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Puma: o que aprender com o Patrick

Sempre defendi a tese de que devemos entender o que estamos fazendo, o porquê, o pra quê, enfim; responder o 5W2H para compreender o real motivo da sua tarefa. Em todas as profissões, enxergar o todo é ir além da sua função, é entender o que acontece com o trabalho desde o momento que ele entra na sua empresa, até o momento que ele termina, ou seja, não necessariamente na entrega para o cliente.

Fim de semana passado eu conheci o Patrick, um vendedor da loja Puma do Shopping Morumbi. Além dele representar o estilo da marca, vestindo-se com os modelos disponíveis para venda, ele me recebeu com um simpático sorriso. Desde sua abordagem sutil, até todo o meu processo iniciado após o “vou dar uma olhadinha”, ele me acompanhou sem incomodar sendo mais um consultor dos produtos do que um vendedor chatão querendo bater sua meta.

O que me chamou a atenção no rapaz, além da sua boa vontade em atender, foi o fato dele conhecer tudo sobre os produtos que lá estavam. No caso, eu estava vendo um tênis para meu irmão. Ele sabia a história de cada modelo, as curiosidades que envolviam os tênis, os porquês de cada modelo ter aquele nome ou aquela característica. Ele sabia tudo, inclusive boa parte da história do calçado no mundo.

Algo legal no Patrick foi o fato dele não criticar nenhum concorrente. Pelo contrário, disse que havia tênis bons como os da Nike Air Jordan e Adidas, mas que a Puma fazia frente a estes tênis com modelos modernos e tecnológicos. Em nenhum momento Patrick tentou me empurrar uma venda, tampouco me pressionando com as táticas de “só tem mais uma peça” ou “a promoção só vale pra hoje.”

O perfil de Patrick reforça o profissional que sabe o que está vendendo, que estudou os produtos, que gosta do que faz, que se envolve em todos os processos, entendendo as características do tênis e os benefícios para o consumidor. É tão importante enxergar o todo, é tão necessário saber o que está fazendo…

Eu saí de lá sem nenhum tênis, mas mais do que a venda e uma pequena comissão que ele ganharia com uma suposta compra minha, ele vendeu a marca, os modelos, a tecnologia. Posicionou a Puma na minha mente como uma marca que qualifica seus colaboradores, que se importa com quem atende; e mais do que isso, uma marca que não fica atrás das preferidas Nike e Adidas. Eu posso até não ter comprado nada, mas ele me vendeu muito mais do que um tênis.

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