foi uma das mais premiadas agências de publicidade de nosso país. Toda a vida e obra de Washington Olivetto é contada aqui com uma riqueza de detalhes impressionante. Vale muito a leitura e mais do que isso, guardar esse livro na estante para todo o sempre.

14. DIRETO DE WASHINGTON

Autor: Washington Olivetto

Editora: Summus Editorial

Washington Olivetto dispensa apresentações. Para muitos (e para mim também), o maior publicitário da história de nosso país. Um dos maiores do mundo. Nesse livro, ele conta muitas de suas histórias vividas na propaganda e na publicidade. Quase que todas ali, contadas pela primeira vez por ele. Por serem contadas pelo próprio, os capítulos são brilhantemente escritos, recheados de detalhes e com boas doses de humor. 

15. ECONOMIA DA INFLUÊNCIA

Autor: Flávio Santos

Editora: Gente

Nesta obra, Flávio Santos, CEO da MField e especialista em marketing de influência traz informações extremamente relevantes sobre o mundo dos influenciadores digitais em nosso país. É interessante que, embora já bastante consolidado, não existiam antes do livro do Flávio Santos, uma obra que tão bem conseguisse abordar com profundidade essa temática. De uma maneira bastante didática e exemplificada, a obra explica tudo o que você precisa saber sobre o uso de influenciadores para campanhas publicitárias.

16. O JORNALEIRO DA GUERRA

Autor: Célio Ashcar Jr.

Editora: do Autor

Um romance que trata de amor, sentimento, lembrança, família. Num primeiro momento pode não parecer ter link algum com nossa profissão. Entretanto, a obra escrita por Célio Ashcar Jr. trata de pessoas que estão entre a razão e a emoção, entre a família e a paixão. Um romance de época que conta a história de dois jovens na Alemanha nazista em tempos de Segunda Guerra Mundial. Uma narrativa forte, que emociona e que mexe de verdade com o leitor. Vale a pena!

17. FAZER ACONTECER

Autor: Julio Ribeiro

Editora: Saraiva

Julio Cesar Ribeiro foi um dos maiores publicitários brasileiros. Fundador da agência Talent e vencedor de quatro Prêmios Caboré foi um dos líderes do mercado mais respeitados do Brasil. Nessa obra, ele traz toda sua experiência de décadas cuidando de algumas das principais marcas anunciantes de nosso país. Fala ainda de comportamento, carreira, liderança e obstáculos da vida profissional em Propaganda. Vale muito a leitura, sério! 

18. Os 8Ps do MARKETING DIGITAL

Autor: Conrado Adolpho

Editora: Novatec

Definido pelo próprio autor como um guia estratégico de marketing digital. Realmente podemos dizer que ao longo de suas incríveis 904 páginas, a obra tenta abordar todas, (ou quase isso) estratégias de marketing digital possíveis para uma marca de produto ou serviço. Pesquisa, planejamento, produção, publicação, promoção, propagação, personalização e precisão são os pilares da obra que traz uma visão ampla, detalhada e completa do mundo digital. Serve mais com um guia mesmo, já que acaba servindo mais como material consultivo para quem trabalha com marketing.

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