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Oliver lança estudo sobre automações e seu impacto no marketing

Paper reúne dados, análises de especialistas e cases que detalham os dilemas e aspectos práticos da integração de tecnologia e criatividade humana

A Oliver Latin America apresenta um estudo completo sobre a automação criativa e seus impactos no marketing – trazendo um recorte com números, análises de especialistas e cases que atestam como essa prática passou a desempenhar um papel crucial na personalização de conteúdo e otimização de campanhas em diversos setores. O documento “Automação Criativa: O futuro exponencial do marketing chegou” está disponível para download gratuito no site da Oliver.

Alguns dos pontos em destaque no paper são os debates sobre o papel da criatividade em um mundo em que a tecnologia pode automatizar processos, os desafios dos líderes de marketing nesse cenário e a prática já existente sobre o tema, incluindo grandes empresas como Dasa e Itaú, que detalham a forma como aplicam a automação criativa a diversos processos de comunicação, resultando em ganhos no setor.

“Ferramentas de automação e IA substituirão uma parte da equipe, inevitavelmente. Sabemos desse risco e não há como voltar atrás. O desafio é usar isso a nosso favor, de maneira estratégica. Para entender esses próximos movimentos, criamos um paper sobre o tema, para levantar essa grande discussão que precisa estar na agenda de todos os executivos de marketing”, diz Roberto Rodrigues, diretor de Martech da Oliver.

Além dele, foram entrevistados profissionais como Domenico Massareto, fundador da Rain; Raphaella Marmentini, que atua na área de operações de marketing e gestão ágil de processos do Itaú; Eugenia Orcaizaguirre, diretora de conteúdo e estratégia na Microsoft dentro do time da Oliver; Sabrina Siqueira, gerente de CRM da Dasa; Beto Rando, líder de operação da Oliver para Dasa; Guilherme Muto, analista de desenvolvimento no hub de automação criativa da Oliver; e a especialista em tecnologia Catarina Papa.

O paper traz ainda vários estudos que corroboram com o impacto da IA e automação no marketing. Em uma recente pesquisa realizada pela Gartner com mais de 2.500 executivos da área, por exemplo, 38% indicaram que customer experience e retenção do cliente são as principais áreas de foco dos seus investimentos em IA Generativa. Os focos subsequentes são aumento de receita (26%), otimização de custos (17%) e continuidade dos negócios (7%).

Já uma pesquisa que ouviu três mil executivos C-level de 20 setores distintos, além de 21 mil colaboradores de empresas em mais de 20 países (para um relatório do IBM Institute for Business Value), demonstrou que as empresas que adotam uma abordagem estratégica para a automação e a IA superam seus concorrentes em aumento de receita e lucratividade. Segundo o relatório, as empresas precisam repensar a forma como estruturam o trabalho e suas equipes para aproveitar ao máximo as capacidades humanas e tecnológicas.

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