CreativosBR

Fonte: Envato

O maior inimigo da sua carreira é você

A tecnologia pode estar nos dando a falsa impressão de que o conhecimento e a capacitação podem ser simplificados e que podemos aprender tudo rapidamente. Vejo que muitos entendem que adquirir uma nova habilidade é algo que não requer tempo ou disciplina. Um comportamento comum é que as pessoas estão deixando de investir em sua formação por estarem muito ocupadas.

Me pergunto: por que estamos tão ocupadas? Será que não estamos perdendo muito tempo presos em rotinas que não dominamos? Ou será que nos falta prioridade? O maior inimigo da sua carreira é você, pois você não prioriza sua carreira na sua vida.

Canso de ver fotos muito ruins em perfis do Linkedin, textos sem o menor cuidado, às vezes até com uma concordância confusa e pessoas que não gastam nem 30 minutos por mês ampliando seus conhecimentos.

É interessante que esta é a geração da conexão, portanto, entendo que você pode trabalhar sua carreira em qualquer momento, em qualquer lugar. Escrevi numa visita que fiz à cidade de Sorocaba, num horário após o meu almoço, uma oportunidade de tempo que tive. O meu segredo, algo simples: eu tenho disciplina.

Eu tenho TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade), portanto, a concentração é um grande problema. Preciso estar sempre atento a coisas que acabam me distraindo, tirando meu foco. Você pode não ter TDAH, mas esse fenômeno também acontece com você.

Não nos damos conta das coisas da nossa rotina que consomem tempo precioso que poderíamos estar usando para investir em nossa carreira, ou mesmo para descanso.

Nem sempre percebemos como estamos envolvidos no consumo de conteúdo. Penso que em breve seremos cada vez mais parte do conteúdo, ou então escravos dele. Vejo gente que não tem tempo para cuidar da vida, mas está sempre atualizada com a última série. Assistir a uma nova série não é um problema, mas é um problema maratonar o tempo todo e não ter tempo para você, para sua carreira.

O conteúdo sempre nos fará querer consumir mais. Eles são planejados para serem assim, seja pelo formato, o tempo de duração, seja pela construção da narrativa que sempre deixa uma questão a ser resolvida no final do episódio.

Eu recomendo que você gaste tempo avaliando quais são as atividades que consomem mais seu tempo. Esta descoberta vai te ajudar a priorizar aquilo que é importante e racionalizar melhor o uso do seu tempo.

O que são desperdiçadores de tempo? São elementos da nossa rotina que prendem nossa atenção. Alguns deles não são nem tarefas específicas, em muitos casos são só distrações.

Quer um bom exemplo? Os “pushes”, aqueles alertas sonoros para novos e-mails, mensagens recebidas ou mesmo uma nova notícia. Isso interrompe sua atividade e acaba disputando tempo com sua atenção.

Entenda que você não precisa ler uma mensagem na hora que ela chega. Muitas vezes lemos e-mails e não os respondemos, muita gente faz isso. Perceba que ler o e-mail para depois responder nos fará ler o e-mail novamente no futuro, portanto, se posso te dar um conselho, concentre o tempo de leitura de e-mails para já responder as mensagens ao mesmo tempo.

Não é só o mundo digital que rouba nosso tempo. Algumas conversas no escritório podem roubar preciosos minutos do seu dia. Não sei você, mas parece que tenho colegas que têm sempre muito tempo disponível para conversar durante o expediente. Não me entenda errado, sei que isso é comum, mas tome cuidado com o tempo que você dedica para isso.

Hoje trabalhamos em ilhas e as pessoas têm acesso a nós muito rapidamente. É importante saber sinalizar se o momento é favorável, ou não. Se o papo é bom, é interessante, ele pode seguir para um almoço e assim você poderá continuar com o foco na sua tarefa.

Invista tempo na sua formação. Não se engane: qualquer assunto, tema ou habilidade que você queira desenvolver vai consumir seu tempo e você precisará de disciplina.

Creio que tudo pode ser aprendido, independentemente da idade da pessoa. Apenas precisamos de vontade, compromisso e disciplina. Temos uma capacidade de aprendizagem que muda com o passar do tempo, mas isso só implica que quanto mais velho, mais tempo você precisará investir no treinamento, curso ou capacitação. Você não será tão rápido para captar os conteúdos; precisará se dedicar mais tempo estudando.

Conheço um executivo que ainda não fala inglês, e toda vez que volto ao assunto, ele me diz que não dispõe de tempo para isso. Estudo inglês nos últimos 3 anos, e é legal dizer que estou com 56 anos. Talvez não tenha mais chance de usar o idioma em uma futura carreira, mas o fato é que quero corrigir este problema na minha carreira.

Você só terá tempo para investir em sua carreira se separar intervalos na sua rotina com o objetivo claro de investir em você. Não sabe como começar? Vou te dar cinco dicas com opções menos formais:

  • Marque um almoço por mês com alguém da sua rede para conversar sobre o seu mercado ou sobre a carreira dele. A boa etiqueta é que você pague por esse almoço;
  • Reserve um tempo na semana para assistir vídeos e ouvir podcasts relacionados ao seu mercado;
  • Escolha os livros que você vai ler nos próximos meses;
  • Escolha um curso gratuito no formato EAD para você concluir e melhorar sua capacitação;
  • Determine uma rotina de ter um happy hour por mês com pessoas do seu mercado, uma oportunidade de manter contato com pessoas importantes no seu networking.

Veja que, em nenhum dos casos, eu sugeri algo formal que já ocupe partes regulares da sua agenda. Mas tenha certeza de que esses compromissos vão precisar de dedicação, tempo e disciplina, e um bom desafio é já separar estes espaços na sua agenda para começar a investir em você.

Invista em você, invista na sua carreira. Este é o investimento com o retorno mais garantido que você vai encontrar no mercado.

Gostou do conteúdo? Acesse nossa home e veja mais.
Acompanhe também nosso perfil nas mídias sociais.

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *